Estimular o crescimento e reter uma vantagem competitiva é uma luta constante que todo empresário deve enfrentar. No entanto, independentemente de você ser o fundador ou acionista, uma forma de apoiar o futuro de sua empresa é por meio de um empréstimo para pessoa jurídica

Isso significa, essencialmente, oferecer seu próprio dinheiro a uma sociedade limitada, dando-lhe a força e os meios para apoiar uma série de projetos e objetivos importantes, enquanto cobra juros. No entanto, embora seja uma forma útil de fornecer fundos, também é uma decisão que precisa ser cuidadosamente considerada e planejada.

Portanto, se você está pensando em emprestar dinheiro para sua empresa limitada, é disso que você precisa estar ciente.

Por que devo emprestar dinheiro a uma empresa?

Quer você seja o fundador ou o acionista de uma empresa aberta / limitada, o empréstimo de capital próprio pode ser uma forma útil de apoiar uma ampla gama de projetos essenciais, ao mesmo tempo que gera retorno através da aplicação de juros. Como tal, pode ser o capital que você tirou de suas economias pessoais, emprego existente ou mesmo por meio de um empréstimo de diretor (combinado com outra empresa na qual você está envolvido). Portanto, como você está emprestando o capital, não há limite para o que você pode fornecer ou para que ele pode ser usado. No entanto, compreender as vantagens e desvantagens desse caminho é vital para decidir se é um curso de ação apropriado para o seu negócio.

Quais são as vantagens de dar um empréstimo para uma empresa?

Uma das maiores vantagens de decidir emprestar dinheiro a uma empresa é que você e quaisquer outros envolvidos não precisam doar mais nenhum patrimônio (ações) no negócio – ao contrário do Crowdfunding, Capital de Risco ou Investimento Anjo. Como tal, a estrutura atual da empresa permanece inalterada, sem adicionar mais acionistas do que já existe.

Além disso, uma vez que é sua capital, você está no controle de quanto você fornece e para que isso pode ser usado. Assim, ao emprestar dinheiro para sua própria empresa limitada, você pode apoiar qualquer número de projetos vitais que possam estar em andamento – de crescimento, inovação, despesas de capital de giro ou fluxo de caixa desigual a uma injeção de caixa.

Além disso, você também controla a duração do contrato (prazo) e quando será reembolsado. Naturalmente, você desejará receber seu dinheiro de volta o mais rápido possível, mas isso deve ser considerado cuidadosamente junto com o plano de negócios e previsão de fluxo de caixa da empresa. Quanto a empresa pode pagar confortavelmente? Qual esquema de reembolso você usará (por exemplo, reembolsos mensais fixos ou flexíveis)? A empresa poderia se beneficiar ao manter o capital por um período mais longo, e quanto de juros você pode esperar ganhar com seu investimento?

Finalmente, outra vantagem de emprestar dinheiro a uma empresa é que você é livre para cobrar qualquer taxa de juros que desejar – se cobrar. No entanto, se você decidir cobrar juros, faça-o com moderação. Cobrar uma quantia excessiva de juros pode ser paralisante para a empresa, forçando-a a assumir um montante crescente de dívidas que pode afetar sua capacidade de crescer e acompanhar outras despesas operacionais.

Empréstimo de PF para PJ

Emprestando dinheiro de PF para PJ precisa seguir alguns critérios específicos. (Foto: Pinterest)

Quais são as desvantagens de empréstimo pessoa física para pessoa jurídica?

Apesar de ser uma ótima maneira de fornecer fundos para uma empresa, existem desvantagens que também devem ser observadas. Por um lado, quaisquer juros que você ganhe com este acordo deve ser relatado em seu imposto de renda.

Além disso, você também precisa estar ciente das implicações que podem estar envolvidas se você colocar uma grande quantidade de capital no negócio, especialmente se exceder o que outros diretores ou acionistas estão propondo – se houver. Portanto, para proteger o seu investimento, você pode usar isso também para defender uma maior participação acionária na empresa, que seja proporcional à sua contribuição e reconhecida em um acordo legal por escrito.

Isso ocorre porque, se você decidir eventualmente vender, você receberá o mesmo montante de capital de volta que quaisquer outros diretores ou acionistas – assumindo que todos tenham uma participação igual no negócio. Portanto, embora as vendas de negócios geralmente resultem na resolução de todas as dívidas contraídas pelos diretores da empresa por conta dos rendimentos, você pode estar perdendo a chance de gerar um maior retorno sobre o seu investimento.

No entanto, se você não decidir eventualmente vender o negócio, mas quiser obter um retorno do seu investimento, obter o capital social pode ser um processo longo e demorado, que envolve muita papelada. Dessa forma, cobrar juros da empresa pode facilitar a recuperação de seu capital e a obtenção de retorno. Mas ter de fazer pagamentos regulares colocará uma pressão adicional em suas finanças.

A Indústria Financeira Alternativa

Embora emprestar dinheiro a uma sociedade limitada tenha seus méritos, também há uma série de desafios envolvidos. No entanto, se você está procurando investir no futuro do seu negócio, mas deseja explorar um caminho diferente, dê uma olhada no que a Indústria de Finanças Alternativas tem a oferecer.

Ao conceder acesso a uma nova geração de produtos e credores de financiamento de negócios, a indústria de finanças alternativas está oferecendo a cada vez mais proprietários de negócios as oportunidades de que precisam para ter sucesso. Se você for capaz de suportar uma variedade de situações financeiras diferentes, tudo o que você precisa fazer é encontrar um acordo de financiamento adequado para os objetivos da empresa.

Precisa de ajuda para apoiar uma empresa?

Para que sua empresa cresça e alcance um futuro sustentável, ter acesso a uma quantidade suficiente de capital é vital. No entanto, apesar da necessidade, o capital não é fácil de encontrar. Como tal, você pode ficar tentado a investir seu próprio capital no negócio, possivelmente como um empréstimo. No entanto, há uma série de fatores a serem levados em consideração.

Como tal, dando uma olhada no que a Indústria de Finanças Alternativas tem a oferecer, este poderia ser um caminho mais apropriado a seguir. Tudo o que você precisa fazer é obter um contrato de financiamento adequado para o seu negócio de um credor em quem você possa confiar – que é onde podemos ajudar.

Pesquise, compare, e você pode encontrar a melhor opção.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)