Dívida de cartão de crédito não se torna um problema da noite para o dia. Ela constrói-se lentamente e insidiosamente com sinais apenas pequenos, como bater-se contra um máximo de limite ou não ser capaz de pagar um pagamento mínimo, para avisá-lo que um grande problema está nas suas mãos. Se a dívida do cartão de crédito tornou-se um problema para você, a coisa mais inteligente a fazer é parar de comprar e pagar os saldos em seus cartões de crédito. E para te ajudar, elegemos as 10 dicas mais importantes para pagar a dívida do cartão de crédito.

Dica 1: compras

Parar de comprar itens com seus cartões de crédito no instante em que perceber que você está em apuros.

Dica 2: cancelamentos

Pagar os cartões com saldos pequenos que você pode dar ao luxo de acabar com o débito. Cancele estes cartões ou coloque-os em uma caixa trancada, para que não seja tentado a usá-los.

Dica 3: negociar

Converse com as empresas de cartão de crédito restantes, e peça-lhes para baixar a sua taxa percentual anual de juros. Muitas empresas vão fazer isso para manter um bom cliente, desde que você tenha um histórico como bom pagador.

Dica 4: juros

Escolha o cartão de crédito com o maior juros, e concentre toda a sua energia em pagar este cartão. Quando você tem um dinheiro extra, ele deve ir para pagamentos neste cartão. Quando este cartão for pago, cancele-o ou faça um bloqueio. Depois, foque em seu segundo cartão com a taxa de juros mais alta.

Dica 5: pagar mais que o mínimo

Faça pagamentos regulares sobre os outros cartões de crédito. Tente fazer mais do que os pagamentos mínimos. Fazendo apenas pagamentos mínimos significa que você paga duas ou três vezes o valor que você foi inicialmente cobrado em taxas de juros sozinho, ou até mais.

Dica 6: renda extra

Considere começar um trabalho de meio expediente, fazendo alguns trabalhos freelance de casa ou leiloar itens online para ajudar a pagar suas contas de cartão de crédito. Lembre-se que isso não precisa ser permanente, apenas temporário para o pagamento da dívida.

Dívida dos cartões

Cuide bem de seus cartões para que você não afunde em dívidas e tenha que se virar para pagar o saldo de seus cartões. (Foto: money.msn.com)

Dica 7: para de gastar

Se você não pode dar ao luxo de pagar um saldo mensal, pare de usar todos os cartões de crédito imediatamente. Bloqueie o uso, deixe-os em casa ou use qualquer outra solução para fugir da tentação.

Dica 8: comunicação

Se você entrar em apuros com a dívida do cartão de crédito, mantenha as linhas de comunicação abertas entre você e seus credores. Diga o que você pode pagar e quando. A pior coisa que você pode fazer é simplesmente parar de fazer pagamentos. Converse com a instituição emitente do cartão e peça ajuda para o planejamento dos pagamentos, se for o caso.

Dica 9: peça ajuda

Se você está em apuros com a dívida, obtenha aconselhamento de crédito imediatamente com o gerente de sua conta bancária, um profissional da área ou com pesquisas pela internet. Quanto mais informação, mais fácil ficará para acabar com o débito.

Dica 10: controle-se

Mantenha apenas um ou dois cartões de crédito. Quanto mais cartões você tem, maior a probabilidade de que você vai afundar muito profundamente em dívida de cartão de crédito.

Com estes cuidados, temos certeza que lidar com a dívida do cartão de crédito ficará muito mais fácil.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)