Você lê, ouve, assiste a muita coisa sobre financiamento. Mas será que você sabe realmente o que é um financiamento ou como ele funciona? Qual a ideia por trás dos financiamentos? Iremos explicar de forma bem simples aqui para que vocÊ não tenha dúvidas e compreenda um pouco mais sobre um dos maiores serviços do mercado financeiro.

O que é o financiamento?

O financiamento é, basicamente, quando você pede a um banco (ou credor de algum tipo) por dinheiro que você promete pagar. Em outras palavras, quando você compra um carro, se você não tem todo o dinheiro para ele, o concessionário vai procurar um banco que vai financiar isso para você. Após a aprovação, o banco vai pagar ao negociante do carro o dinheiro para o carro e, em seguida, eles vão te enviar um valor a ser pago a cada mês. O banco vai emprestar esse dinheiro só se você concordar em pagar juros sobre o dinheiro emprestado a você e nas parcelas que eles estabelecerem.

Então, em essência, o financiamento é pedir dinheiro emprestado com a promessa de restituir o dinheiro com alguma taxa adicional em cima disso.

Então, o financiamento é para compras em geral?

Sim. O financiamento é um meio de obter os recursos para comprar um item quando você não tem o montante total e, em seguida, pagar o empréstimo em um período de tempo definido por uma taxa mensal ou semanal definida. Na maioria dos casos, as pessoas recorrem a financiamentos na compra de um carro, barco, casa, mas há casos em que o financiamento pode ser necessário para comprar outras necessidades. Há muitos empresas prestadoras de serviços que podem financiar produtos e até serviços.

Ciclo de capital no financiamento

Se formos pensar bem, o financiamento é basicamente um ciclo do capital entre as partes integrantes de nossa sociedade capitalista. (Foto: www.gecapital.eu)

Quem pode obter um financiamento?

O ato de prover recursos para as atividades de negócios, fazer compras ou investir só pode ser feito quando seu nome estiver limpo na praça, ou seja, seu nome não está no SPC nem no SERASA, sendo o mesmo válido para empresas de nome sujo. As instituições financeiras e os bancos estão no negócio de financiamento e podem proporcionar capital para empresas, consumidores e investidores para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Qual a importância dos financiamentos?

Há uma grande variedade de técnicas de financiamento que as empresas e os consumidores podem usar para receber financiamento; estas técnicas variam de IPOs até empréstimos bancários. A utilização do financiamento é vital em qualquer sistema econômico, uma vez que permite aos consumidores comprar produtos fora de seu alcance imediato, como casas e empresas, financiando grandes projetos de investimento.

O ato de financiamento, enquanto finanças, é a ciência de administrar fundos. As áreas comuns de financiamento são o financiamento das empresas, finanças públicas e finanças pessoais. Ele inclui poupar dinheiro e emprestar dinheiro. A área de finanças lida com os conceitos de tempo, dinheiro e risco e como eles estão interligados. Dado este fator, o financiamento é um elemento crucial da educação financeira e que quando bem utilizado, pode ser o degrau que faltava rumo a uma saúde financeira melhor.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)