Muitas pessoas gastam o dinheiro que não ganham para comprar coisas que eles não querem, para impressionar as pessoas que não gostam. Os gastos dos brasileiros só aumentam, com boa parte de nossa população tendo algum tipo de dívida. Traduzindo: nós compramos muito mais do que precisamos.

Nossos armários, gavetas cheias transbordando e quartinhos ficam como prova de que as compras não estão melhorando nossas vidas. Nosso descontentamento é evidenciado em nosso excesso. Em todas as categorias imagináveis ​​(desde casas e carros; até roupas e tecnologia), temos de encontrar uma maior intencionalidade em nossas atividades de consumo.

Para conseguir isso, proponho que começar a nos perguntar algumas perguntas muito específicas antes de fazer qualquer compra, principalmente quando você for comprar algo caro.

Antes de comprar roupas, sapatos e acessórios

Será que estou substituindo uma peça de roupa ou comprando algo novo? Se o item não é um substituto específico, repense a necessidade.

Isto é algo que vou usar regularmente? Se você não pode ver-se vestindo o item em uma base regular, repense a compra.

É um estilo que vai durar por muito tempo? Não acredite nas influências das últimas tendências, elas são fabricadas pela indústria da moda para vender mais e mudam rapidamente.

Antes de comprar tecnologia

Qual é o problema que isso resolve? A tecnologia deve facilitar nossas vidas através da resolução de problemas. Se uma nova tecnologia não vai resolver um problema existente, é um gasto desnecessário.

Existem rumores de novos avanços para esta tecnologia? A tecnologia está sempre mudando rapidamente. Se sua compra não é sensível ao tempo (como eletrodomésticos), pode ser sábio esperar mais tempo para fazer uma troca.

Posso pagar por essa tecnologia no longo prazo? Tenha em mente, o custo total é muitas vezes muito maior do que o investimento inicial. Por exemplo, muitas pessoas compram robôs aspiradores mas não cogitam os custos de manutenção que terão de arcar quando apresentar problemas.

Antes de comprar móveis ou decoração

Faço minha compra com base em uma necessidade real ou uma pressão de amigos, pares ou família? Estou sucumbindo a uma pressão específica causada por, pares, família ou cultura? Ou é o mobiliário/decoração algo que eu realmente preciso? Lembre-se: por mais pressão que você sofra, quem paga a conta não são os outros.

Estou escolhendo qualidade sobre a quantidade? Com móveis e decoração, escolha SEMPRE a qualidade sobre a quantidade. Um lugar confortável para sentar é melhor do que três opções desconfortáveis de ​​longe. E uma obra de arte bonita de decoração irá proporcionar mais vida do que uma dúzia de mais baratos. Isso pode significar deixar de lado aqueles móveis de MDF e escolher alguns de madeira maciça.

É um estilo que vai durar? Móveis de MDF estão sempre recebendo novos designs e incrementos. Móveis de madeira maciça, por outro lado, continuam atemporais. Já em decoração, simples e minimalista é SEMPRE a opção que vai pagar as contas e deixar seu bolso saudável.

Cuidados com compras

Planejar antes de fazer qualquer compra é o jeito de fazer economias que durarão por um longo tempo. (Foto: www.mybigfatbrightonweekend.co.uk)

Antes de comprar opções de entretenimento

Será que essa escolha de entretenimento resulta em um ganho real na qualidade do entretenimento? Entretenimento move nossa emoção, ocupa o nosso coração, e exercita a nossa mente. Ou, pelo menos, deveria. Escolha a investir seu dinheiro de entretenimento em lugares que vão acrescentar à sua vida e em aparelhos que você vá usar. Por exemplo, não vai valer a pena comprar um home theater se raramente você assiste filmes.

Estou abusando do entretenimento para escapar da minha vida? Não há nada de errado em desfrutar o entretenimento. Ele serve a um propósito importante. No entanto, ele pode se tornar um fardo pessoal e financeiro se você usá-lo como um meio de escapar rotineiramente da nossa própria realidade, em vez de enfrentá-la.

