Recebi um cartão sem pedir! O que faço?
A primeira coisa que você deve fazer ao receber um cartão sem pedir por ele é manter a calma. Nem sempre os bancos e instituições financeiras são mal intencionados ou desejam te forçar a utilizar um de seus produtos e serviços. Vamos entender com calma o que fazer se você receber um cartão sem pedir com as etapas abaixo.
Confira a data de vencimento de seus cartões atuais
Quando seus cartões estão próximos do vencimento, é comum os bancos enviarem novos cartões com novas datas de vencimento para seus clientes. Para isso, eles especificam na carta onde o cartão novo veio sobre a atualização. Por via das dúvidas, antes de desbloquear o novo cartão você deve ligar para a Central de Relacionamento de seu banco ou instituição financeira e confirmar se o cartão enviado é mesmo para renovar os cartões que estão para vencer. Guarde o número de protocolo da chamada, por via das dúvidas.
Não solicitei e nem usei o cartão. O que fazer?
Você pode, como direito de consumidor, simplesmente cortar o cartão em pedacinhos. Mas eu não recomendaria você fazer isso.
Primeiramente, de acordo com nosso Código de Defesa do Consumidor, apenas produtos solicitados previamente pelo cliente podem ser fornecidos. O contrário disso é considerado prática abusiva. Você não tem obrigação de pagar nada e o envio deste cartão por si só te dá direito a indenização por danos morais.
Contudo, antes de partir para a justiça, veja se na sua família, principalmente se você tiver uma conta conjunta, alguém solicitou o cartão e não avisou a ninguém. Isso pode acontecer e se você não verificar antes pode trazer dores de cabeça desnecessárias. Caso ninguém tenha solicitado, entre em contato com a instituição financeira que emitiu o cartão, cancele o cartão e guarde-o por alguns meses, anotando o número de protocolo de atendimento.
Reforçamos que você não deve quebrar o cartão nem jogá-lo fora porque pode acontecer de você receber uma fatura para pagar no mês seguinte. Informe ao banco o erro de emissão do cartão antes de qualquer cobrança indevida. Aja de boa fé e você será recompensado por isso.
Não solicitei e nem usei o cartão mas recebi uma fatura para pagar. O que fazer?
Algo muito importante a não se fazer ao receber um cartão de crédito que não foi solicitado é não desbloqueá-lo, justamente para impedir que os serviços sejam ativados. Tenha CERTEZA de que isso não aconteceu. Depois, entre em contato com a instituição financeira responsável para esclarecimentos. Se você tiver os números de protocolo dos atendimentos anteriores, melhor ainda. Tente o cancelamento da cobrança e guarde o número de protocolo de todos os atendimentos. Caso não haja acordo, pague a fatura (se possível) para não sujar seu nome e leve todos os números de protocolo e a explicação da situação, assim como o cartão, para o PROCON de sua cidade.
Com o pagamento da fatura, possível pleitear judicialmente a devolução do dobro do valor gasto, além de ajustes financeiros de acordo com o tempo que demorou para o ressarcimento. Caso não seja resolvida a situação no PROCON, você poderá resolver em um juizado de causas do comércio que é relativamente rápido.
Você pode também optar não pagar as faturas e caso seu nome entrar no SPC/SERASA, você poderá processar a empresa emitente por danos morais.
Não tenho conta no banco que emitiu o cartão de crédito. O que faço?
Siga os mesmos procedimentos acima, entrando em contato com o emitente do cartão e anotando todas as informações e protocolos dados. Não se esqueça de não desbloquear o cartão.
Muitos golpistas tem usado cartões “falsos” para aplicar golpes financeiros. Fique de olho e antes de entrar em contato com o telefone do cartão de crédito, verifique online se aquele telefone é oficial do banco. Tome cuidado e fique longe de fraudes.
Esperamos ter coberto todas as possibilidades de um cartão enviado sem solicitação neste artigo. Mas se esquecemos de alguma coisa, não deixe de comentar abaixo para que possamos responder e te ajudar a não cair em uma roubada!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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