10 dicas para economizar dinheiro
Muitos de nós fomos instruídos sobre os valores de poupar dinheiro e de sermos consumidores responsáveis. Mesmo os melhores de nós, no entanto, tendem a esquecer algumas das melhores maneiras de praticar a frugalidade, e nossas contas bancárias acabam sofrendo por conta disso.
Abaixo estão apenas algumas dicas de poupança de dinheiro para economizar sempre e manter o orçamento em dia. Enquanto você lê nossas dicas, você vair notar que você já conhecia algumas dessas dicas, mas apenas esqueceu-se de praticá-las.
Leia também
Você pode visitar bazares e lojas de usados nos fins de semana e avaliar os preços. Quando você estiver precisando de algo, você saberá aproximadamente o preço do produto usado, descobrindo mais facilmente se comprar novo ou usado vale a pena.
Dicas de como economizar dinheiro: espere um dia antes de fazer uma compra
Isso é crucial para grandes compras. Compras por impulso é uma grande contribuição para nossas contas bancárias não estarem onde deveriam estar, então se você realmente quiser comprar algo, espere um dia ou mais e veja como você se sente sobre a compra. As chances são de que você será menos tentado a fazer a compra, a menos que seja algo que você realmente precisa.
Como economizar dinheiro no supermercado: comprando a granel
Se é algo que você sabe que você vai usar, como artigos de higiene ou alimentos não perecíveis, poupe algum dinheiro através da compra a granel. Papel higiênico, guardanapos, cremes dentais e outros itens essenciais são ótimos para comprar em volume porque você estará economizando dinheiro no longo prazo sem comprar coisas que você nunca vai usar. Prefira comprar em mercados de venda a atacado, onde esses itens saem mais baratos quando comprados em grandes quantidades.
Tenha sempre espaço para se presentear pelas suas economias
A psicologia da compra de impulsos e excesso de gastos é bastante complexa e interessante, mas muito pode ser controlado pelo reforço positivo. Recompensar-se, com moderação, é um ótimo método para manter o controle de suas finanças sem quebrar o banco. Defina regras para si mesmo, mas não tenha medo de dar uma pausa, quando apropriado, para se premiar.
Economize dinheiro comparando preços
Isso já é realidade para algumas pessoas, mas você pode ser o tipo de pessoa que se apaixona com a primeira opção que aparece para comprar. Exerça alguma disciplina financeira e visite outras lojas, ou até mesmo online, para comparar preços e recursos. Você pode achar que o item que você iria comprar podia ser encontrado mais barato em outros lugares.
Como economizar dinheiro ganhando pouco: use dinheiro
Cartões de crédito, enquanto muito convenientes, podem ser excepcionalmente enganosos. Nós tendemos a usá-los de forma irresponsável, não considerando o impacto que eles realmente estão tendo em nossas finanças pessoais. Se você usar o dinheiro, no entanto, seu inconsciente irá sentir a dor de perder esse dinheiro, resultando em um esforço mais consciente para conter seus gastos.
Para grandes compras, você pode achar que vale a pena usar boletos bancários por esse mesmo motivo, o que ajudará a estabelecer uma mentalidade de preparar suas finanças antes de tomar grandes decisões. Principalmente para quem ganha pouco, essa estratégia é muito necessária.
Tome emprestado ou compre de seus amigos
Amigos são um grande recurso para empréstimos de itens essenciais como móveis, acessórios de cozinha, e muito mais. Você também pode fazer grandes negócios se você comprar de seus amigos enquanto eles estão motivados para ajudá-lo, e eles podem até oferecer alguns itens de graça que eles não precisam mais. Lembre-se de devolver o favor mais tarde.
Economize muito fazendo sua comida ao invés de comer fora
Esquecemos isso quando optamos por sair do planejamento nossas refeições. Organize sua semana determinando quando você terá tempo para preparar uma refeição e cumpra essa meta. Você pode então comprar seus mantimentos para a refeição e salvar uma grande quantidade de dinheiro.
Se o tempo não está do seu lado, tente cozinhar um monte de comida em um dia com mais tempo livre. Você pode usar este alimento para jantares e almoços, contanto que você congele o que você cozinhou.
Economize no entretenimento em dias e horários com descontos
Cinema e teatro geralmente tem sessões mais baratas durante a semana ou em sessões de matinê. Fazendo uma programação para aproveitar essas promoções é uma ótima forma de economizar no entretenimento ou, pelo menos, ter mais dinheiro para gastar com outras partes da diversão, como o lanche da família fora no dia da diversão.
Desconecte aparelhos eletrônicos que você não esteja usando
Esta é uma grande dica para poupar dinheiro em sua conta de energia elétrica. Lembre-se de que certos aparelhos eletrônicos podem consumir muita energia mesmo quando estão desligados. Enquanto você está dormindo e/ou no trabalho, torne um hábito para desconectar os aparelhos não essenciais, que incluem utensílios de cozinha, televisores e consoles de videogame. O dinheiro que você está economizando ao longo de um ano pode ser uma quantia surpreendente.
Como você faz para economizar seu dinheiro? Quais dicas daria para quem quer economizar uma grana extra?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Ganho bem e nunca tenho dinheiro. O que fazer?
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
10 dicas para aproveitar liquidações!
Como não gastar dinheiro a toa?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.