Estamos em uma constante batalha para economizar dinheiro. Essa luta não é feita apenas de manobras revolucionárias, e muitas estratégias simples podem te ajudar a fazer as economias muito mais rapidamente.

Como gastar menos dinheiro rápido: pare de comprar o que é desnecessário

Em primeiro lugar, pare de comprar coisas que, na verdade, você realmente não precisa, só deseja. Ou seja, não vá ao shopping para comprar a primeira roupa que vê na vitrine ou aquele jogo que acabou de ser lançado, não fique passeando em lojas virtuais procurando descontos. Adquira o hábito de perguntar a si mesmo antes de qualquer compra “eu preciso disso?” Seja brutalmente honesto.

Pode ajudar fazer uma lista de necessidades, e só comprar o que estiver na lista, na ordem do que você mais precisa até o item que seja uma compra mais supérflua.

Gastar menos e viver melhor com gastos inteligentes

Se você quer procrastinar alguma coisa, procrastine as compras. Pense no que você quer comprar e quando você vai comprar. Nunca compre no primeiro lugar que você visitar, e seja mais esclarecido pesquisando na web para encontrar o melhor preço do que você quer, com amigos, e perto da sua casa.

Isso também funciona para jantares, em restaurantes, festas, entretenimento, etc. Tem até muitos aplicativos financeiros que podem te ajudar nesse aspecto.

Dicas para economizar dinheiro rápido: planeje como um profissional

Pode começar com um caderno, ou uma planilha de computador. Apenas anote todo o dinheiro que entra, todo o dinheiro que sai e quanto você pode permitir-se gastar com cada coisa. Planeje sua semana ainda mais, fazendo uma lista de supermercado e decidindo suas refeições com antecedência. Parece óbvio, mas muitos de nós apenas compramos às cegas, mas o planejamento financeiro é a melhor maneira de gastar menos e poupar mais.

Segurando os gastos para começar a economizar mais

Apertar os cintos para gastar menos, e economizar rápido, é mais fácil do que você pensa. Basta se planejar, e tudo vai pelo caminho certo. (Foto: blog.credit.com)

Cartões de débito e crédito pré pagos são ótimos para reduzir gastos sem reduzir sua segurança

Muitos recomendam o uso de dinheiro ao invés de cartões para te ajudar a ter consciência dos gastos. Só que andar com dinheiro é perigoso. Por isso, cartões de débito ou crédito pré pagos são ótimas opções para controle de gastos. Faça recargas semanais ou mensais em um valor fixo (não vale ficar recarregando sempre), e você terá uma boa forma de economia nas suas mãos.

Agende transferências automáticas para sua conta de investimentos

Praticamente todos os Bancos ou instituições financeiras no Brasil possibilitam que você agende transferências automáticas para outras contas, facilitando bastante nesse aspecto. Defina um valor fixo pequeno. Pode ser R$10 no começo, ou R$50. Vá aumentando mensalmente esse valor. Só tenha em mente não mexer nesse dinheiro em qualquer hipótese, ok? Sem o dinheiro na sua conta, você vai ter menos dinheiro para gastar.

Peça ajuda quando precisar para gastar menos

Não tenha medo de pedir ajuda aos seus pais, amigos, ou um consultor financeiro sobre como gerir suas finanças melhor. Peça algumas dicas financeiras, peça orientações sobre investimentos. Atuando em cooperação, é mais fácil você conseguir lidar com as dificuldades em gastar menos.

Gastar dinheiro com comida: passe a fazer os alimentos em casa

Ao invés de comprar comida na rua durante a semana de trabalho, passe a fazer os alimentos em casa. Sai mais barato, você gasta menos, e sobra mais dinheiro para economizar e investir na sua vida pessoal e carreira.

Pessoa que gasta muito dinheiro precisa ter um choque de realidade

Muitas pessoas gastam muito e sequer percebem isso. Um choque de realidade pode ser uma boa forma de mostrar isso pra elas. Como? Para algumas, funciona levar para fazer trabalho voluntário em asilos e para pessoas carentes. Para outras, funciona colocar os gastos no papel e mostrar o quanto a pessoa gastou. Esses choques ajustam a pessoa à realidade, para gastar menos.

Gaste menos pensando no que o futuro de economias pode te trazer

Ao pensar no que você quer fazer no futuro, é grande a chance de você começar a economizar agora. Por exemplo, se seu sonho é ir para o exterior, colocar esse sonho no papel (em valores financeiros), e começar a guardar dinheiro para realizá-lo, é um ótimo motivador para gastar menos. E motiva bem rápido, mesmo que o sonho seja para médio ou longo prazo.

Evite gastos emocionais

Qualquer decisão financeira tomada em momentos de alegria ou tristeza é uma decisão ruim. Sem exceção. Esses momentos podem te levar a gastar demais ou de menos em um certo produto ou serviço, ou designar um orçamento não realístico para sua vida financeira. Tome muito cuidado com essa armadilha!

Como você faz para gastar menos? Que dicas daria para outras pessoas economizarem mais rapidamente?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)