Uma gota em um balde não é muito, mas cada gota ajuda a preenchê-lo. Poupar dinheiro funciona da mesma maneira. Poucos centavos aqui ou ali podem não parecer muito, mas os tostões somam-se no banco e estes, eventualmente, começam a trabalhar para te fazer dinheiro. Cortar despesas pode parecer doloroso, mas poupar dinheiro não tem que doer. O mais difícil é se motivar para começar a poupar e se manter nesse ritmo.

Abaixo estão 10 dicas cruciais para te motivar a poupar dinheiro e continuar poupando depois de começar.

Guarde as moedas e trocos

O primeiro passo a uma boa poupança é passar a guardar todas as moedas e trocos que você receber, preferencialmente em um lugar visível: pode ser uma jarra, um porquinho, qualquer lugar. Em algum momento, este cofrinho estará enchendo e você se motivando cada vez mais a poupar. Quando estiver cheio, leve para um banco para sua conta poupança. Se você não tiver uma, abra com o dinheiro desse cofrinho. Se já tiver, automatize depósitos todos os meses para esta poupança, começando pequeno e aumentando cada vez mais.

Peça seu 1 centavo de troco nos supermercados!

Enfrentamos filas desnecessariamente, pois vemos vários caixas vazios que poderiam ter atendentes. Perdemos minutos, horas de nossos dias fazendo compras para ainda ter que esperar mais de meia hora em uma fila e eles ainda pedem para te ficar devendo um centavo? Não é só um centavo: é toda a espera e toda a política de preços do mercado, que fez aquele centavo a mais ou a menos estar ali. Você verá caras feias e atendentes mau humoradas por conta disso, mas é seu direito. Ao fazer isso você não apenas ganha seu 1 centavo como também começa a desenvolver uma mente de economia diferente, aquela que pensa nos benefícios que vão além do dinheiro: talvez valha pagar um pouco a mais para ir na mercearia do seu bairro, já que não enfrenta fila. Economias vem em todos os lados!

Automatize sua poupança

Falamos disso no primeiro tópico, mas vamos mais a fundo agora. Configure a transferência automática da sua conta corrente para a sua poupança. Você pode começar com uma porcentagem do seu salário (5% é um bom começo) ou um valor fixo (R$25-R$50) para ir juntando. Quando você ver aquele valor aumentando, rapidamente vai se motivar a poupar mais e mais.

Invista em sua casa

Decoração, plantas, cortinas, pintura, móveis. Não estamos falando de eletrônicos aqui não. Qualquer investimento inteligente na sua casa pode gerar poupança. Um exemplo são as várias famílias que tem optado por plantarem verduras em casa e algumas ervas. Algumas já até optam por plantar pequenas árvores frutíferas. Este investimento, além de ajudar a poupar na conta do supermercado, ajuda a manter a umidade dentro da casa, melhorar o clima em épocas mais quentes e ainda por cima, melhorar a qualidade do ar de casa. Um investimento bem feito na sua casa acarreta muitos benefícios, além de motivá-lo com uma melhor qualidade de vida!

Pague as contas em dia!

Um atraso no pagamento pode desencadear as taxas de juros mais altas em todos os seus cartões de crédito. Serviço de pagamento de contas automático do seu banco pode ajudá-lo a obter pagamentos antes da data de vencimento para que você não acumule juros de mora e desencadeie juros mais elevados sobre as contas de cartão de crédito. E não há algo mais desmotivador para poupar do que ter muitas dívidas para pagar. E já existem empresas que dão descontos especiais para quem paga com antecedência!

Poupando com foco em investir na sua vida

Coloque fotos de lugares que você quer visitar no seu ambiente de trabalho e espalhadas pela sua casa. Nada como visualizar para onde irão seus investimentos e assim, conseguir focar em poupar mais. (Foto: theabroadguide.com)

Faça uma lista

Não apenas listas de compras e presentes, para ajudar a organizar suas finanças. Mas também, listas de objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Coloque estes objetivos em lugares que você vai sempre ver, como a geladeira da cozinha ou a área de trabalho de seu computador. Ajuda na motivação saber que aquela poupança tem um objetivo específico e visualizá-lo constantemente te ajudará a manter o foco.

Manutenção constante dos veículos de casa!

Manter seu veículo com boa manutenção além de ajudar a poupar dinheiro com gasolina e consertos mais caros vai te ajudar a não ter estresse com seu carro tendo problemas “do nada”. Tenho muitos amigos que passam por isso com frequência e acabam gastando mais do que deveriam apenas por estarem com a cabeça quente. Depois, ficam desmotivados e você já sabe onde este círculo vicioso irá levar.

Compre local

Supermercados irão te fazer perder tempo com um atendimento ruim e longas esperas em filas, sem sequer citar o trânsito. Comprando em lojas locais, de menor porte, além de ajudar sua comunidade, você está investindo em qualidade de vida. Melhor ainda se sua cidade tiver feiras de produtos naturais, incentivando ainda mais a agricultura familiar. Fora isso, você vai economizar um bom tempo que pode ser investido em coisas mais produtivas.

Pare de lanchar e comer fora de casa!

Além de gastar dinheiro, você deixa de passar tempo de qualidade com sua família em casa, com alimentos mais saudáveis e gastando menos dinheiro. Quem é solteiro pode usar esse momento de cozinhar em casa para chamar amigos e dividirem as contas das compras, além de fazer uma boa oportunidade para conversa.

Use cartões de fidelização

Registe-se para cartões de fidelização e programas em todas as lojas que você freqüente. Veja, cartões de fidelização não são o mesmo que cartões de crédito. São cartões de programas de benefícios que irão realmente trazer benefícios no futuro. Vale a pena pesquisar e garantir estes descontos e benefícios.

Considerações finais

A maior parte da motivação em poupar dinheiro vem das melhorias em qualidade de vida. Quem está sempre devendo, nunca vai ter dinheiro para as coisas boas da vida. Ao mesmo tempo em que quem está sempre trabalhando, não vai ter nunca dinheiro. Dinheiro é importante sim, e saber o valor do seu tempo é o primeiro passo a realmente poupar dinheiro para seu futuro.

Queremos saber se você já poupa atualmente e como você faz para poupar. Deixe nos comentários abaixo suas dicas e experiência em poupança!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)