Quais são os tipos de investimento imobiliário?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Quais são considerados os melhores tipos de investimentos imobiliários? Com o mercado imobiliário aquecido, os investidores estão vasculhando cada tipo de propriedade disponível para descobrir o que os ajudará a lucrar. Então, quais setores e propriedades são as melhores opções para os investidores hoje? Continue lendo para saber mais sobre o melhor tipo de investimento imobiliário para você.

Tipos de investimentos imobiliários

Existem vários tipos de investimentos imobiliários com os quais os investidores imobiliários devem estar familiarizados: comerciais, residenciais, terrenos brutos, novas construções, plataformas de crowdfunding e REITs. Cada um desses tipos terá vantagens e desvantagens exclusivas que os investidores devem avaliar. Vejamos cada uma das opções disponíveis:

Imóveis residenciais

Imóveis comerciais

Terreno bruto e construções novas

Fundos de investimento imobiliário

Plataformas de crowdfunding

1. Investimento imobiliário em imóveis residenciais

Existem vários tipos de imóveis para locação em imóveis residenciais, embora o mais comum seja considerado como residências unifamiliares. Outras propriedades residenciais incluem duplexes, propriedades multifamiliares e casas de férias. Os imóveis residenciais são ideais para muitos investidores porque pode ser mais fácil obter lucros de forma consistente.

Obviamente, existem muitas estratégias de investimento em imóveis residenciais a serem implantadas e diferentes níveis de competição entre os mercados – o que pode ser certo para um investidor pode não ser melhor para o outro. Por isso, escolher a estratégia de saída e o mercado certos é fundamental quando se trata de imóveis residenciais.

As estratégias de saída mais comuns usadas em imóveis residenciais incluem atacado, reabilitação e compra e manutenção de propriedades, que podem ser usadas para gerar receita de aluguel. Os investidores devem ter o cuidado de considerar quais estratégias funcionariam melhor em sua área de mercado, conduzindo uma análise de mercado completa.

Quando administrado corretamente, um investimento imobiliário residencial pode render lucros atraentes. Isso porque, além de gerar fluxo de caixa estável, os imóveis residenciais se beneficiam de uma série de incentivos fiscais.

2.Investimento imobiliário em imóveis comerciais

Os melhores imóveis comerciais para investir incluem projetos industriais, de escritórios, varejo, hotelaria e multifamiliares. Para investidores com forte foco na melhoria de suas comunidades locais, o investimento em imóveis comerciais pode apoiar esse foco.

Um dos motivos pelos quais as propriedades comerciais são consideradas um dos melhores tipos de investimentos imobiliários é o potencial de maior fluxo de caixa. Os investidores que optam por propriedades comerciais podem descobrir que elas representam maior potencial de renda, locações mais longas e taxas de vacância mais baixas do que outras formas de imóveis.

Os investidores também podem desfrutar de menos concorrência no mercado imobiliário comercial, porque a compra dessas propriedades pode ser um empreendimento maior do que trabalhar com residências.

Investimentos imobiliários práticos

Invista no ramo imobiliário da forma que achar perfeito para sua carteira de investimentos. (Imagem: Pinterest)

3. Investimentos em terrenos brutos e novas construções

O investimento em terras brutas e novas construções representam dois tipos de investimentos imobiliários que podem diversificar o portfólio de um investidor. Terra bruta refere-se a qualquer terreno baldio disponível para compra e é mais atraente em mercados com alto crescimento projetado. Uma nova construção não é muito diferente; no entanto, as propriedades já foram construídas no terreno. Investir em novas construções também é popular em mercados de rápido crescimento.

Embora muitos investidores possam não estar familiarizados com o investimento em terrenos brutos e novas construções, esses tipos de investimento podem representar lucros atraentes para os investidores. Esteja você interessado em desenvolver uma propriedade do início ao fim ou lucrar com uma compra e manutenção de longo prazo, o terreno bruto e a nova construção oferecem uma oportunidade única para os investidores imobiliários.

Os investidores devem estar preparados para concluir uma extensa pesquisa de mercado para maximizar os lucros ao investir em terrenos brutos e novas construções. Isso garantirá que você escolha uma área desejável e evitará que o investimento seja prejudicado por fatores de mercado.

4. Investir em fundos de investimento imobiliário

Os fundos de investimento imobiliário são empresas que possuem diferentes tipos de imóveis comerciais, como hotéis, lojas, escritórios, shoppings ou restaurantes. Você pode investir em ações dessas empresas imobiliárias na bolsa de valores. Quando você investe em um fundo de investimento imobiliário, você investe nas propriedades que essas empresas possuem sem o risco adicional de possuir você mesmo.

É um requisito para os fundos devolver 90% do seu rendimento tributável aos acionistas todos os anos. Isso oferece aos investidores o recebimento de dividendos e, ao mesmo tempo, a diversificação de seu portfólio. Os fundos de capital aberto também oferecem liquidez flexível, em contraste com outros tipos de investimentos imobiliários. Você pode vender suas ações da empresa na bolsa de valores quando precisar de fundos de emergência.

5. Plataformas de crowdfunding

As plataformas de crowdfunding oferecem aos investidores acesso a vários ativos que oferecem retornos elevados e são tradicionalmente reservados para os ricos. Embora isso ofereça aos investidores a facilidade de encontrar ativos, esse tipo de investimento imobiliário também apresenta um alto risco. As plataformas de crowdfunding são normalmente limitadas a investidores credenciados ou com um alto patrimônio líquido. Alguns sites também oferecem acesso a investidores não credenciados.

Pesquise bem antes de investir neste tipo, ou você pode ter problemas com golpistas.

Qual é o melhor tipo de investimento imobiliário?

O melhor tipo de investimento imobiliário dependerá de suas circunstâncias individuais, objetivos, área de mercado e estratégia de investimento preferida. Embora muitos investidores queiram uma resposta mais direta, determinar o melhor tipo de propriedade para investimento é um processo subjetivo. Escolher o tipo de propriedade certo se resume a pesar os prós e os contras de cada opção, embora existam alguns fatores-chave que os investidores devem manter em mente ao buscar a melhor escolha.

Ao escolher o melhor tipo de propriedade para investimento, a importância da localização não pode ser subestimada. Os investidores que operam em mercados “emergentes” podem ter sucesso com terrenos vagos ou novas construções, enquanto os investidores que trabalham em mercados mais “maduros” podem estar interessados ​​em propriedades residenciais.

Além da localização, os investidores também devem estar cientes de suas próprias preferências na hora de investir. Avalie seu nível preferido de envolvimento, tolerância ao risco e lucratividade ao decidir em qual tipo de propriedade investir. Os investidores que desejam assumir um papel mais passivo podem optar por comprar e manter propriedades comerciais ou residenciais e contratar um gerente de propriedade. Aqueles que desejam assumir um papel mais ativo, por outro lado, podem considerar o desenvolvimento de terrenos baldios ou a reabilitação de residências mais gratificantes.

Ao escolher o melhor tipo de propriedade de investimento para você, também é importante ter em mente que muitos investidores obtêm sucesso investindo em vários tipos de propriedades. Não é incomum para os investidores se familiarizarem com imóveis residenciais antes de passarem para imóveis comerciais. Dito isso, não há razão para que os investidores não tenham sucesso ao investir em vários tipos de propriedades.

Investimento Ativo vs. Passivo

Uma distinção importante a ser feita ao escolher uma estratégia de investimento é entre investimentos ativos e passivos. As estratégias ativas, como o nome indica, exigem uma abordagem de gerenciamento mais prática. Por exemplo, reformar uma casa é considerada uma estratégia de investimento ativa. Você será responsável por coordenar as renovações, supervisionar os empreiteiros e, em última instância, garantir a venda da propriedade. As estratégias ativas requerem mais tempo e esforço, embora estejam associadas a grandes margens de lucro.

Por outro lado, o investimento imobiliário passivo é ótimo para investidores que querem uma abordagem menos envolvente. Exemplos de investimento imobiliário passivo incluem Fundos Imobiliários, compra e manutenção ou aluguel de propriedade. Com essas estratégias, você pode desfrutar de uma renda passiva ao longo do tempo, enquanto permite que seus investimentos sejam gerenciados por outra pessoa (como uma empresa de administração de imóveis). A única coisa a ter em mente é que você pode perder parte do seu retorno contratando outra pessoa para gerenciar o investimento. No geral, a abordagem de investimento certa dependerá de sua programação, nível de habilidade e finanças.

Onde encontrar propriedades para investimentos imobiliários?

Muitos investidores podem ficar tão envolvidos na identificação de um tipo de propriedade que não sabem por onde começar quando se trata de encontrar uma propriedade real. Portanto, à medida que você se familiariza com os diferentes tipos de propriedade, também aprenda onde e como encontrar cada um. Aqui estão algumas opções que os investidores podem achar úteis:

Propriedades fora do mercado para investimento

Para investidores que vivem em mercados supersaturados, propriedades fora do mercado podem representar uma oportunidade de ficar à frente da concorrência. Embora não estejam listadas, propriedades fora do mercado não são impossíveis de encontrar; os investidores precisam saber pesquisar.

Quando se trata de procurar propriedades fora do mercado, existem alguns recursos que os investidores devem verificar primeiro. Isso inclui registros públicos, leilões de imóveis, atacadistas, eventos de networking, corretores de imóveis, e empreiteiros. Cada uma dessas fontes representa uma chance única de encontrar propriedades em uma determinada área. Por exemplo, os atacadistas muitas vezes estão cientes de propriedades recém-reformadas disponíveis a preços razoáveis. Muitos deles já estão alugados – e podem até vir com uma empresa de administração de imóveis existente.

Depois, há execuções hipotecárias. Os investidores que procuram leilões devem prestar muita atenção às listagens de jornais e registros públicos para encontrar propriedades em potencial. No geral, propriedades fora do mercado não são difíceis de encontrar, embora possam exigir um pouco mais de trabalho.

Vários tipos de propriedades podem render margens de lucro elevadas para investidores dispostos a investir na obra. No entanto, devido à grande variedade de opções disponíveis, muitos investidores provavelmente se perguntam qual é realmente o melhor tipo de investimento imobiliário. Embora seja uma pergunta simples, ela não tem uma resposta simples. O melhor tipo de propriedade para investimento dependerá de muitos fatores, e os investidores devem ter cuidado para não descartar nenhuma opção ao procurar negócios em potencial.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário