Dinheiro economizado é dinheiro ganho. A maioria de nós, ocasionalmente, resmunga com as despesas crescentes e problemas de pouco dinheiro em mãos. Uma das principais causas das crises é a nossa incapacidade de poupar dinheiro em uma base rotineira. Poupar dinheiro no dia-a-dia é um grande hábito a ser cultivado e é mais fácil de realizar do que você pensa.

Comece por calcular seus recursos e renda. Esta informação irá permitir que você determine a sua capacidade de gasto em uma meta mensal, semanal e até diária.

Contemple bem a ideia da compra de um produto antes de mergulhar de cabeça. Examine cada compra, especialmente se ela parecer uma compra extravagante, até descobrir o seu significado ou utilidade. Você vai logo perceber que mais de 50 por cento da sua despesa é provavelmente gasta em coisas insignificantes.

Desenvolva uma visão sobre os buracos onde seu dinheiro tende a escorregar, mantendo uma conta de todo o dinheiro que você gasta. Mantenha um registro mês a mês do dinheiro gasto em diversas categorias, tais como despesas de alimentos, roupas e assistência médica. Existem aplicativos para celulares e até para o computador que te ajudam nesse controle. É só procurar um pouquinho.

Evite jantar fora, no trabalho ou com a família e amigos. Faça seu almoço e bebidas em casa para levá-los ao trabalho. Se você comer fora, busque ofertas, novos restaurantes com boas promoções e hotéis que oferecem descontos e cupons. Você pode tentar também jantares à luz de velas com sua companhia, praticando um pouco suas habilidades gastronômicas.

Poupar dinheiro

Gastar menos é muito mais fácil quando você tem a disciplina e organização necessária para saber por onde seu dinheiro está escapando. (Foto: sheknows.com)

Reduza suas compras na máquina de venda automática, padarias e restaurantes fast food para comprar lanches. Substitua os quitutes por lanches caseiros, frutas sazonais ou lanchinhos prontos comprados durante suas viagens de supermercado.

Planeje suas compras com cuidado, especialmente quando você for comprar mantimentos. Planeje seu menu para a semana, anote os ingredientes e só compre itens que estão na lista. Abstenha-se de comprar mantimentos quando você estiver com fome, pois você se tornará mais impulsivo com o estômago vazio.

Seja um cliente esclarecido, procurando por cupons em jornais, revistas e online, bem como promoções semanais ou diárias nas lojas. Considere a compra de um produto genérico, em vez de um produto de marcas mais caras. A qualidade pode te surpreender.

Confira os preços em diferentes lojas, incluindo online. Nunca ache que uma promoção é boa demais antes de ir na internet e comparar os preços. Lembre-se que lojas físicas tem o fator humano, onde a negociação é mais fácil. Mas quase sempre, as lojas virtuais tem os melhores preços. Um pouco de pesquisa e o mais importante, paciência, pode te ajudar a poupar preciosos recursos financeiros.

Reduza sua conta de energia elétrica usando com moderação alguns itens básicos. Desenvolver hábitos simples, como desligar as luzes e ventiladores quando sair do quarto e manter aparelhos que ficam em stand-by desligados. Diminua o tempo de seus banhos e veja o impacto que terá em sua conta de luz.

Não faça compras quando estiver cansado ou quando você tem crianças com você. Cuidado com os pacotes de combinação sedutora, “promoções” atraentes e brindes com a compra de um certo item. Faça o uso de cupons e descontos sempre que possível.

Faça compras de sapatos, roupas de cama, itens de decoração, mobiliário e roupas durante os períodos de promoções. Também, fique de olho na época de vendas e liquidações. Pesquisando um pouco, você vai descobrir que o final de fevereiro é uma das melhores épocas para se comprar um carro, assim como janeiro é uma das melhores épocas para se comprar eletrodomésticos.

Desespero com as contas

Lembre-se que nos momentos de desespero, estresse ou tristeza você tende a tomar decisões financeiras ruins. Por isso, espere um pouco e reflita muito bem antes de qualquer decisão. (Foto: blog.acecashexpress.com)

Crie uma coleção de idéias de presentes originais. Parentes e amigos vão apreciar a sua habilidade e criatividade, bem como os esforços feitos. Você vai economizar muito dinheiro com isso.

Aloque um montante específico por mês para um fundo de presentes ou fundo de aniversário. Ao deixar de lado algum dinheiro todos os meses para este fundo, uma quantidade substancial irá acumular e pode ser diretamente utilizada para a compra de alguma coisa durante a temporada de férias ou em aniversários.

Tenha um motivo sólido para economizar, colocando em mente os belos brincos de diamante que estava tentado a comprar na loja de um joalheiro ou um par de abotoaduras caro ou um destino dos sonho para os feriados. Isto irá acelerar a velocidade e o tamanho de suas economias. Ter um foco é a melhor forma de manter o controle dos gastos.

Aborde a questão de seus cartões de crédito, seguros e empréstimos com cuidado. Adquira os empréstimos mais baratos, pague saldos totais em suas dívidas de cartão de crédito para ganhar descontos e equilibre o impacto negativo dos empréstimos com os efeitos positivos dos planos de seguros. Peça  conselhos a profissionais e tome cuidado com os conselhos de amigos, afinal nem todos irão funcionar para você.

Estabeleça um registro mensal de despesas usando um software de planilha eletrônica no seu computador, como o Microsoft Excel ou o LibreOffice. Desta forma, você pode rapidamente, de forma legível e muitas vezes automática, conceber o seu plano de despesa e renda. Nós já falamos aqui sobre planilhas financeiras.

Cupons e descontos são válidos apenas para um período de tempo específico. Cuidado com as datas de expiração e planeje suas compras de acordo.

Quanto mais organizado você se tornar, mais fácil ficará para economizar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)