Como conseguir capital de giro?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Se você é o proprietário de um negócio recém-lançado, muitas vezes pode ser difícil manter um equilíbrio entre os ativos atuais do seu negócio e seus passivos atuais. Se este equilíbrio for perturbado, sua empresa pode se encontrar em um déficit de capital de giro e você pode enfrentar dificuldades no dia-a-dia. Isso é quando escolher a opção de empréstimo certo pode ser sua melhor aposta.

Vamos ver quais opções existem para obter capital de giro para o seu novo negócio.

Empréstimo de capital de giro

Um dos meios mais populares e eficazes de criar capital de giro para um novo negócio está aproveitando um empréstimo comercial de um banco ou uma instituição financeira.

Um empréstimo comercial é uma forma de um contrato de empréstimo feito entre o credor e o proprietário da empresa. O credor concorda em dar uma quantia específica de dinheiro para o proprietário empresarial, desde que este mais lhe pague, com maior interesse, de acordo com um cronograma predeterminado.

Embora seja possível assumir um empréstimo pessoal e utilizá-lo para os propósitos do seu negócio, muitas vezes é mais útil optar por um empréstimo especializado projetado para atender às necessidades de seus negócios específicos. Por exemplo, alguns empréstimos comerciais são voltados para ajudá-lo a dar o início sua pequena empresa, outros são destinados especificamente para comprar novos equipamentos ou máquinas.

Ao contrário dos empréstimos comerciais tradicionais, os empréstimos comerciais de nova idade são projetados para oferecer maior flexibilidade ao mutuário, permitindo que eles façam uma escolha mais ampla de posse.

No entanto, esses empréstimos normalmente exigem uma alta classificação de crédito para a empresa e os promotores individuais. Dependendo da credibilidade da empresa e dos promotores, esses empréstimos poderiam ser garantidos através de colaterais, como propriedade pessoal, ações ou outras garantias garantidas semelhantes.

Fazendo capital de giro para seu negócio

Seu negócio pode ter capital de giro de diversas maneiras, trazendo um respiro necessário para seu empreendimento. (Imagem: EY)

Linha de crédito para capital de giro

Uma linha de crédito de negócios é frequentemente descrita como um híbrido de empréstimos regulares e cartões de crédito de negócios.

É um tipo de empréstimo rotativo oferecido por bancos e instituições financeiras que fornecem acesso a uma quantidade específica de capital para você como proprietário de uma empresa.

Você pode utilizar este capital como e quando necessário para atender às necessidades de seu novo negócio e, em seguida, pagar imediatamente ou durante um período de tempo. Assim que o capital oferecido é emprestado, a taxa de juros é aplicada ao valor.

Uma linha de crédito de crédito também requer a aprovação dos mutuários do credor que é determinado por suas pontuações de crédito semelhantes a como os empréstimos comerciais regulares e os cartões de crédito empresarial funcionam.

A linha de crédito de negócios funciona de forma semelhante a um empréstimo comercial em termos de requisitos para pontuação de crédito, histórico de crédito e garantia.

Parceria com uma empresa de Fintech para capital de giro

Você poderia considerar a opção de parceria com uma empresa especializada exatamente esse aspecto que deseja buscar capital de giro.

As empresas Fintech são instituições financeiras que usam tecnologias como telefones celulares e computadores para fornecer serviços financeiros aos clientes. Eles podem ser de qualquer tamanho de uma inicialização para uma grande organização.

Eles têm especialização especializada, programas e plataformas que são projetadas para bombear dinheiro para o ecossistema financeiro da cadeia de suprimentos e ajudar a aumentar o capital de giro para novos negócios.

Em comparação com meios tradicionais de entregar serviços financeiros, as empresas de Fintech são muitas vezes tecnologicamente mais eficientes.

A solicitação de um empréstimo com um parceiro de Fintech é geralmente totalmente digital. Pode-se aplicar diretamente em seus sites ou seus aplicativos e esperar uma resposta dentro de 48-72 horas.

Investidores anjo para capital de giro

Os investidores anjo são indivíduos com valores de rede que buscam prestar assistência financeira a novos empreendimentos e empresas. Esta assistência financeira é frequentemente oferecida em troca de uma parcela de propriedade no negócio, tipicamente sob a forma de equidade.

Dependendo do tipo de investimento e participação, eles estão procurando, os investidores anjo podem fornecer um apoio financeiro único ou continuar a investir e apoiar o novo negócio através de vários processos.

Os investidores de anjo muitas vezes estão à procura de novas oportunidades de negócios inovadoras e muitas vezes gostam de participar de vários aspectos dos empreendimentos em que investem.

Ao se aproximar de um investidor de anjo, é melhor ter um deck de tom claro e detalhado que ilustra por que sua empresa é essencial e como você planeja expandi-lo nos próximos anos.

Existem vários fóruns organizados para os investidores de anjo se unirem para oportunidades de investimento. Algumas organizações de investimentos anjos podem te ajudar a acessar o capital de giro.

Empréstimo de amigos e familiares

Tomando um empréstimo de amigos íntimos e familiares pode ter suas vantagens óbvias.

Se você está recebendo um empréstimo de seus entes queridos próximos, é provável que você receba rapidamente e sem hesitação. Também tem a vantagem de evitar o processo de aprovação de crédito.

No entanto, envolvendo familiares e amigos em assuntos de negócios podem ser complicados e podem facilmente ficar complicados.

No caso de você ser incapaz de pagar o montante do empréstimo dentro do prazo prometido, os relacionamentos podem ficar tensos e atrito podem surgir.

Tomando um empréstimo de amigos e familiares deve idealmente ser considerado como uma última opção de recurso ou manipulada com imensa cautela, estabelecendo termos claros e mantendo uma abordagem profissional para os reembolsos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário