Aumento na conta de luz, o que pode ser?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Se você é como a maioria das pessoas, você provavelmente não presta muita atenção à sua conta de energia. Seu utilitário envia, você paga, e então esquece até o próximo mês. Mas de repente você percebe que sua conta saltou ou até dobrou – o que está acontecendo?

As contas de energia crescentes são frustrantes. Afinal, seu pagamento dee financiamento imobiliário não muda. Seu pagamento de carro permanece no mesmo mês após mês.

Há uma abundância de razões que sua conta de luz pode aumentar ou alternar alguns reais mês a mês. Mas também há muitas ações que você pode tomar para reduzir consistentemente sua conta. O primeiro passo é descobrir por que sua conta saltou.

Leia também

Neste artigo, exploramos a razões comuns por trás do aumento das contas de luz e do que você pode fazer sobre elas.

1. Conta de luz aumenta por parasitas na energia

Fontes parasitas de energia são eletrodomésticos e eletrônicos que ficam conectados o tempo todo. Acho que sua televisão, seus eletrodomésticos, seu alto falante inteligente, seu computador. Esses aparelhos e eletrônicos atraem uma pequena quantidade de energia o tempo todo.

Quando você deixa o carregamento do seu computador – ou até deixe o carregador conectado à parede sem o seu computador conectado a ele – ele continuará consumindo energia muito depois de ser carregado.

Quando isso acontece, você está perdendo energia e dinheiro. Enquanto fontes parasitas não podem causar um surto repentino muito em sua conta de energia, eles são pequenos drenos de eletricidade que se somam ao longo do tempo, especialmente se você tiver muitos deles.

Este uso de energia ocioso é responsável por cerca de 10% do uso residencial de eletricidade, que pode adicionar altos valores somados durante um ano.

A solução simples? Desconecte os dispositivos quando terminar com eles. Mesmo se você não estiver ativamente usando-os, eles estão usando passivamente eletricidade. E essa eletricidade contribui com o tempo. Pare essas fontes parasitas imediatamente para manter essas pequenas drenagens de dirigir sua conta de energia ao longo do tempo.

2. Lâmpadas ineficientes na sua casa causam aumento da conta de luz

Nos dias de hoje, você tem muitas opções quando você vai comprar uma lâmpada: lâmpadas incandescentes, lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs) e lâmpadas de diodo de luz (LED). Todas essas lâmpadas usam diferentes quantidades de energia.

Lâmpadas incandescentes e CFLs emitem luz e calor em todas as direções, que podem desperdiçar muita energia. Lâmpadas LED são muito mais eficientes porque emitem luz em uma direção específica. Elas usam 75% menos energia do que as lâmpadas tradicionais incandescentes e as últimas 25 vezes mais tempo, o que significa que você economizará dinheiro em lâmpadas e energia a longo prazo.

Da próxima vez que você precisar de uma lâmpada, procure luzes LED certificadas pelo INMETRO e com selo de economia de energia A. Essas lâmpadas foram totalmente testadas e aderem a rigorosos requisitos de conservação, e eles podem ajudá-lo a diminuir sua conta de eletricidade.

Conta de luz aumentando

Contas de luz mais altas podem significar uma série de fatores, e é bom investigar para evitar aumentos fora de controle. (Imagem: iStock)

3. Isolamento térmico insuficiente em espaços com ar condicionado

Suas janelas podem não estar tão fechadas quanto você acha que eles são, o que pode custar-lhe grande tempo. Isolamento insuficiente pode ser o maior culpado por trás de contas de alta energia. Pense no trabalho que seu sistema de ar condicionado passa para manter sua casa à sua temperatura desejada, especialmente se você mora em um clima extremo. Se sua casa não é isolada corretamente, seu ar quente ou fresco escapará.

Portas e janelas são algumas das maiores áreas problemáticas, juntas representando cerca de 50% dos vazamentos de ar nas casas.

Quando você considera que o aquecimento e o resfriamento de sua casa pode compor mais da metade (54%) da sua conta de utilidade mensal, é fácil ver como um isolamento térmico ruim pode aumentar sua conta.

Para combater vazamentos de ar, verifique os quadros externos de suas portas e janelas para ver se precisam de novos calafetagem.

4. Aparelhos mais velhos e menos eficientes causam um aumento na sua conta de energia

Este é bastante simples – aparelhos mais antigos são menos eficientes do que novos aparelhos, que afeta diretamente a sua conta de energia. Os aparelhos com selo PROCEL A usam menos energia do que suas contrapartes menos eficientes.

Quando você estiver pronto para substituir sua geladeira e seu micro-ondas antigos, certifique-se de que sua primeira parada de escolha seja um aparelho com selo PROCEL A.

5. Aumento na conta de luz com uso de energia em horários de pico

Assim como você pode pagar mais por viagens durante a alta temporada, você pode pagar mais por eletricidade durante os tempos de uso de energia mais comuns. As taxas de energia realmente flutuam durante todo o dia com base na demanda. Porque tantos americanos trabalham de nove a cinco, a maior parte do nosso uso de energia em casa ocorre primeiro de manhã ou durante a noite. Isso também é quando as taxas de energia são mais altas devido ao aumento da demanda.

Sabendo disso, você pode limitar estrategicamente seu uso de aparelhos durante esses horários de pico. Se você puder, faça algumas das suas tarefas típicas da noite durante o meio do dia ou mais tarde à noite para aproveitar as taxas mais baixas. Coloque sua máquina de lavar louça em um atraso para correr durante a noite, por exemplo. Sua conta elétrica vai agradecer a você.

6. Sua vida social pode causar um aumento no consumo de energia

Quer seja o verão ou a temporada de férias festiva, há momentos do ano em que você pode se encontrar com algumas festas em casa. O que acontece quando você recebe pessoas em casa? Você cozinha um pouco mais, você tem luzes em quartos da casa que você normalmente não passa tempo, e você pode ficar um pouco mais tarde do que o habitual, deixando as luzes um pouco mais.

Se você hospedar pessoas com frequência, você provavelmente verá que refletido em sua conta elétrica. Embora isso possa não ser uma causa de preocupação ou algo que você queira mudar, ajuda você a entender por que sua conta aumentou.

7. Mudanças no seu uso de energia elétrica

Se você não está rastreando seu uso de energia, é fácil assumir que você usa aproximadamente a mesma quantidade de energia a cada mês. Isso pode não ser realmente verdadeiro, no entanto.

Pense nos tempos do ano, quando você pode usar mais eletricidade: no meio do verão, você pode executar seu ar condicionado com mais frequência.

Pode haver outras razões para mudanças em seu uso de eletricidade. Você adicionou um novo appliance ou dispositivo eletrônico à sua casa recentemente? Mesmo adicionar um aquecedor de espaço pode resultar em grandes aumentos em sua conta de energia.

Se a sua conta de energia aumenta, pense em como seu uso de eletricidade também pode ter aumentado. Em seguida, você pode tomar medidas para diminuir seu uso, como desconectar fontes parasitas e usar aparelhos em horários fora do pico.

8. Clima extremo e impactos na conta de energia elétrica

Acredite ou não, contas elétricas residenciais dobrando de mês a mês não é tão incomum quanto você imagina (ou espera). Uma das principais razões é clima extremo.

Lugares com verões muito quentes ou invernos muito frios geralmente vê as taxas de eletricidade aumentando durante esses tempos de demanda de pico para resfriamento ou aquecimento.

Não só você está usando mais energia para manter sua casa quente, mas essa energia provavelmente custará mais porque a demanda é tão alta. Todo mundo está tentando aquecer suas casas, então as empresas de utilidade cobram taxas mais altas durante esses horários de pico.

9. Aumento das taxas de eletricidade

Outra razão pela qual sua conta pode ser maior é porque a eletricidade é apenas mais cara. Os custos de energia aumentaram consistentemente ano ao ano, para que suas taxas aumentaram consistentemente para corresponder.

Alguns estados podem ver diminuições nas taxas de eletricidade às vezes. No geral, no entanto, os preços residenciais da eletricidade continuarão a aumentar.

Não se esqueça que podem haver cobranças de bandeiras tarifárias e cobranças emergencias devido à casos de escassez hídrica, por exemplo.

Se você perceber que sua conta de energia aumentou, não entre em pânico. Há muitas razões possíveis, muitas das quais estão sob seu controle. Você pode fazer algumas alterações para obter mais controle de sua fatura de energia e diminuí-la nos meses futuros.

E se ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário