Quando você está falando de risco de investimento, o que termos como “baixo risco” de “risco médio” ou “alto risco” realmente significa? A pergunta que você precisa responder é: “posso perder meu dinheiro?”

Para responder a essa, classificaremos o risco de investimento em uma escala de um a cinco, com um representando um baixo risco, um investimento garantido, e cinco que implica maior risco, um risco em que você pode perder todo o seu dinheiro.

Você assume níveis mais elevados de risco de investimento para a oportunidade de ganhar uma taxa de retorno maior do que o que você pode receber usando somente investimentos de baixo risco. Isso faz sentido. No entanto, se você não compreender os riscos aos quais seu dinheiro está exposto, ele pode pegar você desprevenido e em vez de fazer mais, você vai acabar perdendo. Compreenda as categorias abaixo, e o investimento retornará no que você pode esperar de cada categoria, de forma a ajudá-lo a evitar o risco de investimento desnecessário e diversificar melhor sua carteira de investimentos.

Investimentos de baixo risco, Seguros e Garantidos – Risco 1

Quando você não tem nenhum risco de que você pode perder seu dinheiro principal, você tem um investimento de baixo risco. Isto é realizado com investimentos seguros; investimentos que muitas vezes têm uma garantia apoiada pelo governo do país, como as poupanças do país.

Baixo risco mínimo para investimentos, como fundos e títulos curtos ou intermediários – Risco 2

Existem inúmeros tipos de títulos (governos, empresas, municipais), cada um com seu próprio grau de risco do investimento. Risco varia de acordo com o tipo de vínculo, e o prazo do vínculo.

O prazo de um vínculo refere-se ao período de tempo até a ligação amadurecer, que é quando o principal deve ser reembolsado ao comprador. Com um vínculo de longo prazo, seu dinheiro pode ser amarrado para dez, quinze ou até 20 anos, com um vínculo de curto prazo, pode ser apenas um a dois anos, até que seu principal esteja seguramente de volta em suas mãos. Quanto maior a quantidade de tempo antes que seu capital seja devolvido a você, maior o risco.

Investimentos de risco moderado, uma mistura de ações e fundos – Risco 3

Você pode encontrar um meio termo, um nível moderado de investimento de risco que se situa entre a segurança de um nível de risco 2 e os extremos do nível de risco quatro. Este nível de risco moderado, mistura juntos investimentos de maior risco, como os fundos de índices de ações, com investimentos de menor risco, como os fundos de obrigações de curto e médio prazo. Um fundo equilibrado irá fazer tudo isso para você, e é um produto muito comum nas corretoras de valores do Brasil.

Aumentando seu dinheiro

Diluir os investimentos nos diferentes riscos é o que você deve fazer para cultivar a riqueza. (Foto: blogspot.com)

Investimentos de alto risco, os fundos de ações diversificados – Risco 4

Investimentos de alto risco, como os fundos de índices de ações são melhor compreendidos por olhar para um exemplo específico.

Um índice é como uma régua. Ele mede o desempenho de uma cesta de ações. Um índice amplamente seguido são os 500 Standard and Poor (S&P 500), que acompanha o desempenho de quinhentas das maiores empresas de capital aberto nos Estados Unidos. Estas são empresas como a Procter & Gamble, Microsoft, Walmart, Johnson & Johnson, GE, Pfizer e Exxon Mobil, só para citar algumas.

Quando você compra um fundo de uma empresa que esteja atrelada a um desses índices, o fundo possui um pouco de todas as quinhentas ações. Se uma dessas empresas fica em apuros, ele tem um efeito mínimo sobre o seu investimento total.

E sobre as chances de todos as empresas da América irem abaixo, de uma só vez? Se isso acontecer, temos problemas maiores em nossas mãos do que como investir nosso dinheiro. Por causa da discussão sobre o risco, é confortável dizer que você não pode perder todo o seu dinheiro em um fundo de índice de ações. No entanto, você pode experimentar momentos em que o seu valor de investimento vai cair em 50%. Por esta razão, este tipo de investimento é considerado de alto risco, mas se você está nele para o longo prazo, você protege-se do risco de perder tudo.

Investimentos extremo risco, as ações individuais – Risco 5

Quando você compra uma ação individual ou um vínculo (a menos que seja um título do governo), você assume um alto grau de risco de investimento, já que as grandes empresas podem e vão à falência, e seus títulos tornam-se inúteis. Você tem uma quantidade enorme de controle sobre esse tipo de risco.

Evitando níveis extremamente elevados de risco de investimento é realizado por espalhar o seu dinheiro através de várias ações e títulos. Escolher seus próprios títulos e monitorá-los em uma base contínua é um monte de trabalho, e requer uma boa dose de experiência, então ao invés de escolher suas próprias ações e títulos, considere o uso de fundos mútuos, que fazem o trabalho para você.

Considerações finais

A maioria dos investidores pode dizer a diferença entre um investimento seguro, de baixo risco e um que é mais agressivo. No entanto, o maior erro que eu vejo os investidores fazerem é que eles não sabem a diferença entre um investimento de alto risco, mas um onde eles realmente não poderia mperder todo o seu dinheiro, e um investimento de risco extremamente elevado, onde há a possibilidade de perder tudo o seu dinheiro. Essa é a diferença entre os item 4 e 5 acima, onde o risco é alto, mas a gestão desse risco é que faz com que você não perca todo seu dinheiro.

Dito isso, esperamos ter ajudado você a organizar sua carteira de investimentos de forma a se blindar melhor contra os constantes riscos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)