Site dos bancos e do Banco Central do Brasil
De acordo com o próprio site, o Banco Central do Brasil foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional. Seus objetivos:
- Zelar pela adequada liquidez da economia, isto é, a velocidade em que ativos econômicos podem ser convertidos em caixa
- Manter as reservas internacionais em nível adequado.
- Estimular a formação de poupança.
- Zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.
- Emitir papel-moeda e moeda metálica.
- Executar os serviços do meio circulante (dinheiro em posse do público e dos bancos).
- Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias.
- Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras.
- Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.
- Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais.
- Exercer o controle de crédito.
- Exercer a fiscalização das instituições financeiras.
- Autorizar o funcionamento das instituições financeiras.
- Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras.
- Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
Sua sede fica em Brasília, capital do País, e tem representações nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Pará.
O Banco Central é o responsável por manter nossa economia saudável. Ao controlar as tarifas bancárias, ajuda que não existam abusos por parte das instituições financeiras brasileiras. Quanto ao dólar e moedas estrangeiras, que tantos de nós reclamam quando aumentam de valor, o controle feito pelo BC tem um papel importante na balança comercial brasileira, garantindo que nossos produtores tenham preços mais competitivos no exterior, trazendo mais dinheiro para nosso país.
Devemos agradecer ao BC por controlar nossas taxas de juros e manter nossa inflação sob controle. Se sua cesta básica mantém um preço estável durante todo o ano, é tudo responsabilidade deste órgão.
Se considerarmos o Banco Central a base da economia brasileira, podemos assumir que os bancos em nosso sistema financeiro são suas ramificações e responsáveis por levar ao povo as políticas econômicas. A livre competição entre eles é que garante que sempre poderemos tentar buscar melhores taxas e melhores prestações de serviços. Alguns podem ter melhores valores para o financiamento de carros ou para a compra de imóveis. Outros, podem ser melhores na hora de fazer investimentos, como aplicações na bolsa de valores. Mas é importante saber suas opções em nosso país para que você mesmo pesquise. Abaixo, uma pequena lista dos 15 maiores bancos do país e seus sites oficiais para consulta:
- Itaú Unibanco – www.itau.com.br
- Bradesco – www.bradesco.com.br
- Santander – www.santander.com.br
- Banco do Brasil – www.bb.com.br
- Caixa – www.caixa.gov.br
- Banco Votorantim – www.bancovotorantim.com.br
- HSBC Bank – www.hsbc.com.br
- Safra – www.safra.com.br
- BTG Pactual – www.btgpactual.com
- Banrisul – www.banrisul.com.br
- Citibank – www.citibank.com.br
- IBI – www.ibi.com.br
- BMG – www.bancobmg.com.br
- BNB – www.bnb.gov.br
- Banco Volkswagen – www.bancovolkswagen.com.br
Muito importante nesse momento é checar estes sites. Muitos golpes utilizam espelhos com endereços diferentes. Portanto, pesquise e use este artigo como referência na hora de garantir que está acessando o site correto. Mantenha seu antivírus atualizado, assim como seu navegador.
Muitos destes sites fornecem também simuladores de crédito e as taxas praticadas. Use e abuse deles para decidir qual é o melhor banco para você. Conhecer nosso sistema financeiro só trará benefícios para você no futuro. Sente em seu computador e dedique um tempinho para a pesquisa dos bancos. Garanto que não irá se arrepender.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Qual banco tem a menor taxa de juros?
Como abrir conta em banco online internacional?
Como se planejar financeiramente para cuidar dos pais idosos?
Tarifas do banco Itaú
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.