Se você está lendo este blog, as chances são que você sabe todos os truques e dicas associados a gastar menos. Mas todo mundo precisa de gastar dinheiro mais cedo ou mais tarde. Então, quando você sabe que vai ter que abrir a carteira, gastar de forma mais inteligente é a sua última defesa contra o desperdício de seu dinheiro arduamente ganho e a manutenção de investimentos e poupança. Gastos mais inteligentes podem economizar dinheiro e levá-lo a se sentir melhor sobre suas compras.

Definindo os erros nos gastos

Todos nós já tivemos a experiência de comprar algo que se arrependeram. Provavelmente acontece com mais freqüência do que você pensa. Quer se trate de roupa que você não usa, algo estragando na geladeira ou freezer, porque ninguém quer, ou algum brinquedo ou gadget ocupando espaço. Como podemos definir erros nos gastos?

Eu defino erros nos gastos como qualquer coisa que você comprar e que você não ganha o valor completo. Isso significa que você só recebeu um valor limitado ou nenhum valor pelo produto. Para aqueles que já estão fazendo o que podem para viver frugalmente, gastar de forma mais inteligente pode ser a última melhor maneira  para poupar mais.

Abaixo, segue uma lista de 11 dicas para ajudar você gasta o seu dinheiro de uma forma mais eficaz e eficiente.

Leia avaliações e compare primeiro

Este conselho é geralmente respeitado para grandes compras, como carros e TVs, mas um gastador inteligente vai reunir o máximo de conhecimento sobre os produtos ou serviços que eles estão prestes a comprar, cada vez. Se você verificar um lugar online primeiro, leia comentários online para o produto ou a verificação de relatórios de consumo ou de resultados de testes do INMETRO.

Conheça as políticas de retorno, reembolso e garantia

Sempre pergunte sobre o reembolso e as políticas de devolução e certifique-se de respeitar as orientações. Tenho a sensação de um naufrágio real quando eu faço algo pequeno ou estúpido para anular a chance de reembolso ou trocar algo que eu só percebo mais tarde que foi um erro em comprar. Principalmente por gostar de consertar as coisas por conta própria, gosto muito de abrir por conta própria e tomo cuidado para não fazê-lo, ou perco a garantia dos meus produtos.

Saiba por que e como você vai usar o item

Antes de comprar um novo gadget ou qualquer coisa, descubra como você vai usar o item no seu dia-a-dia. Além disso, certifique-se de que o item é uma melhoria sobre o que você tem agora, e se vale a pena o custo. Melhores produtos surgem a cada dia, verifique se o upgrade vale a pena o dinheiro extra. Se você está comprando brinquedos para os seus filhos, se eles tiverem idade suficiente, pergunte-lhes como/quando eles irão usar o brinquedo. Se uma criança sabe que tudo o que está em seu caminho de um brinquedo novo é uma boa razão do por quê eles deveriam tê-lo, eles vão estar motivados para dar uma boa resposta. Além disso, é uma ótima maneira de desenvolver a lógica e capacidade de raciocínio dos pequenos.

Siga seus conhecimentos básicos de compras

Procurar por cupons, usar uma lista de compras, pegar as promoções do dia. Nenhuma lista é completa sem mencionar essas estratégia de compras. Mas não faz mal ao ser lembrado dessas dicas para ser um gastador mais inteligente.

Não compre até testar

Pense que a nova marca na prateleira parece ser boa? Só tem a versão tamanho família de um novo produto? Quer mudar de marca? Veja se os outros que você conhece tem o produto para que você teste você mesmo. Se isso não funcionar, tente esperar até que você possa comprar uma quantidade de um produto mais barato ou menor antes de investir em uma compra mais cara que você pode precisar de sofrer gastando até que você termine ela. Ou pior, precisa jogar fora e substituir completamente. Vá com cuidado, faça suas compras do mês e da semana principalmente com mais sabedoria.

Gastando de forma inteligente

Abrir a carteira para gastar é uma coisa. Saber para onde vai esse dinheiro, é outro completamente diferente. (Foto: themash.com)

Espere antes de comprar

Depois de encontrar um artigo de vestuário, tente esperar uma semana antes de comprá-lo. Se você pode passar uma semana sem precisar de um item que estava à beira de comprar, as chances são de que você realmente não precisa dele. Isso funciona melhor no entanto, com maiores compras de vestuário, como sapatos novos, vestidos ou jaquetas/casacos. Se depois de uma semana você ainda acha que precisa desse item, você já cortou drasticamente a chance de que essa é uma compra errada.

Use uma lista de compras

Assim como compras, você pode ser tentado a comprar mais do que você precisa quando você vai comprar roupas, principalmente durante as vendas. Por ter uma lista do que você precisa, com notas sobre que cores ou estilos se encaixam melhor, você pode reduzir as compras erradas por ser capaz de se organizar melhor com o que você precisa. Isso também pode ajudá-lo a economizar tempo também.

Conheça o seu guarda-roupa antes de comprar

Enquanto os homens parecem sofrer com isso mais do que as mulheres, saber o que você tem em casa pode impedi-lo de comprar algo que você percebe mais tarde que você não pode combinar com qualquer coisa.

Não jogue os preços fora e etiquetas fora

Não retire as etiquetas até que esteja usando esse item e ter a certeza que você vai sair pela porta com ele. Se você é do tipo de ir às compras, voltar para casa e cortar todas as etiquetas e rótulos imediatamente, você pode estar cometendo um erro. Primeiro de tudo, deixe as marcas até que você esteja prestes a usá-lo irá lembrá-lo de que este item é novo e não foi usado, quem não gosta de ter esse sentimento? Em segundo lugar, se de alguma forma o item é empurrado de volta em seu armário e não ficar desgastado, ter suas etiquetas e preços intactos pode ajudá-lo a devolvê-lo mais facilmente ou vendê-lo por mais dinheiro.

Não se apresse a uma decisão

As chances de uma compra errada são as mais elevados se você não está realmente com o item à primeira vista. Passe algum tempo a olhar para o item, voltando a ele mais tarde, depois de navegue através de mais opções. E, definitivamente, experimente-o. Nada faz você se sentir pior do que trazer de volta algo que você mal gostava ao descobrir que ele não se encaixa de qualquer maneira em você ou em suas necessidades. No entanto, às vezes você pode usar uma segunda, ou terceira opinião, o que nos leva à última dica.

Vá com outras pessoas para as compras

Vá com alguém em quem você confia para tomar decisões de compra. A segunda, ou até terceira opinião podem ajudar a garantir que você não compre algo que você não vai querer usar quando chegar a hora.

Designe as pessoas certas para ajudá-lo a comprar uma determinada coisa. Existem “amigos de bar”, “amigos do futebol”, “amigos nerds” e “amigos de negócios”, cada um com conselhos diferentes para as compras. Enquanto os grupos podem variar, alguns de nós tendem a fazer certas coisas com certas pessoas. Não só ir às compras com eles ajuda a eliminar erros, mas também pode levar a um dia agradável com um amigo e reforçar o seu vínculo de amizade.

Queremos saber quais são suas dicas de economia durante as compras e o que você acha dessa lista nos comentários abaixo. E se você compra com amigos ou sentir que os outros podem se beneficiar do seu conselho aqui, deixe seu pensamento por aqui!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)