Os clientes não estão apenas de saco cheio com o serviço que recebem de empresas financeiras, mas também não estão preparados para tomar medidas contra eles. As reclamações contra bancos, cartões de crédito e outras empresas só cresceu nos últimos anos. E se você quer que sua reclamação seja ouvida, nossas dicas vão garantir que a sua reclamação seja solucionada.

Decida o que você quer

Seja claro sobre a natureza da sua queixa e quais as medidas que você necessita. Escreva os pontos-chave e informações importantes, tais como números de conta ou de contrato, onde a conta foi aberta, o número do cartão, e em que data ocorreu o problema.

Fale com a operadora do cartão de crédito

Na maioria dos casos, o seu primeiro ponto de contato será um call center ou ramo local. O número está geralmente na parte traseira de seu cartão de crédito ou no site do banco/instituição financeira que emitiu o cartão. Anote todos os números de protocolo dados para sua reclamação.

Faça uma queixa por escrito

Se o problema não pode ser resolvido por uma chamada telefônica, visite seu gerente. Faça fotocópias de documentos, envie cartas par ao atendimento e/ou emails. Tenha sempre um registro de tudo que já foi enviado. Use sites como o Reclame Aqui para tentar levar sua reclamação a mais “camadas” da empresa.

Mantenha a calma

Negociar sobre o labirinto de menus telefônicas automatizadas pode testar a paciência de qualquer um. Seja cortês e educado para obter os melhores resultados, mesmo depois de já ter feito uma reclamação escrita.

Atenha-se ao ponto

Não desvie-se dos termos de sua reclamação. Se você está sendo iludido, é fácil escorregar para o argumento de um desconto ou outros problemas mais simples. Quanto mais simples uma reclamação, mais fácil de resolver.

Calma para solucionar problemas

O mais importante ao ver os erros no cartão é manter a calma. O desespero só irá atrapalhar que você encontre uma boa solução. (Foto: blog.credit.com)

Mantenha um registro dos documentos

Em cada etapa, tome nota de com quem você fala, o tempo e a resposta dada. Queremos reforçar a importância de anotar números de protocolo e registrar todas as conversas que você teve.

Indique como você gostaria que o assunto seja resolvido

Você está procurando um reembolso, um pedido de desculpas ou compensação? Diga ao provedor do cartão de crédito o que você quer. Seja realista, porém, e não vá pedindo exageros na hora de negociar. Converse com o gerente antes de passar para a próxima etapa, pois ele pode te dar uma solução boa para o problema.

Chame as agências reguladoras

Deixe claro que, se este problema não for resolvido você vai levar a questão ao Banco Central e ao PROCON. Depois de oito semanas, a empresa tem de fornecer uma resposta final ao seu problema. Se você acha que isso não é satisfatório, você pode levar sua reclamação ao PROCON e diretamente ao Banco Central pelos meios de comunicação da instituição.

Seja paciente

O PROCON e o Banco Central farão uma avaliação inicial sobre se você tem motivos para reclamar. Se a denúncia for aceita, pode levar algum tempo para chegar a uma decisão. O PROCON e o Banco Central geralmente atuam como mediadores, ajudando você e o banco a entrarem em um acordo. Caso não entre em acordo, você deve levar o emissor do cartão de crédito à Justiça, entrando com um processo no Juizado adequado à sua situação. Durante o período que você está fazendo a reclamação, evite ao máximo usar seu cartão de crédito.

Saiba quando desistir

Se o PROCON, Banco Central ou a Justiça rejeitam suas reclamações você pode recorrer da decisão com um advogado. Ele irá te ajudar a decidir se é uma boa ideia desistir da causa ou se você deve dar continuidade.

Esperamos ter ajudado você a fazer sua reclamação sobre o cartão de crédito. Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

4 comentários para “Como fazer uma reclamação sobre seu cartão de crédito? Passo a passo!”

  1. Eliezer Santos

    O valor da Minha fatura chegou 1.114 paguei 500 reais.
    Comprei 517 reais
    No mês seguinte minha fatura veio 1480 reais
    Somei e constatei que essa fatura veio com 50% de juros em cima do valor.
    O que devo fazer? Isso está certo?

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Provavelmente sim, Eliezer. Depende da taxa de juros do seu cartão.

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  2. Cida .

    Boa tarde.Minhas faturas do cartão de crédito estão sendo desviadas ou entregues após vencimento do cartão e estou ficando desnorteada… Já liguei prá reclamar, pedir segunda via e eles dizem que vão enviar por email e nada.Parece que querem que eu adere ao internet banking, só que não sei, nem quero usar esses aplicativos, nem tenho celular prá isso…estou me sentindo manipulada e meu contrato de adesão não institui que tenho que pagar fatura virtual…estou de saco cheio, quero pagar e…todo mês mesma estoria.O que posso fazer, pois ainda cobram juros sobre o que deixo de pagar por desconhecer o valor certo, exato.Obrigada.

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Cida, você tem que pedir o código de barras pelo telefone, ou fazer a atualização do cadastro também onde você fez seu cartão de crédito.

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