Todo início de ano é a mesma coisa. Você passa na frente das lojas da rede Magazine Luiza e já tem aquela fila de gente, mesmo no dia anterior à chamada “Liquidação Fantástica”, com propagandas de descontos de até 70% nos produtos da rede. Mas o que é essa liquidação? Vale mesmo a pena? Será que não é só propaganda? Vamos contar um pouco da história dessa liquidação e entender como são essas promoções.

O que é a Liquidação Fantástica do Magazine Luiza?

Podemos chamar a Liquidação Fantástica da rede de lojas Magazine Luiza de “Black Friday Brasileira”. Em uma tradição que já dura mais de 20 anos, a liquidação já virou tradição na segunda sexta feira de janeiro de todos os anos, quando já na quinta feira pessoas fazem fila na frente das lojas da rede para aproveitarem os grandes descontos. Várias outras lojas seguiram o mesmo ritmo e promovem promoções semelhantes na mesma semana ou até no mesmo dia, liquidando estoques de fim de ano em promoções incomparáveis.

Geralmente, as lojas abrem entre as 5h/6h da manhã e fecham às 14 h. Mas quem chega mais tarde já perdeu praticamente todas as oportunidades para aproveitar as melhores oportunidades. O site do Magazine Luiza geralmente fecha durante a madrugada, “em respeito às pessoas que esperam nas filas durante a madrugada”, de acordo com a Magazine Luiza. O site abre no mesmo horário que as lojas e oferece também promoções com os mesmos descontos.

As promoções são de verdade ou só propaganda?

Realmente as ofertas são de verdade, com preços bem baratos, possibilidade de parcelamento em muitas vezes sem juros e ofertas que dificilmente você encontrará durante o ano inteiro para muitos outros produtos.

Entretanto, dificilmente você encontrará grandes descontos para produtos “novos”, aqueles com menos de 6 meses de mercado. Mesmo assim, se você não se importar em ter um produto um pouco “desatualizado”, as promoções se tornam muito mais atrativas.

Questionando os descontos do Magazine Luiza

Lojas lotadas, pessoas se empurrando, filas do lado de fora dobrando quarteirões. Os descontos valem tudo isso? (Foto: ourinhosnoticias.com.br)

Vale a pena a queima de estoque de início de ano do Magazine Luiza?

Como dissemos, se você não se importar em ter um produto um pouco “desatualizado”, a queima de estoque vale a pena e te dará uma ótima oportunidade para encontrar grandes descontos. Porém, você terá que esperar em uma fila por boas horas para aproveitar os melhores preços e oportunidades.

Há relatos na rede de casos onde os funcionários das lojas “limpam” as melhores ofertas antes da loja abrir. Parecem ser casos isolados, mas se sua cidade é muito pequena as chances disso acontecer são exponencialmente maiores.

Há outros relatos que também afirmam que os melhores produtos acabam nas primeiras duas horas de vendas. Ou seja, para aproveitar as melhores oportunidades o jeito é passar a madrugada esperando mesmo. Há um sacrifício, que pode valer a pena se sua programação de compras para o ano está já planejada para estes itens que estão na sua lista de compras.

Para tirar o maior proveito desse dia de compras, entretanto, o planejamento é crucial.

Como se preparara para a queima de estoque do Magazine Luiza?

Pesquise o preço de todos os itens que você deseja comprar na internet antes de fazer as compras. Sites como o Buscapé, Baixou! e Boa Compra podem ajudar a encontrar os melhores descontos e valores. Nesta lista, planeje tanto quanto de dinheiro você tem para comprar a vista quanto para comprar a prazo (quanto você terá para pagar cada mês), de forma a não pesar no orçamento da família.

Tenha certeza de quando pesquisar, ir no site das fabricantes pesquisar pelo nome do modelo do produto. Muitas lojas vendem modelos  “ultrapassados” como se fossem mais novos, o que pode acabar te enganando na sua pesquisa.

Por fim, deixe uma margem de 20% a 30% do dinheiro que você irá gastar na promoção para “ofertas imperdíveis”. Pois não adianta o quanto nós dissermos para você se ater a uma lista de compras, sabemos que sempre haverá um ou outro item que você vai querer comprar de qualquer jeito.

Não se esqueça também de pedir um desconto ainda maior para itens de mostruário: como eles estão em constante uso, perdem muito tempo de vida útil.

Opinião pessoal: não vale a pena

Veja bem, eu sou um cara que não gosta de gastar muito por nada. Ainda mais no Brasil, onde tudo tende a ser muito mais caro que no exterior. Eu espero meses até encontrar os melhores preços, acompanho promoções constantemente e sempre tenho um dinheiro separado para boas oportunidades, assim como também me planejo para sempre poder parcelar pelo menos uma “grande compra” por ano. Este ano foi um smartphone, ano que vem serão um microondas e um monitor para o meu computador.

Geralmente compro os produtos de última geração. Por que isso? Porque eles durarão mais tempo sem ficarem desatualizados. As grandes promoções geralmente ocorrem para os produtos ultrapassados, que terão um tempo de vida útil de 2-3 anos, enquanto as gerações mais novas ainda podem experimentar um ciclo maior, de 5 anos. Mas uma televisão de 50 polegadas vai continuar sendo uma televisão de 50 polegadas, com certeza absoluta. Então por que eu não compraria na promoção do Magazine Luiza?

Passar a madrugada na fila para talvez encontrar um produto que eu queira após passar meses pesquisando preços e comparando produtos. Simplesmente não vale meu tempo. Prefiro esperar na internet e encontrar um preço no momento certo. O produto vai estar sempre lá e em algum momento, encontrarei um preço que poderei pagar. O mesmo vale pra você.

Compartilhe conosco sua experiência com a promoção do Magazine Luiza e de outras varejistas no espaço de comentários abaixo. Queremos saber mais para fazermos artigos cada vez mais detalhados!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)