Gostaríamos de pensar que as melhorias que fazemos para nossas casas irão resultar em um aumento no valor de revenda. A triste realidade é que o rendimento médio dos projetos é bem menor do que o valor investido Além disso, temos que pensar em investimentos que não apenas valorizem a casa, mas que não são custosos demais no bolso e acabam se pagando com o tempo pela praticidade que trazer às nossas vidas.

Na maioria das vezes, você não vai aumentar o valor de revenda da sua casa real por real ou rever todo o dinheiro investido com qualquer projeto de remodelação. Você pode tornar a sua casa mais confortável para se viver, e você pode aumentar o valor de revenda um pouco, mas você simplesmente não vai conseguir retomar todo o valor investido.

Tendo em conta o que é melhor e os investimentos, vamos então às reformas que realmente podem se pagar sozinhas ao longo do tempo.

Cozinha

Se você estiver disposto a remodelar a sua cozinha, você pode ter um retorno bastante decente. No entanto, uma grande remodelação da cozinha é cara. Porém, como é uma área muito utilizada da casa, é também uma área que constantes atualizações trazem mais valor, principalmente com a moda dos chefes de cozinha nos últimos anos e os homens se interessando mais por cozinhar. Além disso, entupimentos no encanamento da cozinha são muito comuns e obras preventivas podem ajudar a impedir reparos mais caros mais tarde.

Porão e/ou no sótão

Não são muito comuns nas casas brasileiras. Mas aqueles que transformam um porão ou sótão em um ambiente mais amigável, bonito, bem aparentado, passam a ter um espaço a mais, expandindo o uso de sua casa para mais ambientes. Pode ser um quarto de leitura, até uma lavanderia ou estúdio de pintura. O importante é não deixar o espaço como um estoque de quinquilharias e com um visual abandonado.

Substituição de janelas

Substituir as janelas por modelos mais modernos além de dar um visual mais bonito para sua casa, pode possibilitar a mudança por modelos mais seguros e/ou modelos que trazem uma iluminação mais natural para sua residência. Em ambos os casos, além da economia com a luz, há uma valorização considerável da casa, um investimento que com certeza tem um bom retorno.

Renovações e reformas da casa

Tudo começa com uma pintura. Depois, alguns tijolos. Mal você vê, já está adicionando uma nova parte em sua casa. Portanto, cuidado e invista melhor seu dinheiro nas boas reformas! (Foto: wannah.net)

Cobertura das paredes externas da casa

Ao incrementar a parte externa da sua casa, o visual chama mais atenção e ao mesmo tempo, traz valor para sua residência. Porém, você ainda pode incrementar ao utilizar camadas impermeáveis ou que ajudem a dissipar/manter o calor na sua casa, ajudando a diminuir as contas do ar condicionado, ventiladores e aquecedores.

Energia solar e/ou eólica

Seja para a produção de energia elétrica e/ou aquecimento da água, a energia solar e eólica são boas fontes de economias. Em conjunto, ao longo do tempo, podem até praticamente zerar suas contas de eletricidade, dependendo de onde você mora e como faz a instalação. Com certeza, um ganho e tanto para sua casa.

Aterramento da eletricidade

Com as novas especificações para as tomadas brasileiras no modelo 3 pontas, o aterramento de sua casa realmente servirá para alguma coisa. Este investimento é válido principalmente porque ajudará a impedir curtos circuitos e até incêndios em sua casa. Vale a pena lembrar também de trocar as tomadas da residência, garantindo assim a segurança completa.

Espaço externo da casa

Um simples jardim além de ser bonito traz mais frescor para dentro de sua casa. Com ele, também vem a possibilidade de fazer uma pequena horta, que pode resultar em economias na sua alimentação, mesmo que seja apenas com temperos ou outros quitutes.

Substituição da porta da garagem

Uma porta eletrônica de aço, bem firme e segura, garante ao proprietário uma boa valorização da residência e um alto valor de revenda para uma casa que ficará também mais prática na hora de colocar o carro na garagem, principalmente em dias chuvosos.

Adição de deck de madeira

Você já sonhou em ter um deck de madeira agradável do lado de fora da casa? Se esse é o seu sonho, este pode ser o ano para torná-lo realidade. Um deck de madeira agradável proporciona um valor decente para o seu dinheiro. Além disso, você terá um ótimo lugar para relaxar durante todo o verão. Apenas certifique-se que você compra bons materiais e mantém uma boa manutenção do deck, seja ele de cobertura, de segundo andar ou térreo, para que ele mantenha seu valor por muito mais tempo.

Substituição da entrada da casa

Outra forma de aumentar a apelação da sua casa é para substituir a sua porta da frente. Esta é uma medida simples, mas que valoriza sua residência e pode ser o começo de um investimento em uma casa mais segura para você e sua família.

Considerações finais

Segurança, praticidade e design. Nesta ordem, estes elementos mais valorizam uma residência do que outros. Sempre pergunte-se sobre a real efetividade de uma reforma antes de fazê-la. Você poderá poupar preciosos reais para uma reforma realmente valiosa ao invés de gastar a toa por algo que não valha tanto a pena. Seguindo nossas dicas e reformas valiosas pode ter certeza que o investimento valerá a pena.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)