O que levar em conta ao criar uma sociedade?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Quando você encontrar um parceiro de negócios, você dobra as alegrias de operar seu negócio e reduzir as dificuldades. Encontrar o parceiro de negócio direito pode ser demorado e cansativo, mas vale a pena para encontrar alguém que esteja disposto a dar ao seu negócio o tempo que ele merece.

Leia revistas de negócios e artigos sobre novas empresas e as pessoas que iniciaram um negócio. Saiba de onde eles vieram, os seus conselhos e ideias sobre os negócio e o que os ajudou a chegar onde estão hoje. Faça cursos do SEBRAE e busque informações nos centros de atendimento desta que é uma ótima instituição brasileira para incentivar o empreendedorismo.

Evite convidar amigos ou familiares para acompanhá-lo em uma parceria de negócios. Embora possa funcionar, pode haver a chance de que a empresa não vai se tornar um sucesso, prejudicando um bom relacionamento.

Abrindo sociedade

Com planejamento, cuidado e uma boa dose de conversa, você pode ter uma excelente sociedade para fazer seu negócio funcionar! (Foto: codigopostal.ciberforma.pt)

Avalie a história do parceiro e a perspectiva de negócios para determinar se eles vão ser um bom jogo para você e para a empresa. Saiba mais sobre as suas vendas e histórico de atendimento ao cliente e determine se eles têm os mesmos objetivos que você. Peça um currículo e faça praticamente uma entrevista de emprego para saber o que ele quer do futuro: um negócio próprio não é algo casual e nem temporário.

Pergunte aos outros seus pensamentos sobre a pessoa que você está considerando como um parceiro de negócios. Talvez você possa pedir feedback de parceiros de negócios passados de alguém que eles estavam em parceria antes.

Evite um parceiro de negócios que pode ter sido um concorrente passado ou alguém que você pode ter problemas de confiança. Parceiros são destinados a compartilhar informações, dicas, segredos e até mesmo o fracasso. Considere encontrar um parceiro de negócios que você confia completamente e que você sabe que vai apoiá-lo se for necessário.

Vá a feiras profissionais e especializadas. Em cursos de sua área, também é uma boa prestar algumas visitas. Desta forma, você manterá contato com várias pessoas que poderão indicar futuros parceiros profissionais.

Quando decidir, faça um contrato bem selado com a ajuda de um advogado. O SEBRAE pode te ajudar a conseguir um modelo básico para você trabalhar em cima. Quanto mais você dedicar a isso, mais fácil vai ficar.

Lembre-se que se não encontrar um parceiro, não significa que você não possa manter o negócio sozinho. O programa Empreendedor Individual está aí para isso.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário