Se você já pensou em comprar uma casa de praia, sítio ou granja como sua casa residencial ou casa de férias, saiba que é um grande investimento a ser feito. Se você não tem o cuidado de escolher um local perfeito, você pode se arrepender de sua decisão de comprá-lo. Existem muitos fatores importantes a considerar quando se compra uma casa na praia, sítio ou granja. E quase sempre, é uma má idéia essa compra.

Ao comprar uma dessas casas, você tem que ter certeza de que sejam facilmente acessível por outros meios complementares de transporte que não sejam apenas ônibus, carros ou até um barco. Avalie a área ao redor da casa que você está comprando para ter certeza de que ele está perto de recursos básicos que você pode precisar, principalmente na compra de sítios e granjas. Lembre-se que acessibilidade também leva em conta a quantidade de vezes que você irá viajar para visitar sua segunda casa.

Cuidado com a idade da casa também. Casas muito velhas ou muito perto do mar tendem a ter muitos problemas, como infiltrações, oxidação e até madeira apodrecida. O ideal é levar um especialista com você para que ele faça uma avaliação da estrutura da casa. Lembre-se de separar um valor anualmente ou mensal para a manutenção da residência ou você terá muitas dores de cabeça quando quiser relaxar na calmaria de sua casa de descanso.

Uma decisão que tem que ser bem planejada

Comprar uma casa de praia é o sonho de muitas pessoas. Mas sem planejamento, pode virar um grande pesadelo. A manutenção e os cuidados que devem ser tomados com uma casa de praia são muito caros. Você tem espaço para eles em suas finanças? (Foto: ideasdecor.net)

Veja muito bem a saúde das plantas que estão plantadas no local. Isso te dará uma idéia do quanto os antigos donos eram cuidadosos com a casa. Se as plantas estiverem de qualquer jeito ou parecerem que foram plantadas recentemente, isso é uma alerta vermelho. Verifique se a casa tinha um caseiro, saiba o salário que ele recebia e tente contratá-lo. É uma das decisões mais sábias a se tomar, caso essa residência não se torne sua principal moradia.

Considere sempre o bairro ou região da casa pois você precisa de pessoas para protegê-lo apenas no caso de problemas. Assaltantes armados e todos os tipos de infratores tendem a ser atraídos para os bairros isolados. Se você tem filhos, eles precisam de outras crianças para poder brincar, por isso é realmente uma boa idéia para comprar uma em uma área com famílias, mas não superpovoado.

Pesquise a história do lugar, saiba o quão segura é a região, por que a pessoa está vendendo a casa. Mesmo que os custos com a casa entrarem facilmente em seu orçamento mensal, é sábio se perguntar com qual frequência você irá visitá-la. Com os custos mensais/anuais que terá, não seria melhor apenas alugar uma casa, sítio ou granja por uma temporada? Na maioria das vezes, a resposta será sim. Tente lembrar que uma residência para descanso, você levará amigos, familiares e muito mais gente, o que te dará muito trabalho também na limpeza e manutenção do espaço. Agora, se você tem orçamento para um caseiro de confiança, que também tenha um treinamento suficiente como segurança, é uma boa opção para manter sua casa em perfeita conservação e com toda a segurança que você irá precisar.

Seu sonho de uma casa em um desses lugares tem um preço. E só você pode saber se será capaz de pagá-lo. Portanto, planeje muito bem essa compra e tenha boa sorte em sua escolha!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)