Como economizar para comprar a casa de seus sonhos?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Comprar a casa de seus sonhos pode ser um pesadelo, se for depender de financiamentos e empréstimos. Por isso, temos algumas dicas valiosas para quem quer ter a casa dos sonhos sem enfrentar muitos problemas por conta disso.

Publicidade

Publicidade

Comece fazendo uma conta especial para comprar a casa. Se possível, configure a conta para não permitir saques, apenas depósitos. Isso vai impedir que alguém, por impulso, tire o dinheiro da sua conta.

Em seguida, tire uma quantidade fixa de 5, 10 ou 20 por cento (dependendo do que você poder sempre pagar) do seu salário e coloque-o diretamente na conta especial para sua casa. Se você receber uma quantia de dinheiro a partir de uma declaração de imposto ou um presente, coloque-o diretamente em sua conta especial. Lembre-se que cada centavo que ali entra é mais um passo que você anda na direção do seu sonho.

Vá às compras de alimentos, roupas ou outros itens somente quando você precisar muito de algo. Antes de fazer as compras, faça uma lista e cumpra ela minuciosamente, evitando as compras por impulso e salvando muitos reais ao longo de vários meses.

Publicidade

Publicidade

Se você realmente quer realizar seu sonho, sacrifícios são necessários. Reduza seus gastos em entretenimento e comer fora. Em vez disso, fique em casa, alugue um vídeo e convide alguns amigos para uma sessão de filmes ou seriados.

Dicas preciosas de economia

Se seu sonho é ter uma casa, você tem que economizar para conseguir comprar tudo que você deseja ter no lar de seus sonhos. (Foto: divulgação)

Publicidade

Deixe seus amigos e família saberem que você está economizando para comprar uma casa. A maioria vai entender bem seus motivos de estar poupando ou saindo menos de casa. Alguns, inclusive, irão te ajudar nessa procura e nas economias. A mesma compreensão deve partir deles, já que gastos com presentes e festas terão de ser deixados para outros momentos também.

Publicidade

Lembre-se que cada centavo conta. Guarde suas moedas em um porquinho ou garrafa e, ao final do mês, deposite tudo na sua conta.

Livrar-se de coisas que você não precisa com uma venda de garagem ou por sites na internet. Os benefícios são dois: Você ganha dinheiro para suas coisas desnecessárias, e terá menos coisas para mover quando você estiver pronto para comprar sua casa.

Se você tiver que comprar um carro, compre um carro usado ao invés de um novo. Ao comprar um veículo de apenas dois ou três anos, você pode economizar milhares de dólares. Ou pague por reparos para prolongar a vida de seu veículo atual, em vez de conseguir um carro mais novo. O custo dos reparos provavelmente será menos caro do que os pagamentos ou o custo de um carro mais novo.

Publicidade

Publicidade

Sacrifícios serão recompensados quando você tiver as chaves de casa em mãos. Pesquise bastante, negocie muito e finalmente, realize o sonho da casa própria.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário