Informação de cartão de crédito! Onde encontrar?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Você precisa saber onde encontrar qualquer informação do cartão de crédito que está com dificuldades de encontrar? Não seja por isso: vamos te ensinar como encontrar cada informação do seu cartão de crédito e onde você pode encontrar tais informações com facilidade. Precisamos explicar um pouco para que você tenha uma informação de cartão de crédito válido e assim, possa fazer bom uso do mesmo em compras online e no seu dia a dia.

Informação do cartão de crédito

O seu cartão de crédito plástico possui praticamente todas as informações que você precisa para realizar qualquer transação financeira. Em alguns casos mais raros, será necessário confirmar algumas informações a mais do titular do cartão. Isso é importante para garantir que as informações de um cartão de crédito falso sejam repassadas a terceiros e assim, dê-se início a uma fraude financeira.

Para saber as informações detalhadas de um cartão, é preciso separar o tipo de cartão antes.

Existem três tipos de cartão de crédito: cartões de banco, cartões de viagem/entretenimento, e cartões de lojas.

Cartões de banco são dos mais variados, emitidos pelas instituições financeiras brasileiras. Geralmente, na frente do cartão, há o logotipo e nome do banco ou instituição financeira que emitiu o cartão.

Cartões de crédito de viagem e entretenimento no Brasil são aqueles usados sem, necessariamente, estarem vinculados a um banco ou instituição financeira. São os casos dos cartões American Express e Diners Club.

Cartões de crédito de lojas são aqueles emitidos por redes de lojas ou empresas para seus clientes. Podem ou não estar também vinculados a bancos/instituições financeiras. Oferecem vantagens exclusivas para os clientes da loja que “patrocina” o cartão. Na frente do cartão, é colocado o logotipo da loja/empresa e, quando existe, do banco/instituição financeira.

Onde encontrar informações do cartão de crédito

Todas as informações que você precisa de um cartão de crédito são facilmente encontradas na própria face do cartão, impressas ou em alto relevo. (Foto: www.bmoharris.com)

A bandeira de um cartão é responsável por criar uma ponte entre as empresas e pessoas que aceitam cartões de crédito e as instituições que emitiram o cartão de crédito. Exemplos de bandeiras de cartão de crédito são Visa, Mastercard, American Express, Elo, Cabal, Diners Club, entre outras.

Saber a bandeira do seu cartão de crédito é importante porque nem todas as máquinas de cartão, lojas e empresas aceitam todas as bandeiras. Geralmente, o logotipo da bandeira do cartão está no canto inferior direito da parte da frente do cartão e na parte de trás do cartão. Algumas bandeiras, como a Visa, ainda incluem uma imagem holográfica do logotipo da empresa na parte da frente do cartão de crédito, de forma a dificultar falsificações.

É a instituição financeira, banco, loja ou empresa que intermedia a administração do cartão de crédito e sua autorização com a bandeira do cartão de crédito. Exemplos de emissores são Lojas C&A, Lojas Leader, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, entre outras.

O logotipo e nome do emissor do cartão podem ser encontrados na frente do seu cartão de crédito, na parte superior.

É a principal identificação do seu cartão de crédito. O número do cartão de crédito é formado por 13 a 16 dígitos, seguindo, na maioria das vezes, o padrão mundial ANSI Standard X4.13-1983.

A numeração do cartão de crédito pode ser encontrada na parte da frente do cartão, geralmente em alto relevo. Esse alto relevo era muito usado antigamente, pois vendedores precisavam passar o cartão em um aparelho que “copiava” o número do cartão de crédito para uma cópia, que era então enviava à administradora do cartão para autorizar ou não as vendas. O alto relevo é hoje usado apenas para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência visual a “ler” os números.

O código de segurança do cartão, também conhecido como código de verificação, CVV, CVC, CID, entre outras denominações, é um conjunto de 3 a 4 dígitos impressos na parte traseira do cartão, geralmente logo abaixo da tarja magnética. Alguns cartões tem os 4 dígitos na parte da frente do cartão. Estes códigos de verificação são muito usados em transações online, para confirmar que é o titular do cartão que está usando o mesmo.

Não é uma informação que você pode extrair do seu cartão, mas a fita magnética presente na parte de trás do cartão, nas cores preta ou marrom, pode armazenar dados sobre o cartão de crédito que podem ser lidos por máquinas de cartão, quando a opção de leitura do microchip não está disponível. Todas as informações presentes no seu cartão são repassadas ao leitor da tarja magnética, possibilitando que você dê início a um pagamento por produto ou serviço.

O cartões de crédito mais modernos vem com um chip que contém, basicamente, as mesmas informações que a tarja magnética. O chip está geralmente localizado na frente do cartão de crédito, na cor dourada e semelhante a um cartão SIM para celulares. O chip tem substituído a tarja magnética como forma de passar as informações do cartão para máquinas de cartão porque oferece mais segurança, sendo mais difícil de ser clonado por pessoas mal intencionadas.

Escrito na parte da frente do cartão, na parte inferior do mesmo. Para autorizar transações online, é necessário escrever o nome completo, como consta no cartão de crédito. Isso significa também respeitar abreviações de sobrenomes.

É a informação do mês e ano em que você primeiro obteve o cartão de crédito. Geralmente, o padrão é XX (mês) / XX (ano), e a informação é impressa em alto relevo na parte da frente do cartão de crédito.

É o prazo de validade do cartão, no formato XX (mês) / XX (ano).

Quando o cartão é vinculado a um banco ou instituição financeira, a agência e conta do banco do titular estão gravados na parte inferior do cartão de crédito.

Informações na parte traseira do cartão

Há um espaço na parte traseira do cartão, onde está escrito algo como “assinatura autorizada / authorized signature”. Neste espaço, o titular deve colocar sua assinatura para confirmação da titularidade do cartão em alguns casos específicos. Nós recomendamos que você escreva “solicitar identificação”, para caso o cartão seja perdido e alguém tentar usar, ter que apresentar documentação junto ao cartão de crédito.

Na parte traseira do cartão de crédito também está o número da Central de Atendimento do cartão. São colocados números da Central para capitais, regiões metropolitanas e também para quando o titular tiver emergências no exterior (para cartões internacionais).

Esperamos ter colocado todas as informações do cartão que você precisa. Se ficou faltando algo, ou você ainda tem alguma dúvida, deixe suas perguntas no espaço para comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário