Quando você tenta fazer um pagamento no cartão de crédito e ele não é autorizado, a máquina de cartão de crédito ou o sistema utilizado para pagamento geralmente gera um código de erro e que explica o motivo da recusa do cartão. Usando esse código de erro, o cliente pode saber como proceder para corrigir o erro e assim poder voltar a usar o cartão de crédito normalmente.

Cartão não autorizado: o que fazer?

Antes de qualquer conversa, não tem muito o que reclamar quando seu cartão não for autorizado. A culpa não é do vendedor ou da loja que está fazendo a venda. Geralmente, o erro está relacionado ao sistema de verificação da máquina de cartão ou ao sistema do seu banco, e em nenhum dos dois casos, o vendedor tem qualquer responsabilidade. Portanto não adianta ser mal educado, gritar, espernear. O importante aqui é manter a calma, conversando para encontrar um bom caminho que funcione para todos os lados na negociação.

Sempre esteja disposto a oferecer outra forma de pagamento, e deixar para ver o que aconteceu depois. Peça ao vendedor o código de erro e entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco quando chegar em casa. Se você estiver no exterior e o cartão for seu único meio para o pagamento de contas, com certeza você não leu nossas dicas sobre viagens ao exterior.

Motivo do cartão de crédito recusado

Quando seu cartão não for autorizado, um código de erro é mostrado, e deve ser utilizado para descobrir o motivo da recusa do seu cartão de crédito. (Foto: www.bradsdeals.com)

Cartão de crédito não autorizado: erro 05, 12, 07, 41, 51, 57, 196

Todos esses erros estão relacionados ao banco ou instituição financeira emissora do cartão. Pode ser um limite estourado, entre outros motivos. O procedimento padrão para lidar com esses erros é relativamente simples.

O proprietário do cartão de crédito deve entrar em contato com o banco emissor (o número está normalmente impresso na parte de trás do cartão de crédito) e perguntar por que a transação foi recusada, esclarecendo quaisquer problemas que estão causando a recusa. Uma vez que o emissor do cartão confirmar que eles vão aprovar futuras tentativas, tente a operação novamente. Em alguns casos, pode ser necessário ir até o gerente para o desbloqueio do cartão, ou ir até um caixa eletrônico para o cadastro de uma nova senha, por exemplo.

No caso de fundos insuficiente (código 51), é necessário fazer o pagamento avulso da fatura para liberação do limite, e aguardar até 24 horas ou o próximo dia útil, se a compra for realizada no final de semana, para poder liberar o limite para novas compras.

Pode ser também que alguma informação do cartão foi informada incorretamente, como é o caso do código 196. Vale pedir sempre pro vendedor tentar mais de uma vez o cartão, tomando cuidado para que o cartão não seja bloqueado.

Cartão de crédito não autorizado: códigos 04, 07, 41, 54, 62, 63

Erros de restrição do cartão, em que a única solução viável é entrar em contato com a instituição que emitiu o cartão e/ou o gerente para ver o que está acontecendo. Nesses casos, o problema pode estar em um bloquei do cartão quando, por exemplo, ele está envolvido em movimentações de valores muito altos ou movimentações de valores que normalmente o cliente não realiza. Ou pode ser que a pessoa teve o nome incluído no SPC ou SERASA. Seja como for, entre em contato com o emissor do cartão para saber o que houve. No caso do código 54, é o código para o cartão que está vencido.

Cartão de crédito não autorizado: códigos 03, 08, 12, 13, 14, 15, 82, N7

Quando uma ou mais informações sobre o cartão de crédito ou sobre a transação são inválidas. Pode ser o emissor, o valor, o tipo de cartão inválido, o código de segurança inválido, entre outros. Geralmente, basta corrigir as informações colocadas que o problema será solucionado, ou usar um cartão de crédito de um emissor que seja compatível com o sistema de pagamento que está sendo utilizado.

O que significa não autorizado no cartão de crédito: códigos 91, 91, 213, 215, 244, 995, 997, 999

Estes códigos estão relacionados a erros no sistema, quando não é possível finalizar a comunicação com o sistema de pagamentos ou com o sistema do banco/instituição financeira. Nesses casos, é recomendado aguardar e tentar novamente, ou utilizar um cartão de outra instituição financeira para efetuar o pagamento.

Recebeu um código de erro que não está aqui no artigo? Deixe nos comentários qual foi o código que você recebeu e nós vamos esclarecer qual foi o motivo da não autorização do cartão de crédito.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)