Comprar uma casa é a maior compra que  a maioria dos consumidores fazem durante sua vida. Comparado a construir uma casa do zero, comprar uma casa é relativamente fácil. Isso é também real quando falamos do projeto da casa, que pode ser comprado pronto, encontrado gratuitamente na internet ou você pode personalizar um projeto desde o começo. O que é melhor então: comprar pronto ou pagar para fazer o projeto?

Personalização da construção da casa

A construção de uma nova casa não significa necessariamente que a casa será customizada. Personalizado implica que a casa foi projetada especificamente para o proprietário original. Isso também não significa que um projeto pronto não apresente características do dono. Normalmente, um comprador tem como escolher entre vários planos de casa disponíveis oferecidos por arquitetos ou disponíveis na internet. O comprador pode ser capaz de fazer escolhas de design, como pisos e cores, bem como fazer pequenas alterações ao plano de chão. Os arquitetos podem também sugerir mudanças em planos já prontos. Já uma casa que começa do zero, todo o projeto tem que ser imaginado. Encontrar um projeto já pronto de casa facilita o trabalho, mas quando você não encontra uma casa com sua cara em um projeto pronto, não dá nem para tentar fazer adaptações. Ainda, em um projeto feito do zero possibilita a personalização de todos os detalhes, uma vez que projetos já prontos deixam algumas destas personalizações limitadas.

Fica mais barato comprar pronto ou pagar para fazer uma casa?

Comprar pronto sai mais barato no curto prazo, mas a não admissão de certas personalizações na residência pode sair mais cara no longo prazo. Já uma casa começada do zero tem um projeto mais caro, mas compensado pela praticidade de montar todos os detalhes da forma que você bem entender, inclusive escolhendo em quais itens você quer economizar ou não. O preço de um projeto feito do zero pode parecer mais caro, mas como a possibilidade de escolhas é muito maior, você pode acabar economizando na hora de construir. Nossa recomendação é fazer um projeto gradual, investindo tempo nele e dinheiro gradualmente até chegar na versão final e você poder começar a construir sua casa.

Projeto de casa

Quanto mais você participar do projeto da casa, mais personalizada ela irá ficar para atender às suas necessidades. (Foto: www.harmonyhouse.ca)

Esforço necessário para um projeto pronto ou um projeto personalizado

Comprar um projeto pronto é um processo bastante simples assim como personalizar um projeto também é. Mas quando colocamos a geografia do lote, tamanho do lote e outros detalhes em questão, os esforços tomam outra magnitude. Você vai ter que dedicar seu tempo, sua paciência e horas para refazer algumas ideias que se adaptem ao espaço que você tem disponível. Ponto aqui pro projeto personalizado, uma vez que o projeto pronto pode ter mudanças tão grandes que inviabilizam o projeto ou deixando-o completamente diferente do original, tirando todo o propósito de usar um projeto pronto, que é de poupar tempo e dinheiro.

Valorização de uma casa de projeto pronto ou de projeto personalizado

Sem dúvida alguma, projetos prontos, “genéricos”, são mais baratos. Porém, eles tendem a valorizar menos. Já um projeto personalizado, mesmo que seja sob medida para o dono da casa, tende a oferecer mais diferenciais e que fazem a diferença para potenciais compradores, caso seja seu interesse vender a residência algum dia.

Pensamentos finais

A construção de um projeto pode ser estressante, visto a quantidade de decisões que devem ser tomadas. Quanto a um projeto pronto, tratamos apenas de escolhas normalmente, com poucas decisões específicas ou planos mais direcionados. Na hora de colocar os dois na balança, o critério que faz a maior diferença é sua paciência e tempo para lidar com o planejamento de sua casa. Quem tem mais tempo, deve optar por um projeto personalizado. Quem precisa usar o tempo para coisas mais importantes, deve investir em um projeto pronto e dele fazer algumas modificações. A escolha é sua, mas pense bem para não tomar uma decisão da qual você irá se arrepender.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)