Eu gosto de cartões de crédito. Mas sou completamente consciente de que eles são uma armadilha perigosa, especialmente para os jovens. Muitas pessoas inteligentes discordam de mim, porém, e aprenderam a não usar cartões de crédito. Mas como este guia sugere, nossa ideia é fornecer informações de cartão de crédito sólidas para que você possa fazer escolhas inteligentes.

Eu estruturei este guia como uma série de perguntas e respostas. Com certeza muita coisa ainda vai faltar mas, por favor, deixe-me saber o que mais deve ser incluído aqui e eu vou adicionar, mesmo que seja em artigos futuros. Vamos começar?

Onde posso encontrar as melhores ofertas de cartão de crédito?

Neste mesmo site constantemente atualizamos postagens com grandes ofertas de cartão de crédito, inclusive aqueles sem anuidade. Você pode sair perguntando por aí também, mas vai descobrir que os cartões com menores juros são os do Banco do Brasil e o da CAIXA. Se você tem um negócio, pode tentar ter acesso ao crédito do BNDES, que tem realmente os menores juros.

A ideia principal aqui é pesquisar por várias opções para saber também como negociar melhor as ofertas de cartões de diferentes bancos. As ofertas de cartão de cartões também apresentam opções para estudantes, pessoas com crédito ruim, cartões pré-pagos e muito mais.

Encontrar um cartão de crédito é como fazer uma compra: pesquisando você vai encontrar a melhor opção.

Com o que devo ter cuidado quando chegar um cartão de crédito?

Se você acha que pode precisar de um novo cartão de crédito, certifique-se de ler nosso site por dicas sobre como gerir bem um cartão de crédito. Se você está endividado ou é um gastador compulsivo, talvez seja melhor resolver estes problemas antes de pegar um cartão de crédito.

Ter um cartão é um meio de ter acesso a crédito rápido e de uma forma a dar um fluxo de caixa para aqueles que precisam, além de oportunidades de compra que normalmente a pessoa não teria sem o cartão. Aprenda que ele é uma ferramenta e não o meio para uma vida financeira mais saudável.

O que todos esses termos no contrato significam?

Os pedidos de cartão de crédito estão cheios de juridiquês. Mesmo os anúncios podem ser confusos. Se você está se afogando nos jargões e não entende muitos detalhes, se garanta pesquisando bastante antes o que os termos significam, assim como buscando conversar com um advogado para compreender até onde vão seus direitos e quando começam seus deveres com seu cartão de crédito.

É seguro pagar contas com cartão de crédito?

É , mas há pequenas ” pegadinhas” que você deve tomar cuidado. Muitas empresas cobram uma taxa de processamento se você usar um cartão de crédito para pagar contas. E esta taxa acaba tornando o pagamento de contas via cartão de crédito muio desvantajoso. Vale mais a pena optar pelo débito automático do que colocar contas no cartão de crédito. Mas talvez, se você conversar com seu gerente, pode conseguir ficar livre dessa taxa.

Como faço para cancelar um cartão de crédito?

A versão curta: não cancele um cartão a menos que ele tenha um saldo zero. Ligue para a empresa de cartão de crédito. Algumas vão deixar você cancelar sem problemas, mas a maioria vai tentar te convencer a ficar mais tempo. Se você pretende manter um ou mais cartões e se as atualizações oferecidas fazem o cartão que você está tentando cancelar melhor do que aquele que você pretende manter, você pode querer cancelar um outro cartão em seu lugar. Anote o nome da pessoa que você falou e pelo qual tempo que você falou com eles, além de protocolos e tudo mais. Assim, seu cancelamento é garantido.

E nossa principal dica é que você sempre pague seu saldo inteiro do cartão antes de cancelá-lo.

Cuidados com cartões de crédito

Cuidado com cartões: eles podem ser seu acesso a uma vida mais tranquila ou sua porta de entrada ao inferno financeiro! (Foto: www.which.co.uk)

Como posso obter uma taxa de atraso no pagamento cancelada?

Chame a sua empresa de cartão de crédito. Educadamente peça-lhes para não cobrar a taxa. Se você não tem um histórico de problemas, eles devem honrar o pedido. Se não o fizerem, então ameace cancelar o cartão. Seja educado, mas firme.

Agora, se você já fez outros atrasos, não há muita garantia de que você vá conseguir cancelar o pagamento do atraso.

Quantos cartões de crédito as pessoas devem carregar?

Não há respostas consistentes, embora a maioria das fontes dizem entre cinco e dez, o que é demasiado vago para o meu gosto. Eu tenho 3 cartões, sendo dois deles de limite compartilhado e acho mais do que suficiente. Pessoalmente, prefiro menos cartões com limites mais altos do que muitos cartões com limites baixos. Mas cabe a você ter o bom senso para saber quantos cartões acha ideal e quantas anuidades você vai querer (ou não) pagar.

Como posso ganhar dinheiro com cartão de crédito?

Alguns especialista sugerem que é possível fazer dinheiro com cartões de juros baixos. Eu vejo mais os cartões como uma forma de obter fluxo de caixa, mas já usei os cartões para pagar compras no exterior e revender no Brasil. Acho também uma coisa que depende mais da criatividade da pessoa com dinheiro do que realmente uma técnica específica ou dica para usar o cartão de crédito. Mas sim, é possível fazer dinheiro com cartões de crédito, mas não diretamente com o cartão.

Como faço para disputar erros do meu cartão de crédito?

Ligue para a Central de Relacionamento de seu cartão com a fatura do seu lado. O número normalmente está atrás de seu cartão de crédito. Forneça os dados que comprovem que aquele gasto não foi feito por você e caso necessário, entre em contato com seu gerente. Guarde todos os comprovantes que você puder sobre pagamentos.

Só para vocês terem uma ideia, certa vez em um caixa rápido fui fazer um saque. O dinheiro não saiu e fui conversar com o gerente. Ele me deu o dinheiro e tudo bem até aí. Passou uma semana, um atendente do banco me liga pedindo uma autorização para debitar em minha conta (de novo) o dinheiro que eu tinha sacado, pois o banco não encontrou provas de que a máquina tinha dado problema. Eu disse calmamente que eles tinham a câmera da agência para comprovar e exerci meu direito de não autorizar. Ele insistiu que eu eu teria que comprovar que não saquei o dinheiro. Legalmente, eles que tem que provar que eu saquei. Acabou que não debitaram o valor de novo e deixaram para lá. Mas é um exemplo de como um banco pode tentar se aproveitar de quem não conhece seus direitos.

Como posso melhorar a meu crédito?

Basicamente, você deve pagar suas contas em dia, manter os saldos de cartão baixos (preferencialmente pagando eles por inteiro sempre), abster-se de abrir uma série de novas contas de uma só vez e manter relacionamentos de longo prazo com os credores. Altos limites de crédito não é são tão importantes quanto ficar fora da dívida, mas são um caminho importante para uma folga financeira maior e mais tranquilidade.

Eu tenho um monte de dívida de cartão de crédito. Como faço para pagá-la?

Não dê ouvidos a quem diz que só há um caminho. Há uma série de abordagens, e o importante é escolher a que funciona para você, o que funciona melhor para seu estilo de vida e para sua psicologia financeira.

Onde posso encontrar mais informações sobre os cartões de crédito e de crédito?

Estamos constantemente atualizando este site com mais artigos e dicas importantes sobre estes itens. Se você souber de outros recursos que devem ser listados aqui, deixe-me saber. Podemos fazer artigos de todos os assuntos financeiros que vocês precisem, basta que vocês peçam no espaço de comentários abaixo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)