Existem muitas maneiras de economizar dinheiro. Eu poderia passar dias discorrendo aqui sobre as mais diversas formas de poupar dinheiro no seu dia a dia, mas acho que ao invés disso, é muito mais prático reunir todas essas ideias de economia em um só artigo, para a junção perfeita entre economia, diversão, e tranquilidade financeira. Vamos começar?

Como juntar dinheiro ganhando pouco: aprenda o valor de uma amostra grátis

Em mídias sociais, programas de relacionamento, test drives, e em vários outros lugares, empresas te oferecem amostras grátis e oportunidades de experimentar produtos e serviços gratuitamente antes de você comprar. Isso é uma excelente forma de economizar dinheiro, porque te dá uma oportunidade de descobrir, por conta própria, onde você estará investindo seu dinheiro. Economizar e juntar dinheiro significa saber gastar o dinheiro nos melhores produtos e serviços, e as amostras grátis são a melhor forma de descobrir os bons investimentos.

Como juntar dinheiro em pouco tempo: coma menos e mais saudável

Quanto menos você come, menos você vai gastar no supermercado. Além disso, ao comer menos você terá que pensar melhor nos alimentos que precisa comer para se manter cheio por mais tempo, e receber todos os nutrientes que precisa. Comer mais saudável é o caminho certo para a economia.

Faça compras a granel

Comprando a granel você vai pagar cerca de 75% a menos do que se você comprar em pacotes. Compre a granel produtos não perecíveis, tais como café, arroz, feijão, e outros cereais, em geral.

Compre produtos perecíveis em lojas especializadas

Compre carne no açougue; frutas e verduras em um verdurão, quitanda, ou feirinha de bairro; temperos em lojas especializadas. 99% das vezes, esses produtos são mais caros nos supermercados. Portanto, vá aos especialistas!

Dicas para economizar dinheiro

Não é preciso fechar a carteira para poupar dinheiro, mas manter um controle maior sobre ela vai te deixar com muito mais dinheiro no bolso. (Foto: www.priotime.com)

Como juntar dinheiro rápido: reduza o tamanho da sua casa

Reduza o seu espaço e alugue um lugar menor. Se você não está alugando, onde você pode reduzir em sua casa? Será que não dá pra vender seu imóvel ou trocar por um imóvel menor? Quanto menor seu espaço de vida, menores serão seus custos, seja na forma de economia de tempo para limpeza e cuidados com o espaço, seja na forma de economia com impostos, reforma, etc.

Junte mais dinheiro monitorando o clima da sua casa

Sabia que uma janela com silicone velho pode ser responsável por aumentar ou reduzir a temperatura da sua casa e deixar sua conta do aquecedor ou ar condicionado bem mais cara? Monitore esses “vazamentos” para possíveis gastos, e prefira sempre a climatização natural (janelas e portas abertas) do que o uso de aquecedores e ar condicionado.

Divida tarefas em casa entre os membros da família

Tarefas como limpeza da casa, transporte das crianças para a escola ou cursos, podem ser divididas entre os membros da família e cortar certos custos, como por exemplo, os custos com uma diarista ou táxi, por exemplo.

Pegue emprestado tudo que você puder

Ao invés de sair comprando livros, filmes, ferramentas, passe a tomar emprestado ao invés de sair comprando. Locadoras online de livros, filmes, e seriados já deixam o trabalho ainda mais fácil. Ferramentas alugadas são muito baratas, e você pode alugar facilmente para os projetos que você precise realizar na sua casa.

Lave algumas das suas roupas à mão

Roupas delicadas, jeans e panos podem (e devem) ser lavados à mão e pendurados para secar.

Faça seus próprios produtos de limpeza

Basta fazer uma busca rápida pela internet e você vai encontrar muitas receitas para todos os produtos de limpeza, desde sabão em pó até desinfetante natural. Além de durarem mais tempo, são todas versões que não agridem ao meio ambiente.

Pense pelo menos 48 horas antes de comprar alguma coisa

Assim que você decidir comprar alguma coisa, mesmo que seja aquela oferta irresistível, espere pelo menos 48 horas antes de confirmar a compra. É o tempo que você precisa para poder deixar a impulsividade passar e pensar, racionalmente, se é uma compra que vale mesmo a pena.

Use cupons de desconto, cashback, e programas de relacionamento

Cupons de desconto, sites de cashback (dinheiro de volta), e programas de relacionamento são excelentes formas de economizar dinheiro com pouco ou quase nenhum esforço.

Encontre formas gratuitas de entretenimento

Jornais locais, redes sociais, e seu grupo de amigos são os primeiros lugares que você deve procurar para encontrar formas gratuitas de entretenimento. Dá pra economizar muito dinheiro, principalmente nos grandes centros, onde um mês de balada pode custar até metade de um salário mínimo, fácil!

Mantenha os meios de transporte da casa em boa manutenção

Com a manutenção em dia, verificações regulares, seguro, e mais. Os reparos sem cuidados regulares ficam muito mais caros do que os cuidados regulares, nas especificações da fábrica.

Ou mude para uma bicicleta, moto, ou meio de transporte mais barato

Carros tempo impostos, custos com manutenção, gasolina, pedágios. Ao trocar por uma bicicleta, transporte público, carona, ou outro meio mais barato, você estará economizando muito dinheiro.

Juntar dinheiro por semana: levar seu almoço de casa para o trabalho

Você pode poupar centenas de reais por mês ao fazer isso.

Compre vestuário de segunda mão em bazares, brechós e lojas de fábrica

Você não acreditaria em quantas roupas de marca em excelentes condições que é possível encontrar em brechós, bazares, e lojas de fábrica. Talvez tenha um ou outro defeitinho, mas são super simples de consertar.

Crie um estoque de presentes

Esta é uma área em sua casa onde você armazenará presentes genéricos presentes para coisas como aniversários, casamentos, festas infantis de aniversário, entre outros. Livros, lembrancinhas, entre outros, são excelentes opções.

Fuja do pagamento de juros

Seja pagando suas contas no dia certo através do débito automático ou negociando taxas de juros mais vantajosas, fuja o máximo que puder do pagamento de juros em financiamentos, empréstimos, cartão de crédito, cheque especial, e no pagamento de contas.

Crie um desafio financeiro e cumpra

Esse desafio tem que ser algo simples, como poupar R$50 até o fim da semana. Depois, aumente o limite do desafio, os prazos, e vá e tornando mais criativo na criação dos seus desafios, aumentando a dificuldade e sendo mais específico. Se por exemplo, você tem dificuldade em poupar com comida, estabeleça como meta tirar R$20 em compras de comida do seu carrinho na sua próxima compra de mercado.

Pare de comer fast food e petiscos

Além de serem caros, eles não adicionam em nada na sua dieta. Fuja deles e você terá mais dinheiro no bolso, mais saúde, e menos quilos de gordura.

Aprenda a consertar suas coisas para que elas durem mais tempo

Isso vale para roupas, eletrodomésticos, portas, janelas, carros, motos, bicicletas, etc. Aprender a consertar esses itens vai te ajudar a poupar mais dinheiro tanto por fazer os itens durarem mais tempo quanto por fazer você economizar mais dinheiro nos reparos.

Saiba quando economizar sai mais caro

Algumas economias podem sair muito caras. Por exemplo, ferramentas elétricas de qualidade são caras porque vão durar gerações da sua família, e você não deve economizar nessa compra. Outro exemplo pode ser a compra de um notebook, smartphone, ou tablet, que você precisa comprar o melhor modelo possível pelo dinheiro que você tem, porque não dá pra melhorar as configurações depois.

Lave suas roupas com menos frequência

Junte mais roupas no cesto de roupa suja antes de lavar. Você vai economizar água e a conta de luz também virá mais barata.

Crie uma planilha financeira com os preços dos itens que você compra com frequência ou com itens que você quer comprar

Criando esse livro ou monitorando o preço de vários itens, você conseguirá saber quando uma promoção é realmente um bom negócio para você ou se dá para esperar um melhor preço.

Corte a televisão a cabo ou satélite de sua casa

Em vez disso, use um serviço de streaming pela internet para poupar dinheiro.

Para papais e mamães, use fraldas de pano

Enquanto isso possa não soar inicialmente atraente, você vai economizar centenas de reais nos anos de fralda do seu filho ao preferir as fraldas de pano.

Faça um planejamento financeiro de 1, 3, e 5 anos

Todo planejamento financeiro bem sucedido tem objetivos claros de 1, 3, e 5 anos, revisados anualmente. Faça o seu e vá revisando, trabalhando sobre seus objetivos. Seja também realista. Por exemplo, não dá pra querer ser milionário em 1 ano. Agora, em 5 anos, dá pra começar a pensar nisso.

Vá ao médico e ao dentista regularmente

Mantendo-se atento para quaisquer problemas médicos ou bucais antes que se tornem problemas caros não só irá salvar a sua saúde, mas também a sua carteira.

Converse com seu contador

Por que? Seu contador vai te dar dicas que você pode seguir para que no ano seguinte você pague menos impostos e quem sabe não receber uma restituição do Imposto de Renda?

Lave o carro e sua casa por conta própria

Ao invés de pagar terceiros por esses serviços, faça por conta própria.

Utilize as sobras de comida

Pode ser para alimentar os animais, fazer adubo, ou até para fazer uma deliciosa sopa. Sempre há um uso possível para as sobras dos alimentos, e que resultam em uma economia financeira.

Economize comprando cortes de carne de segunda

E prepare-os cozinhando lentamente, para que fiquem mais macios. É mais barato, e o gosto não muda tanto.

Faça o seu próprio pão

Fazer seu próprio pão pode resultar na economia de centenas de reais ao longo de um ano.

Eduque seus filhos sobre o uso do dinheiro

Ao educar seus filhos sobre o uso do dinheiro, você estará dando a você mesmo e a eles uma maior tranquilidade financeira no curto, médio, e longo prazo.

Planeje sua alimentação de acordo com a temporada

Assim, você comprará os alimentos da temporada e economizará muito dinheiro.

Pesquise sempre antes de fazer suas compras de supermercado

Nem sempre o pacote maior é o mais barato, e nem sempre comprar mais comida significa economizar. Se você é solteiro, por exemplo, a tendência é que perecíveis estraguem mais rapidamente. Mensure bem a quantidade de alimentos que você vai comprar!

Compre proporcionalmente à sua condição de vida

Muitas pessoas passam a gastar de acordo com padrões de amigos e familiares que estão em outros patamares sociais e financeiros, o que pode resultar em dívidas. Evite essa armadilha.

Reutilize e recicle

todos os itens que você puder devem ser reutilizados e reciclados. Isso pode gerar economias imensuráveis para você e sua família.

Evite sempre chamar um especialista para resolver seus problemas

Com algumas pesquisas pela internet, você pode ser capaz de fazê-lo sozinho, em muitos casos. Mas seja humilde (e inteligente) o suficiente para reconhecer quando o problema é complexo para você resolver sozinho.

Corte a carne uma vez por semana

Dá pra economizar mais de R$20 por semana nesse esquema. Opte por opções mais baratas de proteína nesse dia, como ovo de galinha.

Dirija com menos frequência

Andar não só é bom para você, mas bom para economizar com os custos de manutenção do seu veículo e na gasolina.

Beba mais água

Como assim? Vou explicar: as pessoas bebem pouca água, e isso resulta em uma série de problemas de saúde. As pessoas ficam cansadas pesa desidratação e confundem isso com outros problemas de saúde, tomam remédios, vão ao médico, e tudo que elas precisavam, era de um copo de água. Hidrate-se!

Evite comer comer fora, tanto quanto possível

Um jantar fora custa, brincando, mais de 5% de um salário mínimo. Dois jantares, 10%. Coma fora dois finais de semana seguidos, e você já tem 20% de um salário mínimo em custos só com alimentação.

Invista em coisas que terão retorno financeiro no médio e longo prazo

Ao invés de ficar investindo seu tempo apenas em vídeos do YouTube, porque não investir seu tempo em vídeos de cursos online na sua área de conhecimento? Invista seu tempo onde haverá retorno financeiro no médio e longo prazo, o que não significa que investir tempo no entretenimento não seja importante, também.

Evite usar seu cartão de crédito

Cartão de crédito é uma ferramenta para usar em compras pontuais, e não com frequência. Afinal, ele é um empréstimo, e empréstimo não pode ser usado todo dia. Evite, ou em algum momento, você vai acabar perdendo o controle sobre seus gastos.

Faça estoque de itens não perecíveis quando estiverem em oferta

Itens de limpeza, certos itens de vestuário (meias, roupas de baixo, etc), são ótimos de ter em grandes quantidade quando você encontra em bons preços. Faça estoque!

Monitore os preços de itens mais caros ao longo do ano antes da compra

Itens como eletrodomésticos, eletrônicos, carros, etc, tem uma grande variação de preço ao longo do ano. Monitore o preço e veja qual período do ano eles estão mais baratos para você comprá-los.

Entre nos programas do Governo que você pode participar

Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Doença (não é um programa do Governo, mas é um benefício que muitos podem ter direito e não sabem), entre outros benefícios e direitos podem te oferecer descontos ou recursos essenciais para ter um dinheiro a mais no fim do mês.

Faça listas antes de ir às compras

Você vai se sentir menos tentado a fazer a compra por impulso.

Planeje as suas refeições

Mesmo se você apenas fazer isso semanalmente, você vai ver as economias se somando rapidamente.

Faça uma pequena horta

Mesmo que seja uma horta de temperos, já é uma economia.

Estabeleça um bom relacionamento com vendedores de lojas de departamento

E assim, eles farão questão de te informar quando tiverem boas ofertas e negócios.

Comprar medicamentos manipulados ou genéricos

Basta ir a uma farmácia de manipulação para fazer seu medicamento, ou pedir em uma farmácia pela versão genérica. Nem sempre os medicamentos tem versão genérica ou manipulável.

Pratique investimentos de baixo risco

Poupança, títulos do tesouro, CDB, títulos de renda fixa, entre outros. Invista pouco dinheiro para praticar alocação de recursos, e para capitalização para poder arriscar depois em investimentos de risco moderado e alto risco.

Compre móveis de qualidade

Esta dica merece destaque. Com mais pessoas comprando móveis de MDF feitos de qualquer jeito, é cada vez mais comum ver também a quantidade de problemas que esses móveis dão. Compre móveis de qualidade, sem economizar, e você não terá problemas.

Tenha um cartão de um uma loja online

Um que ofereça ótimos descontos, tenha um bom programa de relacionamento, e onde você faça compras com a frequência de pelo menos 3 vezes semestrais.

Compre com dinheiro vivo

E você tenderá a gastar menos dinheiro. Tenha certeza disso!

Comprar carne a granel

Se você não tem o espaço de armazenamento,compre com amigo ou membro da família. Lembre-se de congelar, e você terá carne para durar por meses.

Não compre itens descartáveis

Use panos ao invés de toalhas de papéis.

Economize praticando a economia no dia a dia!

Há tantas outras maneiras que você pode economizar dinheiro. Eu sei que nós apenas listamos 60 delas, mas existem centenas de maneiras que você pode economizar dinheiro. Se você estiver decorando sua casa, existem centenas de formas de economizar na decoração. Na construção da casa, outras dezenas. Como você faz para economizar? Quais das dicas acima você já pratica para economizar no dia a dia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)