O que é um investidor anjo?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Se você precisar de financiamento externo para obter o seu início do solo ou para a próxima etapa, atrair um investidor de anjo pode ser sua melhor aposta. Leia para descobrir o que exatamente um anjo é, as vantagens do anjo investimento, e se puder ser uma boa maneira de financiar o seu negócio.

O que é investidor anjo e investimento anjo?

Os investidores de anjo, também conhecidos como anjos comerciais ou anjos por curtos, são geralmente indivíduos que usam dinheiro que usam seu próprio dinheiro para investir em pequenas empresas e seu próprio julgamento em tornar o investimento. Em troca do capital que eles fornecem, eles geralmente tomam uma participação minoritária na empresa.

Sua esperança é que o negócio crescerá significativamente e suas ações aumentarão em valor.

Os anjos tendem a ter uma forte experiência comercial ou profissional. Muitas vezes, eles são empreendedores de sucesso ou ex-empreendedores, ou realizaram cargos executivos em grandes empresas. Existem várias razões que podem investir – o mais óbvio sendo o potencial de ganhar dinheiro se o seu negócio for bem sucedido. Mas é frequentemente devido a alguns desses fatores também:

Eles acham gratificante. Muitos anjos estão ansiosos para usar sua experiência, habilidades e contatos para orientar e apoiar a próxima geração de empreendedores e ajudá-los a cultivar seus negócios.

Eles querem dar algum retorno a outros. Os anjos muitas vezes têm o desejo de “colocar algo de volta”. Investir seu dinheiro em empresas locais significa que eles estão ajudando a promover o crescimento econômico e o empreendedorismo em sua região.

É uma maneira de apoiar as causas pelas quais são apaixonados. Alguns anjos fazem investimentos, a fim de trazer uma mudança social e ambiental positiva, bem como para fazer um retorno financeiro. Por exemplo, eles podem se concentrar em setores, como energia renovável, agricultura sustentável ou saúde. Isso é chamado de “investimento de impacto”.

Os anjos dos negócios podem investir por conta própria, mas na maioria das vezes eles investem como parte de um grupo de anjos, conhecidos como sindicato. Isso permite que eles juntem suas finanças para que possam investir valores maiores em uma empresa ou participar de um maior número de ofertas. Ele também significa que há mais conhecimentos e experiências à mão para apoiar e orientar as empresas em que investem. O sindicato é geralmente liderado por um “investidor principal”, que desempenha um papel mais ativo do que os outros anjos. Isso geralmente inclui coordenar o sindicato, negociar e finalizar os termos do investimento e manter a relação com a empresa após o investimento (que pode envolver no conselho).

É comum que os anjos trabalhem juntamente com outras fontes de financiamento, incluindo concessões, empréstimos, outros tipos de financiamento de ações, outros sindicatos de anjo e fundos de co-investimento de anjo. Eles podem fazer um investimento único em uma empresa ou fornecer várias rodadas de investimento.

A quantidade de anjos investe é muito variável, mas pode ser maior se vários investidores se reúnem.

Definição dos investidores anjo

O investidor anjo auxilia negócios a crescer em troca de uma participação na empresa. (Imagem: divulgação)

Quando procurar um investidor anjo?

Uma fonte chave de capital de risco, os investidores de anjo geralmente investem nos estágios iniciais do desenvolvimento de uma empresa, quando outros provedores de finanças não vão. Muitas das empresas de sucesso que conhecemos hoje não teriam saído do chão sem investimento anjo.

Os anjos costumam encher a lacuna entre o financiamento primitivo fornecido pela família e amigos e fundos de capital de risco profissional. Eles tendem a investir em start-ups que estão procurando aumentar seu primeiro financiamento oficial de capital para apoiar a contratação de pessoal chave, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos ou outras operações preliminares. Eles podem fornecer dinheiro de acompanhamento nas rodadas de financiamento subsequentes.

O que os investidores anjos procuram?

