Construindo uma casa: dicas para economizar!

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Construir uma casa nova requer muita atenção aos detalhes por parte de quem compra ou constrói a casa. Mesmo depois de se instalar em um orçamento, é melhor não assumir que um empreiteiro ou construtor vai ficar dentro dos limites estabelecidos. Poupar dinheiro na construção de uma nova casa começa com a compreensão exatamente do que está sendo oferecido e o que você precisa para sua residência.

Publicidade

Publicidade

Certifique-se de entender o que está incluído no preço base da casa que você está construindo. Os desenvolvedores geralmente criam modelos de casas ricamente decoradas que incluem itens disponíveis apenas para compradores de casas a um custo adicional. Eletrodomésticos, carpetes e paisagismo normalmente não são incluídos no preço base. Você que tem de incluir esses valores por sua própria conta.

Entenda que os preços de novas casas são por vezes perto de seu custo real, e grandes lucros podem ser obtidos pelas empreiteiras em atualizações e implementos a sua residência. Faça algumas comparações de preços e opte por fornecedores externos, se o custo dos extras ou atualizações que você quer estiverem muito altos. Procure em outro lugar se um desenvolvedor insistir que algum de seus desejos não pode ser realizado.

Determine o valor da casa para evitar pagar demais por ela. Os construtores normalmente têm seus próprios agentes imobiliários e é importante obter uma avaliação independente para obter uma opinião objetiva do valor da casa que você está construindo. Contrate um corretor imobiliário para que ele faça uma avaliação para você ou pesquise um pouco o valor de casas para ter uma base comparativa na região onde você quer construir sua residência.

Publicidade

Publicidade

Economizando na casa de seus sonhos

Você não precisa gastar fortunas para ter a casa de seus sonhos. Com o planejamento certo e muita pesquisa você pode ter a casa perfeita e que cabe direitinho em seu orçamento. (Foto: bestfinancenetwork.com)

Lembre-se de não deixar de lado a eficiência energética. Equipe sua casa com energia eficiente sistemas de aquecimento e refrigeração, eletrodomésticos, janelas e isolamento térmico. Uma vantagem de ser capaz de construir uma casa nova é que é mais barato para operar e manter do que uma casa antiga, se ele estiver bem construída e for eficiente com o uso da energia. As opções de economias são várias, podendo começar com um aquecedor solar para a água do chuveiro e indo até a calhas de água que recolhem as águas da chuva para você poder lavar calçadas e regar plantas.

Publicidade

Outra cosia que é interessante é você pesquisar sobre o material que irá utilizar na construção de sua casa. Às vezes optamos por economizar em algumas compras e que podem resultar em problemas muito caros no futuro. Preze sempre pela qualidade, mesmo que ela custe um pouco mais caro. O objetivo é economizar com sabedoria, e não fazer com que sua casa seja feita com produtos de qualidade duvidosa.

Publicidade

É importante que antes de fazer um projeto com um arquiteto, você anote os desejos para sua nova residência, deixando claro tudo que precisa para que ele não inclua nada ou tire coisas que não sejam satisfatórias para seu gosto. Pesquise também pelos preços de arquitetos, onde você pode salvar mais um dinheiro antes da construção. Alguns fazem pacotes mais baratos por incluírem também a construção da casa, o que pode ser uma vantagem em alguns casos.

Tome cuidado ao comprar um terreno pesquisando um pouco na região em que deseja ter sua casa. Existem alguns lugares que tem limitações legais para construções ou precisam de licenças específicas para qualquer nova residência. Pesquise todos os valores agregados à sua compra para não ser pego de surpresa com custos ocultos.

Publicidade

Publicidade

Construir uma casa própria é a oportunidade dos sonhos de muitas pessoas. Portanto, faça bom proveito de sua construção e boa sorte nessa nova empreitada de sua vida!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário