Você pode ter ouvido muito que fast food é ruim para você. Refrigerantes estão nos dando diabetes e até mesmo uma salada inocente em um restaurante pode ter até o mesmo nível de gordura que um Big Mac. Mas levando em consideração também fatores econômicos, é hora de começar a re-ocupando nossas mesas da sala de jantar e começar a reutilizar sua cozinha.

Sem dúvida, é preciso menos energia e recursos para cozinhar em casa, tornando sua atitude melhor para o meio ambiente e reduzindo custos consequentes do aquecimento global. Considerando então que os alimentos processados também são muitas vezes congelados (= mais energia) e cozidos novamente (ainda mais energia), com cada compra de uma pizza congelada ou jantar congelado, você está usando cerca de duas vezes mais recursos para alimentar-se do que leva o seu vizinho para cozinhar em casa.

Ao contrário do que muitos acreditam, mesmo morando sozinho, comer fora não é mais barato do que uma refeição caseira. Comparando o tamanho de servir, peso, ou conteúdo nutricional, refeições caseiras saem na frente no preço. Então, por que não parar de comer fora e poupar algum dinheiro? É claro que o seu tempo também é valioso. Uma forma de minimizar o tempo que você gasta de compras é tentar organizar sua agenda de forma a fazer compras semanalmente. Ou que tal dar a lista de compras para um vizinho e pagar-lhe um extra para fazer as compras para você? E quanto a dividir a tarefa das refeições semanais com um amigo? É a conveniência e não o preço que é a razão para as pessoas que comem fora. Então, tente fazer a sua cozinha mais fácil, e poupar algum dinheiro enquanto você faz isso.

Lazer ao cozinhar

Além de ser uma atividade saudável e que te levará a economizar muito dinheiro, cozinhar em casa pode ser uma atividade prazerosa que envolve toda a família em algo que traz muita qualidade de vida ao seu lar. (Foto: ifood.tv)

A maioria das pessoas não cozinha em casa com uma fritadeira e a maioria das receitas caseiras não vão levar tanto açúcar ou sal. Pessoas que preparam comida em casa (contra alimentos preparados fora de casa) consomem menos calorias, menos gordura saturada e sódio, e mais fibras e micronutrientes por cada refeição. Uma alimentação saudável também resultará em um plano de saúde com menores custos no futuro, uma vez que você precisará ir menos ao médico.

Nenhum adulto se lembra com carinho de uma refeição congelada ou embalada como sua favorita. O que traz de volta boas lembranças? As respostas são óbvias, não importa o quão banal a receita: a boa e velha comida caseira.

Com a internet, existem literalmente milhares de receitas para escolher instantaneamente suas favoritas. Em casa, você tem um melhor controle de qualidade do ingrediente, frescor, tamanho da porção e calorias, além de ser uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre o sabor, textura e prazer dos alimentos. E isso pode ser uma grande experiência familiar única, fortalecendo os laços entre cada membro da família. E uma vez que você pegar o jeito de cozinhar em casa, você não economiza seu dinheiro, mas investe muito na sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)