Compras do mês no varejo ou atacado? Economize muito!

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Quando a maioria das pessoas pensa em comprar por atacado, eles pensam em obter uma grande quantidade de produtos e, eventualmente, obter um produto inferior, porque é mais barato de fazer e, portanto, mais barato para comprar. A maioria destes compradores não percebem o verdadeiro potencial de compra por atacado ou a infinidade de maneiras que comprar por atacado pode impactar suas vidas. E continuam iludidas com o varejo.

Publicidade

Publicidade

Como funcionam as vendas por atacado?

Pessoas sem experiência de compra no atacado podem supor que suas economias virão de fabricantes cortando custos quando fazem seus produtos. Porém, isso não é verdade. Para entender como funciona o atacado, você tem que primeiro entender a viagem que todos os produtos fazem para ir de matérias-primas a sentar-se nas prateleiras da loja.

Os produtos são feitos pelos fabricantes, que contratam trabalhadores para tomar as matérias-primas e transformá-los. A partir daí, os produtos tem que ir para um armazém ou um distribuidor independente. Quando as lojas querem comprar itens para o seu inventário, eles compram ou de armazéns do fabricante ou do distribuidor independente, pagando por isso em conformidade.

Quando uma loja compra de um fabricante, ela não paga apenas o custo dos materiais, eles também pagam o custo da mão de obra usada para fazê-los e o custo do envio de um estabelecimento para outro, além de um pouco de lucro em cima. Se a loja está comprando de um distribuidor independente, ela paga tudo isso, mais o custo de transporte do distribuidor e a margem de lucro do distribuidor.

Publicidade

Publicidade

Quando você compra um produto da loja, você tem o duvidoso privilégio de pagar o preço que a loja paga por seus produtos, mais qualquer margem de lucro das lojas que foram adicionados em seus produtos. É por isso que os artigos que parecem custar menos de cinco reais para fazer serão vendidos por vinte ou trinta nas prateleira e é por isso que escolher para comprar por atacado você pode salvar um monte de dinheiro.

Comprando no atacado

Compras por atacado ganham na quantidade, qualidade e lógico, na economia! (Foto: articles.washingtonpost.com)

A quantidade vence sempre

Publicidade

Quando você compra no atacado você cortar o homem médio fora da equação. Você compra diretamente do fabricante ao invés da loja ou mesmo um distribuidor, o que significa que você está pagando apenas as taxas do fabricante. Ou, como você pode ver nas grandes lojas de vendas por atacada, elas tem um armazém tão grande que compram em grandes quantidades e obtém grandes descontos dos fabricantes. Você não está pagando para o transporte ou contribuindo para a margem de lucro de ninguém. Quando você compra no atacado você tem a oportunidade de salvar até cinqüenta por cento em tudo que você compra, sem prejudicar a qualidade.

Publicidade

Alguns cuidados com a compra por atacado

Encontrar um comerciante atacadista geralmente não é difícil. Uma simples busca no Google é suficiente para colocá-lo em contato com um atacadista que tem o que você quer comprar e encontrar uma loja perto de você. Contudo, promoções só serão encontradas se você se organizar para fazer compras semanalmente, principalmente para itens perecíveis. Itens que podem durar mais tempo valem sempre a pena de comprar em grandes quantidades. Porém, vale também checar os prazos de validade. No fim das contas, você pode chegar a economizar entre 20% a 30% dos custos das compras do mês, o que é um dinheiro e tanto. Para famílias grandes, as economias podem ser ainda maiores.

Além disso, muitas lojas que vendem por atacado pedirão que você faça um valor mínimo em compras por mês, pague um tipo de “mensalidade”, tenha um CNPJ ou outros requisitos parecidos. Mesmo assim, ainda valerá a pena. Só não abuse dos benefícios dessas parcerias, ou você gastará mais do que o esperado.

Publicidade

Publicidade

Considerações finais

A decisão de comprar no atacado pode dar-lhe uma grande quantidade de seus produtos, e porque você tem a oportunidade de construir um relacionamento de longo prazo com o seu atacadista, muitas vezes você vai ter a oportunidade de adquirir novos produtos e conhecer as novas ofertas muito antes de terem batido as prateleiras do varejo. Nem sempre você encontrará produtos mais baratos que os encontrados no varejo, mas com certeza, haverá vários substitutos de melhor ou igual qualidade em promoção, bastando apenas que você dedique um tempo, se organize e economize um grande dinheiro com estas compras.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário