Com o Governo do Brasil funcionando com déficits recordes, dólar valorizando, consumo em excesso e oferta que não atende à demanda, há muita preocupação de novos investidores sobre como proteger a sua carteira de investimento de altas taxas de inflação. É uma boa suposição de que os preços vão aumentar à medida que o dinheiro se torna menos valioso, com a redução do poder de compra.

Como você pode se proteger então contra os altos índices de inflação para não perder dinheiro? O que você pode fazer para posicionar a riqueza de uma maneira que você pode dormir tranquilamente à noite? Não há métodos infalíveis, mas há algumas coisas que você pode considerar como um bom planejador financeiro. Feito corretamente, essas atitudes têm o potencial de reduzir significativamente o risco de choques de inflação.

Evite uma alta concentração de títulos de longo prazo em sua carteira

Quando se trata de se preocupar com a taxa de inflação, os títulos são a única classe de ativos mais vulneráveis. De fato, a inflação pode destruir o patrimônio líquido do investidor como traças comem roupas. Muitas vezes, no momento em que você percebe, já é tarde demais. Isso acontece porque a maioria dos títulos recebem uma taxa fixa de rentabilidade que não aumenta. Se você comprar um título de 30 anos que paga uma taxa de juros de 4%, mas a inflação dispara para 12%, você está em sérios apuros. A cada ano que passa, você está perdendo mais e mais poder de compra, independentemente de quão seguro você acha que investir em títulos seja. Ter alguns investimentos em títulos até vale, mas para diversificar sua carteira. Mas na hora de reorganizar com inflação alta, fuja destes títulos.

Inflação e investimentos

Na figura, mais algumas dicas para tempos de inflação e investimentos. (Foto: www.meionorte.com)

Investimentos próprios que podem aumentar o Fluxo de Caixa

Com o aumento de custos, o McDonald’s pode aumentar os preços cobrado por Big Macs e batatas fritas, certo? Com o aumento de custos, uma companhia de seguros pode cobrar mais em sinistros, certo? Com o aumento de custos, o proprietário de imóveis pode aumentar o aluguel na maioria das áreas do país, certo? Estes são exemplos de empresas ou imóveis que tenham alguma proteção inata a partir de um aumento da taxa de inflação. Se os investimentos que você possui tem poder de precificação, você pode sobreviver a ataques de alta inflação sem se machucar muito mal. Estes preços estão ligados a indicadores que aumentam sua porcentagem na mesma medida em que aumenta a inflação. Estes são investimentos que você deve sempre buscar em sua carteira, pois sempre terão uma rentabilidade garantida, independente da inflação.

Commodities próprios que se movem independentemente de Moedas

Se você possui uma fazenda que produz commodities como o trigo ou o milho, investimentos em petróleo, ouro, prata ou cobre, minérios ou outros ativos negociados como mercadorias, como arte ou colecionáveis, você provavelmente não vai precisar se preocupar com a inflação alta tanto quanto em épocas normais. Se as pessoas precisam de petróleo, ou de trigo ou ouro, eles vão pagar por isso em qualquer moeda que você aceitar, mesmo se estamos de volta à idade da pedra, trocando conchas do mar e penas. Vários investidores extremamente ricos que estavam comprando terras agrícolas no Canadá, alguns anos atrás, porque eles acreditavam que os Estados Unidos iriam sofrer uma inflação significativa e um dólar mais fraco, como resultado de déficits fora de controle. Eles sabiam que a capacidade de fazendas produtoras de matérias-primas em um país estrangeiro iriam proporcionar-lhes uma âncora em potencial. Vale um destaque especial para o ouro, que praticamente em todas as épocas é sempre um porto seguro.

Você pode se proteger de uma alta taxa de inflação

Concluindo, você não tem que sofrer com a alta taxa de inflação. Há passos que você pode tomar para reposicionar sua carteira de investimentos para proteger contra a perda de poder de compra. Investidores inteligentes podem até mesmo encontrar oportunidades para lucrar com a inflação. Basta manter-se informado e assim, conquistar seu espaço financeiro no mundo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)