Como fazer uma reclamação de um banco? Passo a passo!

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Esta página explica os estágios do processo de reclamação de um banco ou instituição financeira, descreve as informações necessárias para concluir o preenchimento de formulários e o que esperar quando as instituições envolvidas estão analisando sua reclamação. Afinal, você quer saber quando seu problema vai ser resolvido, não é?

Onde reclamar de bancos?

Necessariamente nesta ordem:

SAC do banco

Ouvidoria do Banco

Banco Central, consumidor.gov, Reclame Aqui, e PROCON

Justiça

Seguindo a ordem acima, você aumenta exponencialmente as chances de ter seus problemas resolvidos e ser ouvido. Além disso, aumenta suas chances de ter um ganho de causa, caso sua reclamação tenha de ir para a justiça.

Reclamações do banco devem começar nele

Você deve dar ao negócio financeiro com o qual você está insatisfeito com a chance de resolver as coisas antes de trazer sua reclamação para outras instâncias.

Deixe-os saber qual é o problema, e como você gostaria que eles colocassem as coisas certas. Se você não tem certeza de como fazer isso, podemos ajudar. O negócio precisa dar-lhe sua resposta final dentro de um prazo rápido e hábil. Até 7 dias úteis é um prazo viável.

Digite no Google pelo nome da instituição + SAC ou Ouvidoria, e pegue o contato. Entre em contato com eles e descreva seu problema.

Registre o número de protocolo e quaisquer arquivos que tenha dos contatos com a instituição e o problema.

Reclamação de banco

PROCON, BACEN, e outras ferramentas poderão te ajudar a executar suas reclamações para que surtam efeito. (Imagem: divulgação)

Banco central e sua reclamação

Se você não está feliz com a resposta, você recebe do negócio – ou eles não voltam para você – você pode envolver o Banco Central.

O site tem uma lista das instituições das quais você poderá reclamar. Depois de verificar se a instituição está na lista, vá para o site de reclamação do Banco Central e siga os passos abaixo:

  1. Clique ou toque em registrar reclamação.
  2. Clique em entrar com conta gov.br, login Sisbacen ou Registrato
  3. Escolha sua demanda e se está em seu nome ou de uma empresa
  4. Escolha nome ou CNPJ da Instituição
  5. Escolha o assunto
  6. Descreva seu problema
  7. Adicione o protocolo da sua reclamação na instituição
  8. Preencha seus dados pessoais
  9. Preencha seu endereço
  10. Confirme

Depois, você poderá acompanhar sua reclamação pelo site de login normalmente.

Processo semelhante poderá ser feito no site consumidor.gov, e no Reclame Aqui. Recomendamos que você também vá ao PROCON de sua cidade, ou registre ume reclamação online.

Acompanhamento de reclamação no Banco Central

Uma vez que temos todas as informações, o Banco Central analisará a situação.

Se acharem que há apenas um mal-entendido – ou você não teve perdas financeiras – eles explicarão o porquê. Mas se decidirem que você foi tratado injustamente, o BC forçará o banco a consertar a situação. Ele será capaz de resolver a maioria das reclamações dessa maneira.

Se você quiser levar as coisas para frente

Se você ou o negócio discordarem da avaliação inicial da sua reclamação, você (ou o negócio) podem pedir uma escalada da decisão para o âmbito jurídico. O juiz terá o poder de tomar decisões finais legalmente vinculativas, incluindo também quaisquer valores que julgar que tenha direito a cargo de danos morais.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder e te ajudar! Estamos aqui para crescermos juntos, e sua ajuda é sempre bem vinda!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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