Acabei de comprar um celular para meu irmão. Não tive que fazer muita pesquisa pois ele já tinha feito a maior parte dela por conta própria. Foi bem simples até. Porém, me fez pensar quando eu só tinha a opção de fazer compras em lojas físicas. Como teria sido a experiência? Fico pensando se poderia ter conseguido produtos de brinde, mais descontos, um cupom de bônus. Por isso, resolvi fazer uma análise mais minuciosa das diferenças entre as compras online e offline.

Vamos compará-las tópico a tópico

Opções de produtos

Cada um carrega apenas alguns produtos para cada categoria. Temporariamente indisponível é uma resposta comum para muitos produtos (passei por isso com o celular). Offline, normalmente, as lojas tem uma exibição bastante representativa de opções e uma escolha mais ampla em estoque no armazém. Além disso, dá pra fazer encomendas na hora.

Preços

A barganha é sempre a marca da venda offline. Porém, mais e mais sites fazem promoções relâmpago com preços muito baixos, inclusive quando parcelados. Sempre que tentei negociar parcelando, as lojas físicas desistiam do negócio. Mas pode ser que dei azar ao pegar vendedores ruins de negociação. Vale aqui a comparação antes da compra final para encontrar o melhor preço.

Experiência de compra

A experiência offline melhorou significativamente nos últimos anos. Melhor espaço de exibição, mesmo com uma gama muito maior de produtos, pessoal de vendas mais bem informado, negociação de preços. Tudo isso para proporcionar aos clientes uma experiência de compra e não apenas um produto. Lojas como as Apple Store espalhadas pelo mundo mostram muito bem um exemplo claro disso.

Algumas compras precisam ser testadas antes de serem compradas

Para uma categoria como a TV e camas não adianta apenas confiar em indicações: Você tem que ver e testar. Todos os comentários de especialistas no mundo não ajudam. Porém, você pode muito bem ir testar os aparelhos em uma loja e comprar pela internet depois.

Melhor habilidade de compras

Compras online, compras offline. Ambas podem ser melhores dependendo da situação e da sua disponibilidade para fazer uma boa pesquisa. (Foto: www.stockmarketdigital.com)

As lojas offline entregam mais rápido

Mesmo com envios cada vez mais rápido, as lojas offline ainda são o padrão de rapidez. Elas geralmente tem o estoque na sua cidade para entrega, salvo exceções como produtos sob encomenda. Se rapidez é uma questão para você, lojas offline estão à frente.

Porém, algumas capitais já disponibilizam serviços de entrega 24 horas na compra em alguns sites, sem custo adicional. Pesquise antes de confirmar a compra.

Online você consegue pesquisar melhor

Sites automaticamente fazem comparativos de 30 produtos diferentes e explicam qual é a melhor opção para seu perfil de consumidor. Por isso, uma pesquisa online pode ser muito mais completa e informativa do que ir até uma loja. Offline, um vendedor pode falar sobre opiniões de usuários, mostrar produtos similares mas também você vai depender do conhecimento daquela pessoa e da boa fé dela.

Alguns produtos tem mais opções online

Principalmente na área tecnológica, como tablets, smartphones, notebooks e computadores. Se você mora em cidades do interior, pode ser que você só tenha como opção os sites.

Offline = agregar + negociar

Negociar offline uma compra tem a vantagem de poder negociar valores e você ainda pode ter a oportunidade de agregar mais produtos com descontos à sua compra.

Considerações finais

Pesquise. Compare. Quando tiver certeza, pesquise de novo. O melhor preço não é uma questão apenas de encontrar a melhor oportunidade: é ter a paciência para esperar o melhor momento para a compra.

Dúvidas? Sugestões? Dicas? Críticas? Comente no espaço abaixo e nos ajude a produzir artigos cada vez melhores!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)