Compras é algo que todo mundo deve fazer semanalmente ou mensalmente. Nosso dinheiro suado deve ser usado com sabedoria. Todos nós podemos poupar muito dinheiro se fizermos compras inteligentes e resistirmos a esses impulsos para comprar o que quisermos.

Para que os problemas das compras por impulso sejam evitados, o primeiro e mais importante passo é o planejamento. E abaixo, nossas dicas te guiarão para o melhor planejamento possível para suas compras, suponde que você já tem uma lista definida de itens para comprar e agora só quer definir o melhor momento para isso.

Compare preços em diferentes tipos de itens com outras lojas, antes de fazer compras

Quer se trate de produtos eletrônicos, computadores, alimentos, roupas, carros, utensílios domésticos, eletrodomésticos, equipamentos de exercício ou o que quer que seja. Compare preços online, em lojas de departamentos, vendas de garagem, sites de leilão, amigos, etc. Às vezes, nós nos tornamos tão confortáveis em apenas ir a uma loja para comprar tudo que deixamos de verificar os preços de outras lojas, até mesmo lojas que costumamos visitar. Passeie em outras lojas diferentes só para ver os seus preços e não se esqueça de anotar todos eles.

Recuse-se a pagar o preço normal de um item

Mantenha-se atualizado com as vendas semanais e promoções. Você pode ver os anúncios de lojas online. Enquanto você faz isso, aprenda a esperar a melhor possível compra, não se apressando para fazer compras. Prepare-se também com bons argumentos para pagar o produto com descontos.

Controle-se com os gastos de impulso

Quando você está pensando em fazer compras, se comprometa a comprar apenas o que está na sua lista. Sempre preste muita atenção para as coisas que você precisa, mas coloque as coisas que você quer em espera para o momento. Cuidado com as compras quando você está estressado, deprimido ou sozinho, pois você pode ficar tentado a comprar itens que você não precisa necessariamente. Não vá para as lojas várias vezes durante a semana.

Se você não consegue se controlar de forma alguma, reserve uma quantia fixa para as compras de impulso. Não é a melhor opção, mas pelo menos te impede de quebrar a banca.

Planejamento para evitar desperdício de dinheiro

Seu dinheiro pode seguir vários caminhos. Com o planejamento, você vai garantir que o caminho final dele não seja o ralo. (Foto: www.terrymcdonaldrealestate.com)

O que você precisa x O que você quer

Nem sempre compre itens que você normalmente não iria comprar, sejam eles mantimentos, produtos eletrônicos, roupas ou o que quer que seja. Primeiro, pergunte a si mesmo se isso está dentro do seu orçamento e é algo que você definitivamente precisa agora ou algo que você precisa renovar. Defina as prioridades no seu planejamento antes das compras.

Resista aos descontos!

Não sucumba à tentação de usar cupons para comprar itens que não compra regularmente ou precisa, a menos que você esteja fazendo isso de graça com o cupom. Isso pode valer para cupons de alimentos, comer fora ou um cupom específico de alguma loja que podem levá-lo a comprar alguma coisa fora do orçamento.

Feche uma ou duas semanas para apenas compras essenciais

Uma ou duas semanas de cada mês, defina que você não vai comprar nada além mantimentos, gás e pagar contas durante essa semana. Esta deve ser uma semana em que você não compra nenhuma roupa, não lancha nem come fora para almoço ou janta. Isso pode ser um pouco difícil se você está acostumado a comprar coisas a cada semana, mas você pode economizar muito dinheiro fazendo isso sem se sacrificar demais.

Limite-se

Quando for fazer compras, tome uma certa quantidade de dinheiro para cobrir o custo de itens que você pretende comprar ou tenha um cartão de limite fixo para suas compras. Assim, você evita abusar e acabar se endividando.

Considerações Finais

Seja o planejamento feito mentalmente, em uma planilha ou papel, o importante é que você sempre mantenha uma boa organização financeira para que você não se endivide. Em um primeiro momento, vai ser um pouco mais difícil o processo. Mas com o tempo e a prática, você vai ficar craque em economias.

Como você faz seu planejamento de compras? Já passou algum aperto por não ter planejado seus gastos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)