Se você já teve um pedido de cartão de crédito negado, você provavelmente está se perguntando o por quê. O banco que tenta emitir o cartão de crédito raramente lhe diz o motivo claro da recusa do cartão de crédito. Enquanto você está esperando entender os motivos da recusa de sua aplicação a um cartão de crédito, aqui estão algumas razões possíveis que seu pedido de cartão de crédito pode ter sido negado.

Os seus saldos de empréstimos são muito altos

Se você não foi reduzindo seus saldos de empréstimos, os emissores de cartões de crédito estão hesitantes em dar-lhe um cartão de crédito porque você pode não ser capaz de pagar. Antes de se aplicar para um cartão de crédito, pague alguns de seus saldos de empréstimos existentes.

Os seus saldos de cartão de crédito são muito altos

Empresas de cartão de crédito querem ver que você está usando apenas uma parte do crédito que está disponível para você. Se você está usando muito de seu crédito disponível, especialmente se você estiver usando a totalidade do crédito disponível, você pode contar que seu pedido de cartão de crédito será negado.

Sua renda é muito baixa

Limites de renda variam de acordo com emissor do cartão de crédito. O seu pedido de cartão de crédito pode ser negado se você não ganhar dinheiro suficiente para que o cartão de crédito que você tentou conseguir. Por isso, é muito importante que você compare os cartões de crédito disponibilizados pelo banco ou instituição financeira de sua opção para encontrar aquele que melhor se encaixa no seu perfil financeiro.

Você tem muitos cartões de crédito

O número de cartões de crédito que você tem pode influenciar seu pedido. Não existe um número universal que se aplica a todos os pedidos de cartão de crédito. Em vez disso, ele varia de acordo com emissor do cartão de crédito, com a análise de risco do cliente específico, e o relacionamento estabelecido com o banco ou instituição financeira que emite o cartão.

Você tem vários problemas de pagamento anteriores

Quando você começa a atrasar demais seus pagamentos ou até deixar de paga-los, geralmente os bancos ficam mais apreensivos para te dar crédito novo. Esta inadimplência é um sinal para a empresa de cartão de crédito que você não tem dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações financeiras.

Tentando de novo um cartão de crédito

Ser negado uma vez não significa que sempre será negado, mas é melhor planejar para fazer uma segunda aplicação a cartões de crédito. (Foto: www.creditcardapplications.com)

Sua saída do SPC/SERASA foi muito recente

Emissores de cartões de crédito não só olham para o tipo de inadimplência: eles também considerar quanto tempo passou desde que você entrou pela última vez em alguns dos cadastros de inadimplência. 90 dias de atraso de pagamento seis anos atrás não vai doer tanto quanto um atraso seis meses atrás. Apesar da obrigação legal das empresas de não considerarem esses dados a partir do momento que você sair do SPC/SERASA, tenha certeza que eles irão avaliar isso na hora de te fornecer um cartão de crédito.

Você tem um saldo parcelado em um cartão de crédito atual

É uma das piores coisas que você pode ter na hora de pedir um novo cartão de crédito. Honestamente, se você não conseguiu pagar outro cartão de crédito, um emissor de cartões de crédito hesitará em dar-lhe um novo. Pagando sempre a fatura cheia irá melhorar suas chances de obter aprovação para seu pedido de cartão.

Você tem um relacionamento muito recente com o banco ou instituição financeira

Apesar de muitos bancos e instituições atraírem clientes ao oferecer cartões de crédito, ter pouca ou nenhuma experiência com o seu gerente pode resultar em um pedido de cartão de crédito negado. Se você não tem pelo menos uma conta ativa nos últimos seis meses, pode ser difícil ter um cartão aprovado.

Você não é velho o suficiente para obter um cartão de crédito

Se você é menor de 18 anos, você provavelmente vai ter o seu pedido de cartão de crédito negado. Há algumas exceções, por exemplo, se você já tiver sido adicionado como um usuário autorizado no cartão de crédito dos seus pais. Mesmo adultos jovens menores de 21 anos podem ser negados se eles não têm renda ou um co-signatário, salvo em casos de contas universitárias, onde as condições são facilitadas desde que o cliente esteja matriculado em um curso de ensino superior ou técnico.

Você não preencheu completamente o formulário de inscrição/Faltaram documentos

Se sua aplicação está faltando informação vital, há o risco de ser negado, principalmente quando comprovantes de renda não são anexados. A coisa boa sobre os pedidos de cartão de crédito online mais é que muitas vezes eles não vão deixar você apresentar o pedido até que esteja completo. Dessa forma, você elimina o risco de ter seu pedido de cartão de crédito negado porque não estava completo.

Você não tem sido muito estável em empregos

Um histórico de trabalho instável poderia fazer com que o seu pedido de cartão de crédito seja negado. Se você fica pulando de emprego e têm períodos de desemprego, você pode ter dificuldades em obter aprovação para um cartão de crédito.

Seu nome está no SPC/SERASA

Apesar das empresas serem obrigadas a avisar o consumidor quando seu nome será incluído no SPC/SERASA, algumas ainda insistem em não fazer a devida comunicação e você pode se ver com o nome sujo sem que realmente o esteja. Caso seja surpreendido com essa notícia e você não sabia ou não foi avisado, é importante ir diretamente ao PROCON de sua cidade/região para fazer valer seus direitos.

Para aprovar seu pedido de cartão de crédito, pesquise, compare e prepare seus documentos

Ser reprovado na aplicação a um cartão de crédito é raro hoje, sendo geralmente associado a erros do próprio consumidor, que faz a aplicação a cartões que não atendem seu perfil de cliente ou que estão muito além de sua renda. O preparo e pesquisa, além de conversas com seu gerente, garantem que a aprovação seja mais certa. Na dúvida, sempre converse com seu gerente: ele irá recomendar os passos que você deve tomar para ter seu pedido de cartão de crédito aprovado e qual cartão é melhor para suas necessidades.

Esquecemos algum motivo? Deixe nos comentários os motivos que podem levar seu pedido de cartão de crédito ser negado!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)