Investimentos no início do anoitecer podem vir com um alto nível de risco. Para tornar o risco valer a pena, os investidores de anjo precisam ver que existe o potencial para uma alta recompensa abaixo da linha. Os investidores terão seus próprios critérios de investimento específicos, mas estas são algumas coisas que normalmente procuram em um negócio:

Uma equipe fundadora ambiciosa com as habilidades certas e experiência para executar na ideia de negócio

Um produto que resolve uma dor real do cliente

Uma grande oportunidade de mercado e o potencial de crescimento significativo

Um plano de negócios bem pensado que define como você pretende crescer o negócio, quanta finança você precisa, e como você usará para atingir seus objetivos

Quais são as vantagens do investimento anjo?

O investimento anjo pode ser uma das fontes mais atraentes de financiamento para o começo de um negócio. Aqui estão algumas das principais vantagens desse tipo de financiamento:

Disponibilidade e flexibilidade

Opções de finanças externas podem ser mais limitadas para uma empresa muito cedo. Sem um histórico ou garantia, pode ser difícil garantir o financiamento dos bancos, e muitos capitalistas de risco também tendem a investir um pouco mais longe na jornada startup. Os investidores anjo estão dispostos a assumir um risco calculado e são frequentemente flexíveis com a quantidade de financiamento que podem fornecer.

Liberdade da dívida

O investimento do anjo é tipicamente financiamento patrimonial que, ao contrário da dívida, não requer que você faça reembolsos regulares. Isso significa que você pode canalizar mais dinheiro em sua empresa e é uma das razões pelas quais a financiamento de capital pode acelerar significativamente o crescimento. Para saber mais sobre as diferenças entre dívida e equidade, leia nosso post de blog, qual é a diferença entre capital e dívida?

Acesso a expertise e conexões

Muitos anjos querem estar ativamente envolvidos nas empresas que investem, por exemplo, fornecendo orientação ou servir no conselho de administração, e estão ansiosos para colocar seus conhecimentos e habilidades para o bom uso. Como mencionamos, os anjos são muitas vezes empreendedores ou líderes empresariais, e o caminho certo poderia trazer uma experiência extremamente valiosa, orientação especializada e contatos de mercado para sua empresa. A sua contribuição não financeira é referida como “capital inteligente”.

Investimento de acompanhamento

Há uma boa chance de que os investidores anjo estejam preparados para colocar mais dinheiro mais tarde, especialmente se trabalharem em um sindicato e são capazes de reunir suas finanças para trazer mais financiamento.

Capital paciente

Ao contrário do capital de risco, os investidores de anjo tendem a ser menos focados em ver um retorno rápido sobre seu investimento. Eles apoiam um negócio através de sua jornada de crescimento e geralmente saem de uma escala de tempo mais longa. É por isso que seu financiamento é muitas vezes considerado “capital do paciente”.

Como encontrar um investidor anjo?

O investimento anjo pode ter benefícios significativos e ajudar um negócio a alcançar um crescimento substancial, mas não é certo para todos. Anjos procuram empresas que podem demonstrar alto potencial de crescimento e geralmente quer ver que você pensou em uma estratégia de saída.

O financiamento anjo envolve vender uma participação em sua empresa, por isso, se você quiser reter a propriedade completa, esta não é a opção certa para você. Mas vale a pena ter em mente que os anjos tomam uma participação minoritária e geralmente apenas ações ordinárias (em vez de preferências). Seus interesses tendem a ser alinhados com os seus, e eles trabalham com você para ajudar sua empresa a ter sucesso. Dada a injeção de dinheiro e o capital inteligente, eles poderiam fornecer, vendendo uma participação em sua empresa pode ser um movimento muito bom.

Se você decidir tentar aumentar o investimento do anjo, então é importante encontrar um anjo que é bem adequado para você e sua empresa. Estes são alguns fatores a serem considerados:

Se eles estão interessados ​​em ser um investidor principal

Quão fortemente envolvido você quer que eles sejam

Que valor eles podem oferecer além do dinheiro, como expertise e contatos

Se eles tiverem outros investimentos ou experiência em seu setor

Se eles frequentemente participam de rodadas de financiamento de acompanhamento

Se eles são um bom ajuste para sua marca e cultura

Se você puder se dar bem com eles e ter um bom relacionamento de trabalho

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário