Você pode se surpreender com as opções de seguros que estão disponíveis para você. Pode parecer esmagador considerar todos os seguros que você pode comprar. Você realmente precisa de todos os seguro ou você pode deixar passar alguns deles? É possível ter mais de um segurado? Também é importante verificar com o seu seguro para ver se você se qualifica para taxas melhores. Alguns seguros como seguro de casa e/ou seguro de carro são praticamente obrigatórios para quem quer a garantia de tranquilidade para si mesmo e para a família. Vamos entender um pouco mais sobre os seguros e quais deles você vai realmente precisar.

Eu preciso seguro de saúde (plano de saúde)?

Seguro de saúde é algo que você deve ter. Você corre o risco de ter uma ruína financeira sem ele ou estar fadado ao péssimo atendimento dos serviços públicos de saúde no Brasil. Mesmo se você é relativamente saudável, se você estiver envolvido em um acidente grave ou de repente desenvolver uma apendicite, você pode acabar devendo muito em contas médicas antes de terminar ou ficar incapacitado esperando vagas disponíveis na rede pública. Escolha o plano de saúde que melhor se encaixa nas suas necessidades e no seu bolso e a partir daí, crie uma ótima rede de saúde para você.

Eu preciso de seguro de vida?

Se você é solteiro e não tem filhos, talvez não seja seu caso pensar em um seguro de vida, a não ser que você tenha pais e/ou outros familiares que dependam de seu trabalho e sua renda para sobreviver. No caso de quem é casado e/ou se tem responsabilidades para com o cônjuge/ex ou os filhos, você deve segurar-se para ajudá-los em caso de sua morte com um bom seguro de vida.

Eu preciso de seguro de invalidez?

Seguro de invalidez vai ajudar a cobri-lo no caso de você não ser mais capaz de trabalhar. Este seguro irá ajudá-lo a pagar suas contas e fazer face às despesas enquanto você está lidando com uma doença ou lesão. Isso geralmente é um bom seguro de ter. No caso, este seguro também é um extra em relação aos benefícios dado pelo INSS no Brasil. Muitas vezes, são cortados benefícios do salário como auxílio alimentação, adicional noturno e de insalubridade enquanto você estiver licenciado. Portanto, é um seguro que vale a pena pensar em ter.

Tipos de seguro necessários

Se você não pesquisar bem os tipos de seguro que você precisa, vai acabar gastando muito mais do que deve. (Foto: segurosyresponsabilidadcivil.com)

Eu preciso de seguro odontológico (plano odontológico)?

Seguro dental pode ajudar a pagar por seus exames dentários e outros trabalhos que você precisa fazer em seus dentes. Você precisa olhar com cuidado sobre sua política para se certificar de que seus benefícios odontológicos são maiores do que os prêmios que você está pagando. Se o plano não vai poupar dinheiro, você pode querer fazer pesquisa por um bom dentista e procurar por bons descontos. Geralmente, como as pessoas vão uma a duas vezes ao dentista por ano, o seguro dental é uma ótima opção. Porém, se estão pretendendo usar aparelhos e/ou outros procedimentos de longo prazo nos dentes, vale pensar mais seriamente no plano odontológico.

Eu preciso de seguros de cuidados de longo prazo?

Seguro de cuidados de longo prazo irá ajudar a pagar o custo dos cuidados, se você acabar precisando ir para uma casa de repouso ou ter cuidados assistidos por profissionais. Se você é jovem e está seus vinte anos você pode optar por esperar por este seguro. Um bom momento para obter este seguro está entre os 30 e 40 anos, pois depois as taxas começam a subir rapidamente. Se você tiver uma condição que faz com que você ache que vai precisar isso mais cedo, você deve buscá-la. Se você tem um histórico familiar de certas condições, como a doença de Alzheimer, você pode considerar a compra de mais cedo para obter prêmios mais baixos.

Preciso de seguro para meus aparelhos eletrônicos/instrumentos musicais/instrumentos de trabalho?

Um smartphone de alta qualidade hoje chega a custar facilmente mais de R$2.000. Se seu celular é desse tipo, vale a pena deixá-lo segurado para que você não sofra com o prejuízo de uma queda ou roubo. Para aparelhos como notebooks, equipamentos fotográficos, instrumentos musicais e/ou de trabalho, o seguro só vale a pena se forem itens que você realmente precisar para executar seu trabalho, de forma a não perder tempo e nem dinheiro caso algo aconteça.

Esperamos não ter deixados dúvidas. Mas se deixamos algum seguro de lado, não deixe de pedir nos comentários abaixo que em breve iremos responder sua pergunta!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)