Nem sempre você pode controlar a quantidade de dinheiro que você faz ou o quão grande será o bônus no final do ano que você vai conseguir. Mas quando se trata de suas finanças dia a dia, há realmente muita coisa que você pode fazer para economizar mais.

Uma das perguntas mais freqüentes que os consultores financeiros é “Quanto devo estar economizando todo mês?” E enquanto não há uma única resposta para a pergunta, você sabe que está salvando o suficiente quando dói um pouco fazê-lo. Talvez você tem que fugir da viagem com os seus amigos no fim de ano ou talvez você decida que não vai comprar bebidas para estranhos cada fim de semana nos bares como costumava fazer.

Seja qual for a solução que você encontre, tenha em mente que as pequenas coisas acabarão por começar a somar. Poupar dinheiro é difícil e quando você estabeleceu rotinas de gastos, é difícil de quebrar esses ciclos. Mas sei que, enquanto você não pode sempre controlar a quantidade de dinheiro que você faz, você pode controlar a quantidade de dinheiro que você gasta.

A maioria das pessoas tende a pensar sobre milionários como pessoas que gastam uma tonelada de dinheiro, vivem luxuosamente e conduzem bons carros. Mas, mais frequentemente do que imaginamos, os verdadeiros milionários (aqueles com ativos superiores a um milhão de reais) são os caras que vivem ao lado de vocês que dirigem carros de 15 anos de idade. Ou o pequeno empresário na rua, que vive na mesma casa há 20 anos.

Se o seu objetivo é se tornar um “verdadeiro milionário” algum dia, então você deve tornar uma prioridade emular os hábitos de consumo dessas pessoas.

Com isso como nosso objetivo, nós estabelecemos algumas maneiras de economizar dinheiro em coisas que você pensou que nunca poderia economizar.

Desista do seu carro

O custo do combustível tem vindo a aumentar por anos. Dito isto, o transporte público e até as bicicletas tem recebido um bom incentivo nos últimos anos como opções de transporte. Quem não pode substituir completamente um carro, pode pensar em compartilhar as viagens com um amigo ou reduzir o número de carros na família por menos custos ou até trocar o carro por uma motocicleta. As opções são variadas e devem ser pesadas com cuidado entre os membros da família.

Aprenda a fazer você mesmo

Não importa quão grande ou pequeno o seu próximo projeto é, considere fazê-lo sozinho. Não estamos apenas a falar de coisas ao redor da casa. Você pode aprender a lidar com projetos tão simples como mudar o seu pneu de bicicleta até as mais complexas, como fazer a revisão completa de um carro.

Há uma riqueza de informações em fóruns online, sites especializados e até mesmo no YouTube que irão ensiná-los a resolver o seu próximo projeto. Não tenha medo de tentar coisas por si mesmo antes de ir e gastar dinheiro contratando um especialista caro.

Parar de beber refrigerante

Quantas vezes você já saiu para um almoço e pediu um refrigerante com a sua refeição? Isso não é saudável para o seu corpo e sua carteira. Tente pedir água a partir de agora e veja o quão rápido você vai se esquecer de refrigerante.

Alugar livros de uma biblioteca online ou municipal

Se você é um ávido leitor, você sabe o quão caro o hobby pode ser. Você pode reduzir os custos ao se associar a biblioteca municipal ou alguma biblioteca online com e-books. Não há realmente vantagem em ter uma grande coleção de livros, uma vez que ocupa muito espaço e custa-lhe um monte de dinheiro.

Traga sua própria comida em vôos

Alimentos e bebidas em aviões tem se tornado caras. E não só isso: comida de avião tende a ser de baixa qualidade e pouco saudável. Considere levar sua própria comida para o avião antes de voar. Pegue um sanduíche, ou até mesmo uma refeição completa no supermercado e traga junto. Contanto que não contenha quaisquer líquidos, como iogurtes ou grandes garrafas de molho, você não terá nenhum problema com a segurança também.

Congele os alimentos

Às vezes é preciso um pouco de clarividência para economizar dinheiro, e este é definitivamente o caso quando se trata de compra e armazenamento de alimentos. Espere para carnes e aves entrarem em promoção e, em seguida, compre e congele até que você esteja pronto para comer. A coisa agradável sobre o congelamento de carnes é que não há nenhuma perda de qualidade ou gosto. Contanto que você empacote bem, o gosto é tão fresco quanto como o dia em que você comprou. Não há realmente nenhum limite ao que você pode congelar, apenas sua criatividade.

Motivos para poupar dinheiro

Vale lembrar que poupar dinheiro é um caminho lento e árduo rumo a riqueza, mas que é bem recompensado no fim da jornada com uma vida financeiramente tranquila. (Foto: money.usnews.com)

Coloque o dinheiro que sobra em uma conta poupança

Agora, sem pensar duas vezes. Pode ser as sobras de um troco da padaria ou o dinheiro de um presente de Natal. Qualquer valor é válido pra ir para a poupança.

Deixar de lado as comidas e bebidas do cinema

A maioria das pessoas gostam de ir ao cinema de vez em quando então ao invés de cortar a visita por completo, porque não cortar os alimentos e bebidas? Esses itens provavelmente custarão tanto como os bilhetes de qualquer maneira. Tente comer o jantar antes de ir ao cinema ou discretamente traga alguns de seus próprios lanches e bebidas para mastigar .

Atualize seus eletrodomésticos

Pode parecer contra-intuitivo para gastar dinheiro, mas seus custos de energia podem estar comendo a sua carteira sem o seu conhecimento. Você poderia realmente acabar economizando dinheiro através da compra de uma nova máquina de lavar de alta eficiência e secador ou geladeira. Para determinar quais aparelhos que você deve substituir, pensar sobre qual deles usam mais energia. Sua geladeira está sempre ligada, de modo que é um bom ponto de partida.

Corte cerveja e vinho no jantar

Mesmo que você não possa sair para jantar, muitas vezes, bebidas alcoólicas podem tornar-se uma grande parte da sua fatura. A maioria das pessoas gosta de vinho ou uma cerveja com o jantar. Portanto, procure opções mais saudáveis como um suco integral. Ou talvez, quem sabe, aprenda a fazer sua própria cerveja para cortar custos.

Livre-se dos planos caros de operadoras

Se você atualmente tem serviço de celular, você sabe o quão caro um smartphone pode ser. Mas não tem que ser assim. Muitas opções baratas estão surgindo inclusive de planos pré-pagos. O plano pago é para poucos e você não precisa ser uma dessas pessoas.

Corte sua linha telefônica em casa

Uma vez que quase todo mundo tem um telefone celular hoje em dia, não há realmente nenhuma necessidade de uma linha de telefone. Se você não se sentir confortável sem uma linha, considerar a obtenção de um telefone de casa VOIP que opera através da internet. Ele funciona como um telefone comum, mas por uma fração do preço.

Faça o café em casa

Compre uma boa cafeteira e uma garrafa térmica e leve com você para o trabalho. Diga não ao cafézinho da padaria perto do trabalho!

Agregue seus seguros

Se você dirige um carro, você tem que ter seguro. Se você possui uma casa, você precisa ter seguro. Não temos muita escolha no que temos para segurar, mas isso não significa que você não pode economizar dinheiro. As companhias de seguros podem oferecer taxas mais baixas para os clientes que encomendam vários serviços e, por isso, considere a compra de todos os seguros com a mesma operadora para obter um desconto maior.

Saia da dívida

Se você está lutando com a dívida ou cobradores de dívidas, não tenha medo de procurar ajuda. Sair da dívida não vai acontecer de um dia para o outro, mas há algumas grandes maneiras de reduzir esse fardo. Você também deve fazer um orçamento com um programa/aplicativo gratuito e acompanhar todos os seus gastos até que seu débito seja liquidado.

Use sites de ofertas

Se você tem algo grande para comprar, você pode salvar um monte de dinheiro aproveitando sites de promoções como Buscapé ou BoaCompra. Nesses sites, você pode configurar alertas de promoções com base no que você está procurando. Certifique-se que você só acaba comprando o que você tinha em mente, pois as lojas sempre tentarão empurrar mais itens junto com sua compra.

Remover colisão de seu seguro de automóvel

Se você tem um carro mais velho, pode fazer sentido para remover a proteção de colisão. Como carros perdem valor à medida que envelhecem, o pagamento que você deseja obter a partir de uma reivindicação de colisão pode não justificar o prêmio mais elevado. Remoção de colisão vai diminuir o seu prêmio anual e poupar dinheiro.

Leia blogs de finanças pessoais de alta qualidade

Se você estiver em dívida ou lutando para poupar, você provavelmente não pode pagar um conselheiro financeiro. Sorte para você, porém, há uma riqueza de recursos gratuitos disponíveis online, como este blog e outros, para ajudá-lo a lidar com suas finanças. Dependendo do que você está procurando, você deve ser capaz de encontrar algo que é certo para você. Se você é mais o tipo de empreendedor, blogs de ideias de negócios podem ser perfeitos para você. Se você é do tipo de renda passiva, então começar a escrever para um blog ou fazer vídeos para o YouTube podem ser um ótimo negócio.

Compre um filtro de água

A água engarrafada e em galões tem um dos maiores preços a mais que você verá na sua vida. Você pode obter um filtro de água barato para sua torneira. Use suas próprias garrafas de água reutilizáveis e você nunca vai ter que pagar por uma garrafa de água novamente.

Família e dinheiro

Envolver a família é um dos passos mais importantes para poupar mais dinheiro com maior facilidade. (Foto: www.wifesolution.com)

Escolha um plano de saúde barato

Apesar de ser uma necessidade cara, você pode reduzir um pouco desse custo optando por um plano de co participação, principalmente se você é jovem e saudável que não vê o médico com muita frequência. Estes planos tem ótimas políticas para medicina preventiva e que serão, provavelmente, o único tipo de medicina que você irá precisar.

Planeje com antecedência para grandes eventos

Se você está saindo de férias ou comprando ingressos para o show de sua banda favorita, faça isso com antecedência. Quanto mais você planejar com antecedência, mais você vai economizar. Se você estiver indo para grandes férias em família, comece a planejar com antecedência para obter o melhor preço para sua diversão.

Compre produtos, mas não os abra

Alguns de nós tem uma emoção psicológica ao comprar novas mercadorias. Mas uma vez que as levamos para casa, a excitação desaparece muito rapidamente. Da próxima vez que fizer uma compra grande, espere uma ou duas semanas antes de abrir as compras. Depois desse tempo, você pode não estar tão empolgado e você pode estar disposto a devolver e poupar algum dinheiro. No Brasil, ao comprar online você tem ainda 8 dias para se arrepender da compra. Portanto, use esse tempo a seu favor.

Cancele a sua academia

Se você pode contar o número de vezes que você foi para a academia no último mês em uma só mão, pode ser a hora de cancelar sua filiação a academia. Há muitas maneiras de obter um ótimo treino sem precisar dela. Considerar alternativas como ciclismo, corrida e esportes coletivos. Se você não gosta de malhar sozinho, encontre um grupo online e faça novos amigos.

Evite a garantia estendida

Quantas vezes já te perguntaram se você gostaria de comprar uma garantia estendida para o seu produto? Se você pensar sobre isso, a maioria dos produtos não vai quebrar nos primeiros dois anos da posse. Eles tendem a quebrar mais tarde, que é quando, por coincidência, essas garantias estendidas tendem a expirar. Não caia nesta armadilha.

Faça a maior parte de suas compras online

Se você gosta de fazer compras, não tenha medo. Você pode realmente poupar um monte de dinheiro usando sites de comparação online para encontrar os melhores preços. Além disso, sites como eBay e Amazon permitem que você use seus aplicativos de smartphones para escanear códigos de barras e instantaneamente ver como os preços comparam em seus sites.

Reclame em mídia social para um melhor serviço

Se você receber mau serviço ao cliente ou está tendo um problema com um determinado produto ou empresa, considere se voltar para as mídias sociais para resolver seu problema. Estes dias, a maioria das grandes empresas têm um dedicado serviço ao cliente na forma de representantes de mídia social que estão entre seus funcionários melhores e mais brilhantes. As empresas começaram a perceber o quão importante a mídia social pode ser para a sua imagem pública e elas estão reagindo de acordo. Como as queixas de mídia social são tão públicas, eles são muito rápidos a responder e mostrar aos seus clientes que grande serviço que prestam.

Corte a TV por assinatura

Se você está cansado de pagar por centenas de canais que você nunca assiste, talvez seja hora de cortar os laços com a sua empresa de TV por assinatura. Serviços como o Netflix e Hulu permitem que você só pague para os shows que você quer assistir.

Compre em brechós e lojas de artigos usados

Há alguns grandes negócios a ser tidos em brechós e lojas de artigos usados, desde roupas até louça. Procure por brechós em áreas mais ricas, já que eles tendem a receber melhores doações e serem mais organizados.

Venda suas roupas velhas

Em vez de doar todas as suas roupas velhas, considere vendê-las a uma loja de roupas usadas ou online. Estas lojas pagam muito para marcas de nome, então se você tem roupas bonitas que você nunca usa, você pode obter um bônus agradável vendendo-as em vez de doá-las.

Ande de bicicleta para trabalhar

Dependendo do quão longe você vive do trabalho, pode não ser prático ir de bicicleta todos os dias. Mas você pode poderia ir trabalhar um dia por semana para poupar dinheiro em gasolina e fazer algum exercício. Lembre-se que ficar saudável agora vai levar a contas médicas mais baixas no futuro.

Poupando para enriquecer

Dinheiro não nasce em árvores. Mas você pode plantar as sementes da riqueza seguindo nossas dicas para poupar muito dinheiro. (Foto: www.globalrcy.com)

Encontre um hobby que vá te pagar

Há um monte de hobbies caros lá fora. Por que não trocar alguns daqueles passatempos para os que vão fazer com que você seja pago? Por exemplo: se você tem uma afinidade para o tênis ou o ensino, coloque um anúncio online para dar aulas de tênis ou dar tutoria.

Basta dizer não

Devido à pressão dos pares, muitas vezes gastamos dinheiro em coisas que não necessariamente precisamos. Se todos os seus amigos querem sair para jantar em um restaurante chique , não há problema em dizer não. Só porque eles podem dar ao luxo de comer fora o tempo todo não significa que você pode, também. Pode levar um pouco de força de vontade mas , eventualmente, você vai perceber que você pode ter tanta diversão com seus amigos fazendo atividades mais econômicas.

Reveja as assinaturas mensais e anuais

As empresas fazem uma matança em taxas mensais e anuais para alguns produtos e serviços. A razão pela qual muitos deles não oferecem assinaturas para a vida inteira é para que eles tenham uma fonte de renda permanente de seus clientes. Pode ser uma boa ideia analisar uma ou duas vezes por ano e rever todas as suas assinaturas. Pense em coisas como quantas vezes você já usou este serviço no passado e se livre dos que você raramente usa.

Vender suas coisas antigas no MercadoLivre, outro site de coisas usadas ou feiras locais

Se você tem um monte de lixo espalhados pela casa, você pode ser capaz de vendê-los na internet/feiras locais e esvaziar sua casa ao mesmo tempo. Embora você possa não conseguir muito dinheiro com isso, pode ser um bom começo para uma poupança.

Comprar em feiras locais/mercados de bairros

Se você fizer todas as suas compras nos grandes supermercados de grandes cadeias, você pode estar perdendo alguns grandes negócios. Itens como legumes , frutas e carnes são sempre mais baratos em feiras locais e mercados de bairro. Saiba os dias das feiras em sua cidade pelo site da sua prefeitura.

Evite fazer compras quando estiver com fome

Se você já fez compras de supermercado com o estômago vazio ou logo depois que você fez exercícios, você já deve ter notado o quanto mais você tende a comprar. Psicologicamente, é muito mais fácil de comprar mais comida quando você está com fome. Tente ir para o mercado com o estômago cheio e certifique-se de escrever uma lista e cumpri-la.

Crie uma horta

Se você tiver espaço para um pequeno jardim, plantar vegetais pode ser um relaxante, diversão e um passatempo rentável. Há certas especiarias como hortelã, manjericão e alecrim e que crescem bem em qualquer clima. Você também pode crescer coisas como tomates e árvores de frutos se você tem espaço suficiente. A melhor parte de plantar seu próprio jardim é que você começa a comer o que você planta e vai ser tudo orgânico.

Ache alguém para dividir a casa

Se você alugar ou possuir sua casa, é sempre mais barato para viver com outra pessoa. Obviamente, você imediatamente corta o aluguel pela metade, mas existem muitas outras economias que você deseja obter também. Sua TV, internet e contas de serviços públicos serão cortados pela metade e você pode começar a comprar utensílios domésticos em conjunto e em maiores quantidades.

Contrate um contador

Se a sua situação fiscal é um pouco complicada, pode ser uma boa ideia contratar um contador. Apenas um erro pode custar-lhe centenas, para não mencionar a dor de cabeça de uma auditoria da Receita Federal. Um bom contador vai custar um bom dinheiro, mas eles saberão sobre a legislação tributária e devem seres capaz de poupar o suficiente para cobrir a sua taxa e muito mais.

Comprar remanufaturado

Manter-se atualizado com os mais recentes e melhores aparelhos de tecnologia pode sair caro. Comprar produtos recondicionados lhe dará uma enorme economia fora dos preços de varejo. Até os meninos grandes, como Apple e Microsoft, oferecem produtos remanufaturados em vários sites.

Use sua condição de estudante

Sua carteira de estudante pode vir a calhar. Você será capaz de obter descontos em pequenas coisas, como filmes, eventos e até alguns sites com descontos especiais para estudantes.

Use um agregador de ofertas locais

Groupon e Cupom são dois dos maiores sites de ofertas diárias , mas você também pode usar um site agregador de preços (como Buscapé) para obter todas as suas ofertas diárias em um e-mail conciso. Você vai encontrar grande economia com tudo, desde alimentos até manutenção de veículos. Mas tome cuidado para não comprar ofertas, a menos que você saiba que você pode usá-las.

Aqui foram várias maneiras de economizar dinheiro em coisas que você pensou que nunca poderia economizar. Qual delas é a sua favorita? Que outras dicas você acrescentaria?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)