Existe uma alternativa mais barata? Um passeio no parque ou uma caminhada até uma montanha muitas vezes é mais divertido e benéfico do que comprar outro bilhete de cinema.

Antes de comprar comida

Será que este alimento adiciona combustível para a minha vida? Alimentos não saudáveis ​​pode ter um sabor melhor no momento, mas no longo prazo, eles tiram nosso bem-estar e estilo de vida.

São as minhas decisões de alimentos que contribuem para o meu estresse financeiro? Segundo as estatísticas, a maioria das pessoas gastam 42% da sua conta total de alimentos comendo fora ou em alimentos que não contribuem para uma saúde melhor. Se você é incapaz de progredir financeiramente, este é um lugar fácil para começar a cortar.

Quem eu estou ajudando com essa compra? Você precisa comer. Por isso, visitar comércios e feiras locais ajudará muito a contribuir para sua economia local, algo que é bom para todos no longo prazo.

Antes de comprar seguros pessoais ou planos de saúde

Pesquisei todas minhas opções antes de assinar o contrato ou apólice? Procure ajuda profissional a esta decisão. As comparações podem poupar muito dos prêmios e mensalidades que você vai pagar no longo prazo.

Tenho pesquisado os benefícios do meu plano já existente? Estou recebendo o melhor pelo preço pago?Isso significa pesquisar pelos benefícios de um plano de saúde, opcionais, se há um plano dental agregado, se há algum outro tipo de assistência. Isso pode até compensar um preço mais caro de plano ou seguro.

Estou buscando um estilo de vida que beneficia a saúde? A maneira mais eficaz para manter seus custos de cuidados de saúde baixos é buscar um estilo de vida saudável. Acidentes e a genética acontecem, mas hábitos saudáveis ​​sempre se pagam no longo prazo.

Antes de comprar transporte

Preciso de um veículo novo? Se não, por que eu quero um veículo novo? E isso é uma razão suficiente para gastar os recursos? Talvez você possa viver melhor e ir mais rápido ao trabalho de bicicleta.

Quanto dinheiro eu posso dar de entrada? Sempre, sempre compre seus veículos com dinheiro que você tem em mãos, nunca financiando. Você não vai se arrepender.

Quais são as despesas adicionais associadas com esta compra? Calcule o seguro, gasolina, manutenção e circunstâncias únicas (estacionamento, pedágios). Leve estes em sua decisão, comparando vários modelos. Às vezes, um veículo pode custar mais na hora da compra mas economizar dinheiro no longo prazo.

Antes de comprar habitação

Estou comprando/alugando apenas o que eu preciso? Escolha abrigo com base em suas necessidades, e não o que o corretor de imóveis diz que você pode pagar.

Quais serão as despesas adicionais incluídas neste compra? Sempre que possível, pesquise os custos de serviços públicos, seguros, impostos, manutenção, e taxas com documentação/comissões, especialmente se você está em transição de um aluguel.

Será que este arranjo traz a liberdade ou o ônus para a minha vida? Sua casa deve lhe trazer segurança e estabilidade sem estresse. Sabiamente considere também o impacto de potenciais crises econômicas no valor de sua casa e sua capacidade de fazer pagamentos futuros independente do cenário atual.

Antes de comprar ou adotar animais de estimação

Este é um animal de estimação pelo qual eu posso pagar? Considere todos os custos associados com o seu animal de estimação: alimentação, licenciamento, habitação, limpeza, higiene, babás de bichinhos de estimação e despesas médicas.

Será que este animal de estimação me impedirá de perseguir outros objetivos importantes, como viagens, hospedar outros em minha casa, ou ter a independência financeira? Pense BEM nisso, pois seus pais/amigos podem te chamar para viagens e não ter onde deixar seus bichinhos de estimação vai te deixar muito frustrado.

Será que os benefícios que um animal traz para a minha vida compensam o trabalho e as despesas extra? Sou capaz de articular a razão exata pela qual eu estou assumindo essa responsabilidade?

Considerações Finais

Esta lista de perguntas não é exaustiva e sabemos que nossos leitores tem muitas dicas que podem compartilhar conosco. Deixem nos comentários as perguntas que vocês fazem antes de fazer compras.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)