Não é tão fácil como muitos consumidores pensam decidir sobre comprar um terreno para construir uma casa ou comprar uma casa pronta. O investimento inicial de um terreno é muito mais baixo, enquanto uma casa pronta tem um valor muito mais alto. Mas a questão é mais complexa do que isso.

Financiamento de terrenos ou casas

Vamos começar tratando desta que é a forma pela qual a maioria da população obtém seus imóveis. Obtenção de financiamento é até fácil e você pode simular online várias opções. Porém, na maioria dos casos, é requerido que você tenha quantidades elevadas de dinheiro em reservas, um bom crédito no mercado e mais. Dito isso, quanto menor o valor de sua compra, menor o valor de empréstimo que você vai precisar, menor o valor de entrada e menores serão os juros a serem pagos.

A compra do terreno sai deste primeiro elemento com vantagens em relação à compra de uma casa.

Garantias na compra de um terreno ou casa

Normalmente, um terreno é comprado em uma região mais afastada do centro da cidade e para onde a cidade está crescendo. O acesso à serviços básicos, como padarias, lojas, supermercados e outros pode ser uma incógnita. Já casas e/ou apartamentos prontos são construídos em regiões onde há uma infraestrutura já presente. Além disso, a casa pronta já vem com algumas garantias, e o terreno não tem tantas delas. É comum que na hora de construir uma casa, um proprietário descubra que tinha uma pedra no subsolo do terreno que vai encarecer a construção.

Nisto, a casa pronta sai com vantagens, uma vez que o vendedor tem de garantir certas condições ao comprador.

Terrenos, casas e apartamentos

Seja qual for sua escolha, há muitas opções no mercado imobiliário e pelo menos uma dela irá atender bem às suas necessidades! (Foto: curitiba.kezka.com.br)

Quanto custa comprar um terreno e construir uma casa e quanto custa uma casa pronta?

Veja bem: há um monte de coisas que você pode fazer de errado que vai custar-lhe dinheiro na hora de construir uma casa. Se você não tem a experiência de construir casas, vai acabar não poupando dinheiro. Um profissional pode construir uma casa muito mais barata e econômica, mas cobrará um preço por todo o projeto. Você terá de investir no projeto, pesquisar diferentes materiais, procurar o arquiteto certo para desenhar sua casa. Lembrando que tudo isso envolve custos. Mas com o terreno limpo, você vai ter a casa que você quer no local que você quiser, com o custo de construção que quiser e do jeito que bem entender. Porém, algumas das casas prontas são são vendidas com valores perto de custos de construção, portanto, pode ser melhor comprar algo que já está construído, se for algo que você gosta.

Comprar um terreno para construir uma casa é mais barato que comprar uma casa pronta?

Se pensarmos que o terreno envolverá custos de longo prazo a construção gradual de uma residência e a personalização da mesma, o terreno tem um custo relativo menor, já que a casa terá sua cara e terá nela envolvida os custos que você está disposto a pagar. Porém, uma casa pronta poupa todo o tempo que terá de ser dedicado à construção de uma residência, um preço a ser pago pela comodidade. Cabe aqui uma questão de urgência na busca de uma casa própria e o preço que você está disposto a pagar por ela.

No fim das contas, terrenos acabam sendo ótimas opções para investimentos, pois tendem a se valorizar. E casas tendem a ser opções econômicas, principalmente na hora de acabar com o pagamento de aluguéis. O ideal é que você seja capaz de ter os dois, podendo até usar a valorização do terreno como oportunidade para vendê-lo e fazer melhorias na casa comprada. Mas cabe a você decidir o que é melhor.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)