Economize no trabalho: faça seu almoço em casa!
Você pode ter ouvido muito que fast food é ruim para você. Refrigerantes estão nos dando diabetes e até mesmo uma salada inocente em um restaurante pode ter até o mesmo nível de gordura que um Big Mac. Mas levando em consideração também fatores econômicos, é hora de começar a re-ocupando nossas mesas da sala de jantar e começar a reutilizar sua cozinha.
Leia também
Ao contrário do que muitos acreditam, mesmo morando sozinho, comer fora não é mais barato do que uma refeição caseira. Comparando o tamanho de servir, peso, ou conteúdo nutricional, refeições caseiras saem na frente no preço. Então, por que não parar de comer fora e poupar algum dinheiro? É claro que o seu tempo também é valioso. Uma forma de minimizar o tempo que você gasta de compras é tentar organizar sua agenda de forma a fazer compras semanalmente. Ou que tal dar a lista de compras para um vizinho e pagar-lhe um extra para fazer as compras para você? E quanto a dividir a tarefa das refeições semanais com um amigo? É a conveniência e não o preço que é a razão para as pessoas que comem fora. Então, tente fazer a sua cozinha mais fácil, e poupar algum dinheiro enquanto você faz isso.
A maioria das pessoas não cozinha em casa com uma fritadeira e a maioria das receitas caseiras não vão levar tanto açúcar ou sal. Pessoas que preparam comida em casa (contra alimentos preparados fora de casa) consomem menos calorias, menos gordura saturada e sódio, e mais fibras e micronutrientes por cada refeição. Uma alimentação saudável também resultará em um plano de saúde com menores custos no futuro, uma vez que você precisará ir menos ao médico.
Nenhum adulto se lembra com carinho de uma refeição congelada ou embalada como sua favorita. O que traz de volta boas lembranças? As respostas são óbvias, não importa o quão banal a receita: a boa e velha comida caseira.
Com a internet, existem literalmente milhares de receitas para escolher instantaneamente suas favoritas. Em casa, você tem um melhor controle de qualidade do ingrediente, frescor, tamanho da porção e calorias, além de ser uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre o sabor, textura e prazer dos alimentos. E isso pode ser uma grande experiência familiar única, fortalecendo os laços entre cada membro da família. E uma vez que você pegar o jeito de cozinhar em casa, você não economiza seu dinheiro, mas investe muito na sua qualidade de vida.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Ganho bem e nunca tenho dinheiro. O que fazer?
Comprar um terreno para construir uma casa é mais barato que comprar uma casa pronta?
Comprar sítio ou casa de praia: quase sempre uma má idéia
Como poupar dinheiro todos os meses, mesmo com um salário baixo
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.