Fundos cambiais são fundos de ações que permitem que os investidores individuais troquem a titularidade de uma ação individual para as unidades no fundo cambial a uma taxa de comum acordo para troca. A natureza de swap da transação significa que fundos cambiais também são conhecidos como fundos de swap. Eles permitem que investidores individuais aumentem a sua diversificação dos investimentos de uma forma eficiente.

O que é um fundo cambial?

Refletindo o seu objetivo principal, fundos cambiais são comumente comercializados para investidores como uma solução para a riqueza concentrada. Eles são às vezes erroneamente confundidos com fundos negociados em bolsa; mas os dois produtos são bastante diferentes veículos de investimento. Um grande ponto de diferença é que os fundos cambiais não são listados na bolsa oficial e, portanto, não podem ser negociadas na bolsa, sendo sempre intermediados por instituições financeiras.

Como funcionam os fundos cambiais?

Um fundo cambial pode ter investimentos em títulos privados ou públicos. Em geral, o fundo é formado com recursos de diversos investidores, administrados por uma figura central, geralmente traduzida na imagem da instituição financeira, seja ela um banco ou corretora de valores na Bolsa.

Para ser considerado um fundo cambial, 80% da carteira do fundo deve estar diretamente relacionado a variação de preços de moeda estrangeira (dólar ou euro), variação cambial ou variação do cupom cambial, sendo então o câmbio o fator principal de risco sobre o fundo cambial.  O restante deve ser aplicado apenas em títulos e operações de Renda Fixa, pré ou pós fixadas a CDI/Selic, não sendo admitidas também operações de alavancagem com este tipo de fundo.

Protegendo suas moedas estrangeiras

Ao aplicar em um fundo cambial, você protege seus recursos em moedas estrangeiras das variações do mercado financeiro. (Foto: www.telegraph.co.uk)

Quem deve aplicar em fundos cambiais?

Fundos cambiais são fundos com um grau de risco moderado a alto. Geralmente estes investimentos são feitos por quem quer fazer algum tipo de proteção contra dívidas em moedas estrangeiras ou se proteger contra altas das moedas estrangeiras, no caso de planejar uma viagem internacional. É também o fundo que investidores buscando liquidez e rentabilidade diária devem buscar, já que o saque a qualquer hora destes recursos é necessário para a proteção contra altas e dívidas em moedas estrangeiras. Quem busca a multiplicação de riquezas não deve buscar o fundo cambial como investimento.

Cuidados a tomar com o fundo cambial

Há tributação sobre os ganhos no fundo cambial que variam entre 22,5% a 15% de acordo com o prazo de aplicação. Como muitos buscam este investimento para o curto prazo, as taxas e impostos podem fazer com que o investidor perca todos os ganhos, mesmo que este tipo de fundo não cobre taxas de desempenho.

Este fundo não permite a alavancagem financeira. Para quem não conhece, geralmente a alavancagem acontece quando o gestor do fundo utiliza ferramentas do mercado financeira para aplicar um capital maior do que ele possui. Um exemplo pode ser pegar empréstimos para fazer o investimento. E isso não é possível no fundo cambial, o que limita os ganhos e as perdas também do fundo, já que alavancagem é uma estratégia de risco importante para quem quer produzir riquezas.

Considerações Finais

Mesmo sendo um fundo utilizado para redução de riscos, o investidor deve apenas aplicar no fundo cambial quando ele não tem pretensão de fazer o resgate tão cedo. Uma aplicação em fundo cambial deve ficar investida por pelo menos mais de dois anos, afim de buscar amenizar o impacto dos impostos sobre este investimento e otimizar seus ganhos.

O que você acha do fundo cambial? Ele pode fazer parte de suas estratégias de diversificação de investimentos? Como? Qual seria a função dele pra você?

2 comentários para “O que é um fundo cambial? Como funcionam?”

  1. Sueli

    Estive no Canadá em agosto do ano passado, levei um X no cartão investimentos, não gastei tudo ainda resta um saldo de 5 mil dólar canadense esse dinheiro está parado não resgatei, como faço para investir esse dinheiro num fundo onde me de rendimentos. Pois pretendo viajar novamente pro exterior

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sueli, saque no banco, transfira para sua conta, ou venda em uma casa de câmbio. Talvez nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-evitar-sobrar-moeda-estrangeira-fim-viagem/ possa te ajudar melhor.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)