Dívida é a escravidão do mundo moderno. O mundo gira em dívida. Precisa de um carro ? Empréstimo. Uma casa? Empréstimo. Educação? Empréstimo. Quer encher sua casa com coisas que você não precisa? Cartão de crédito. O ritmo alarmante em que a dívida tem vindo a aumentar acaba por destruir a vida de milhões de pessoas. Simplificando, ela irá transformar as pessoas em escravos. Isso ocorre porque muitas pessoas vão passar a vida inteira pagando a dívida que eles entraram quando eles eram jovens. A dívida é uma arma de destruição em massa.

Por que as pessoas se endividam?

Dívida usa a poupança para o financiamento de nossos desejos ou necessidades em troca de um juro fixo. Existem centenas de razões que as pessoas entrarem em dívidas. Alguns deles são legítimos, tais como uma crise médica ou empréstimo de educação, alguns são mesmo bons, tais como dívida para comprar ativos que apreciam em valor. Mas a maioria são estúpidos.

Aqui estão 5 principais razões estúpidas as pessoas ficarem em dívida:

Para comprar brinquedos caros

Todo mundo quer ser rico. Querer ser rico muitas vezes se manifesta no desejo de possuir brinquedos caros como carros esportivos ou dispositivos extravagantes. Coisas que fazem você parecer rico. Mas, obviamente, a maioria das pessoas não têm dinheiro para pagar. Então, eles se endividam. A ironia é que ficar em dívida tentando ser rico realmente faz você mais pobre.

Não só você tem que se preocupar com pagamento da dívida agora, mas também precisa de gastar muito tempo e dinheiro na manutenção ou gestão do artigo que você comprou. Além disso, essas coisas começam a depreciação do valor do momento depois que você fez a compra. Todas essas coisas levam para baixo o seu patrimônio líquido.

Você não gostaria de ser rico um dia?

Então não compre esses brinquedinhos, não até que você ser rico. Carros de luxo, TVs e viagens não irão torná-lo rico. Eles levam sua riqueza para longe.

Quer saber o que as pessoas ricas realmente possuem?

Bens ativos. Ativos que aumentam o dinheiro que eles podem gastar para comprar esses brinquedos sem qualquer encargo financeiro. Então, se você gostaria de ser rico algum dia, gaste o seu dinheiro na compra de ativos, não passivos.

Para jogar no mercado de ações (Margem da Dívida)

A mãe de todos os males é a dívida. Perdoe minhas palavras, mas a especulação é nada além de jogos de azar. Muitas pessoas que querem ficar ricos rapidamente especulam no mercado de ações. No entanto a maioria das pessoas percebe que a especulação sozinha não pode torná-lo rico. Então eles usam uma ferramenta chamada alavancagem.

Alavancagem ou Margem da Dívida acontece quando você paga uma fração do preço do(s) ativo(s) e deixa o seu corretor de financiar o resto. Dessa forma, você pode comprar mais ativos do que você pode pagar. O único problema é que você precisa vender os ativos após um determinado intervalo, independentemente de o preço ter subido ou descido, ou tem que fazer o pagamento integral.

Alavancagem é, portanto, uma faca de dois gumes. Ela multiplica o seu ganho potencial, mas multiplica a sua perda potencial também.

Acima de tudo, a perda potencial é maior do que o ganho potencial (por causa da corretagem) e, portanto, a maioria dos comerciantes perdem (ou fazem muito pouco) dinheiro a longo prazo.

Minha sugestão: Fique longe da alavancagem. Mesmo se você quiser especular, faça-o com seu próprio dinheiro.

O peso da dívida

A dívida não pode ser um peso para sua vida. Tem que ser um elemento que te ajude a alavancar um potencial futuro financeiro melhor. (Foto: www.creditwritedowns.com)

Para pagar despesas de consumo

Talvez a pior forma de dívida conhecida pela humanidade é a dívida do cartão de crédito. Mesmo que você só deva R$5.000 em dívidas de cartão de crédito, você tem que pagar mais de R$2.000 em juros.

É o dinheiro que, se utilizado em investir na compra de ações de elevados dividendos, títulos de alto grau ou como patrimônio para a compra de um imóvel, deve levá-lo no caminho da abundância financeira e liberdade.

É triste saber que a maioria das pessoas nunca vai se tornar financeiramente livre simplesmente por causa de seu hábito de gastar mais do que podem pagar. Essas pessoas vão viver para sempre no cartão de crédito e na prisão da dívida, se perguntando por que eles estão sempre lutando para fazer face às despesas.

Dívida de cartão de crédito é o enorme poder de manipulação trabalhando contra você. Portanto, é um veneno financeiro e deve ser tratado dessa forma.

Para celebrar

As pessoas gostam de comemorar de tudo. Aniversários , Casamentos, Formatura, Empregos, bebês recém-nascidos. Mas o dinheiro da celebração tem um custo. Fazer uma festa pode fazer você parecer grande aos olhos de seus pares sociais. Mas isso custa dinheiro. Um monte de dinheiro. Dinheiro que você geralmente não pode pagar. O que você faz quando você não pode pagar algo que você quer? Você entra em dívida.

Não sou contra a festa. Você deve comemorar. Afinal o que é a vida sem comemoração? O que eu sou contra é ficar em dívida por causa do custo da celebração. Celebração deve ser um evento único, mas pode levá-lo à escravidão da dívida para a vida toda.

Tanto quanto possível, divida os custos de uma celebração. Confie em mim, você vai desfrutar de muito mais do que você faria se fizesse tudo por conta própria.

Para iniciar um novo negócio/projeto

Eu tenho uma boa ideia sobre os riscos envolvidos em começar um novo negócio, pois já tive empresas que falharam. Agora isso não quer dizer que você vai falhar, mas as chances de sua falha são muito maiores do que as chances de sucesso.

Felizmente, eu não entro em dívida no financiamento meus empreendimentos. Você não deve também. Usando da dívida como um instrumento para financiar um novo negócio é uma das coisa mais estúpidas que você pode fazer. A nova empresa já tem um risco substancial associada a ela. Você só aumenta o risco usando da dívida. Há no entanto exceções a esta regra.

Se você realmente precisa de dívida para financiar um novo negócio ou projeto, faça-o através da formação de uma sociedade de responsabilidade limitada. Isto porque, neste caso, seus bens pessoais não estão em jogo. Se você não pode pagar a dívida, você pode simplesmente declarar a empresa como falida e ir embora.

Outra exceção é quando você tem uma ideia de negócio comprovado. Tal como no caso de iniciar uma franquia de sucesso. Como regra geral, evite dívida em novos negócios que estão começando do zero. Financie-o através de suas economias e as dos seus amigos e familiares. Se você não tem poupança suficiente, considere a ideia de transformar passivos no investimento ativo ou esperar até o tempo que você tenha os recursos necessários.

Considerações Finais

Ser livre da dívida é uma das mais belas bênçãos na vida. Ele lhe dá o poder de escolha. Você escolhe onde o dinheiro vai . Se você não tem qualquer dívida, celebre e comprometa-se a viver uma vida livre de dívidas. Se você estiver em dívida, faça o que você tem para sair dela o mais rápido possível. Se eu fosse você, eu começaria meu caminho para sair da dívida. Eu teria vendido o meu carro, meus excessos, poderia ter tomado um segundo emprego. Seja o que for, não deixe que a dívida te escravize. Você nasceu livre e você merece viver livre.

Como você fica livre da dívida? Já esteve ou está em dívida? Como planeja sair desse problema?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)