Ao invés construir uma empresa do zero, muitas pessoas buscam uma franquia estabelecida para começar um negócio. Mas quais são as vantagens e desvantagens de uma franquia? Quais os riscos e perigos enfrentados pelo empreendedor nesse tipo de empreendimento?

Vantagens de uma franquia

Como uma estrutura de negócio, uma franquia pode certamente ser uma opção atraente. É, muitas vezes, a escolha de quem procura iniciar um novo negócio sem os riscos associados a começar por conta própria.

Franquia é uma empresa já estabelecida

A franquia oferece a vantagem de operar sob a bandeira de uma empresa já estabelecida. As idéias, a marca, as técnicas operacionais e muito mais já são experimentados e testados, prontos para ser implementados várias vezes em diversos locais à medida que cada franqueado assume uma nova unidade da franquia.

Uma marca conhecida

Operar sob a bandeira de uma franquia permite a um franqueado tirar proveito da marca previamente estabelecida do negócio. Isso significa que haverá (em teoria) bem menos trabalho (e custo) envolvido na tentativa de estabelecer e construir a marca da empresa. Ela já será conhecida e confiável para o mercado e, portanto, deve produzir um fluxo constante de clientes fiéis à marca. A maioria, se não todas as franquias são empresas bem conhecidas com bases de clientes estabelecidos.

Financiamento mais simples do negócio

Outra vantagem de franquias é o fato de que o financiamento das unidades é geralmente mais fácil. Os investidores estão muito mais dispostos a investir em um negócio com uma rede estabelecida, marca segura e estrutura de suporte eficaz. Em alguns casos, o financiamento pode ser adquirido a partir do franqueador, tornando a vida ainda mais simples para o novo negócio. A ajuda na hora de fazer um plano de negócios, planilha de custos e de investimentos, facilita ainda mais nessa simplificação, sendo que em alguns casos a franquia te entrega uma unidade inteiramente construída e com todos os funcionários contratados para você tenha apenas a tarefa de administrar.

Relacionamentos de negócios

O franqueado também pode tirar proveito das inúmeras relações comerciais já estabelecidas pelo franqueador. As relações com os fornecedores (e talvez distribuidores) já estarão prontas e fáceis de gerenciar. As vantagens de relações já estabelecidas com os anunciantes e as equipes de marketing também pode ser benéfica para a nova unidade franqueada.

Suporte e segurança

Muitas vezes, franqueadores vão oferecer programas de formação e suporte. Estes tipos de coisas podem muito bem ser incluídas no custo da taxa de franquia. Franqueados recebem apoio da sede da empresa em uma série de áreas, incluindo marketing, treinamento e até mesmo financiamento. A sede da empresa de grandes franquias estão prontas com conselhos e experiência para tornar o seu negócio o melhor que puder ser. Muitas empresas ajudam franqueados, oferecendo empréstimos para cobrir despesas de inicialização, e alguns (especialmente as grandes empresas) ainda oferecem gerenciamento e treinamento em tecnologia para os seus funcionários. Como franqueado, você também vai se beneficiar de campanhas publicitárias locais já estabelecidas em todo o país e as promoções já existentes. Sua empresa também pode já ter fornecedores que trabalham com o modo que você pode facilmente obter o material que você precisa para executar sua franquia.

Gerindo os riscos de investir em negócios

Equilibrar os pros e contras de franquias e do negócio próprio ajudarão você a decidir qual opção atenderá melhor o seu perfil. (Foto: www.franchiseelites.com)

Os mitos sobre as franquias

Antes de irmos para as desvantagens, dois riscos claros estão relacionados diretamente a mitos propagados pelos vendedores de franquias com o objetivo de convencer mais pessoas a comprarem novas unidades.

Menor probabilidade de falhar

Talvez. A maioria das empresas vão falir dentro dos primeiros 5 anos. Franqueadores geralmente usam este argumento para incentivar novas pessoas a adquirirem novas franquias. A segurança oferecida pela franquia pode dar a impressão de que o negócio vai ser menos propenso a falhar. Se analisado por um fator de gestão de risco, é uma meia verdade, pois ainda vai depender de seu esforço e trabalho para o negócio dar certo.

Você vai ganhar mais dinheiro com uma franquia?

As pessoas muitas vezes pensam que outra vantagem de iniciar uma franquia é que eles vão ganhar mais dinheiro. Com o apoio de um grande nome e uma grande marca, eles acham que vão ter mais clientes e, portanto, mais lucros. Na verdade, isso nem sempre é o caso. As taxas que um franqueado paga ao franqueador muitas vezes significam um grande corte no lucro e, devido aos limites impostos pelas regras do franqueador, muitas vezes é menos fácil de investir os lucros de uma forma mais eficiente do que quando é uma empresa sua. Um franqueado pode se beneficiar de maiores lucros no início, mas no longo prazo, muitas vezes eles vão descobrir que começar seu próprio negócio teria sido mais rentável.

Desvantagens de uma franquia

Muitas vezes as pessoas estão sob a crença equivocada de que as vantagens superam as desvantagens, mas isso é porque eles estão comumente cegos aos riscos potenciais de iniciar um novo negócio a partir do zero.

Sem controle sobre a franquia

A primeira e mais significativa desvantagem de uma franquia é o fato de que o franqueado não tem o controle do negócio ou como ele é executado (ou o controle é muito limitado). As regras do negócio já estão estabelecidas e são parte do contrato de franquia. Como a empresa opera é definido pela marca da franquia e é muito raro que um novo franqueado seja capaz de operar fora dessas fronteiras.

Ao contrário de ter seu próprio negócio independente, quando você é um franqueado você é obrigado a seguir as políticas da empresa. Isso inclui o uso de uniformes da empresa, embalagens e materiais de marketing. Você também vai ter que aderir a promoções em todo o país em vez de oferecer suas próprias promoções para trazer os clientes. Enquanto você vai estar no comando de sua franquia até um dado ponto, suas práticas de negócio devem seguir as diretrizes corporativas.

Preso a fornecedores

Operando uma franquia, você provavelmente gostará de manter os custos baixos. Encontrar os fornecedores mais baratos para minimizar suas despesas gerais e maximizar seus lucros é uma grande opção. Mas ser parte de uma franquia significa que você vai ser obrigado a usar a rede de abastecimento da franquia. Você estará vinculado aos fornecedores ditados a você pelo contrato de franquia. A desvantagem, obviamente, para um franqueado não é apenas a falta de controle, mas a redução potencial dos lucros.

Riscos de outros

Outra desvantagem grave de uma franquia é o risco de que outros podem prejudicar a reputação da sua empresa. Como franqueado, você contará com a marca da empresa para trazer-lhe clientes. Se outros franqueados fizeram alguma coisa para prejudicar a reputação da marca, isso terá um efeito dominó em seu próprio negócio. Potencialmente, isso pode prejudicar suas vendas e lucros globais. Todos os problemas encontrados em grandes empresas, seja em termos de reputação, finanças ou qualquer outra coisa, se tornam os seus problemas também. Sempre considere o histórico da empresa antes de assinar com eles e, possivelmente, o que a empresa já fez para se recuperar de crises anteriores.

Custos de franquia

Esta é uma grande desvantagem para a maioria das franquias: os custos. Um franqueado, muitas vezes, tem que pagar um custo inicial de compra no contrato de franquia. Como parte do acordo, então o franqueado fará o pagamento de taxas mensais para o suporte e treinamento fornecido pelo franqueador. No longo prazo, isso significa uma restrição para a quantidade de lucro (e dinheiro no bolso) que você pode fazer como um franqueado. Investimentos de inicialização exigidos dos franqueados podem ser maiores do que a quantidade que você precisa para começar um negócio independente, embora varie dependendo da empresa. Enquanto você pode se dar ao luxo de agir como seu próprio patrão, você ainda está obrigado a pagar uma porcentagem de suas vendas para a corporação. Além disso, algumas empresas exigem de franqueados o pagamento de taxas de marketing para a publicidade em todo o país.

Participação nos lucros

Você faz todo o trabalho duro e ainda tem que pagar ao franqueador pelo privilégio de usar a marca (e suporte). Quando os tempos são difíceis, isso pode significar uma nova redução dos já baixos lucros e uma luta para o seu negócio continuar funcionando.

Considerações Finais

Tal como acontece com as outras formas de negócios, as vantagens e desvantagens de uma franquia precisam ser equilibrados e considerados antes de iniciar seu novo negócio. A principal vantagem é claramente a segurança, mas a desvantagem dos custos, lucro e controle reduzido podem afastar possíveis interessados. Certamente, a maioria das pessoas vais escolher iniciar seu próprio negócio, em vez de ficar amarrado com um contrato de franquia. Isso não quer dizer que a criação de uma franquia não é digna de consideração.

Qual a sua opção? Como foi sua experiência com um negócio próprio ou franquia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)