Com um pouco de bom senso, a maioria das pessoas não terá problemas para selecionar um banco respeitável para fazer um financiamento. É verdade que mesmo bancos grandes podem não ter sempre as menores taxas, e um pouco de pesquisa vai ajudar a encontrar o banco certo para seu financiamento. Porém, alguns critérios devem fazer parte de sua pesquisa para evitar problemas.

Melhor banco para financiar: a reputação do banco

Em primeiro lugar, você quer usar um banco com uma boa reputação. Ficar com um grande banco amplamente conhecido deve ser uma aposta segura. Se você está considerando uma instituição menor, é necessário pesquisar um pouco do histórico financeiro da instituição para garantir que não terá problemas com a instituição.

Isso significa que aceitar um banco apenas por ter uma boa taxa de financiamento pode acabar prejudicando você no longo prazo. Como? Bem, um banco pode ter uma taxa menor, mas um atendimento muito ruim. Quando você quiser antecipar parcelas, tentar transferir seu financiamento para outra instituição, ou precisar renegociar uma dívida, é que o banco mostrará sua verdadeira reputação. Converse com o gerente e outros clientes dos bancos para entender como é o atendimento. Compreenda todos os detalhes desse atendimento que acontecerá após assinar o contrato de financiamento para não ter dores de cabeça depois, principalmente em financiamentos caros como os imobiliários.

Como escolher banco para financiamento

Escolher um banco para seu financiamento não demanda apenas escolher a melhor taxa. Outros critérios são igualmente importantes e devem ser considerados antes de se assumir o compromisso financeiro. (Foto: Choice)

O melhor banco para financiar pode estar online

Uma das maiores decisões que você precisará fazer na escolha de um banco para o financiamento é escolher uma instituição totalmente baseada na Internet ou uma que tenha uma presença física e online. A maioria dos bancos hoje em dia tem uma forte presença online, mesmo aqueles que começaram como instituições físicas. Só que como bancos exclusivamente online tem custos menores, geralmente isso se traduz em taxas mais baratas e um atendimento de maior qualidade.

Nesse aspecto, só a taxa não é o único critério a levar em conta. Considere o que tornaria o banco confortável e conveniente para você. Você prefere conversar com alguém pessoalmente ou interagir com uma máquina ou por telefone? Prefere fazer todos os pagamentos online ou prefere emissões de boletos para ir ao banco? Diferentes bancos tem características diferentes, e mesmo diferentes tipos de financiamento dentro do mesmo banco são projetados para atender a diferentes conjuntos de necessidades.

Lembre-se que se você for escolher um banco que tenha uma unidade física, é importante que ele tenha uma filial próxima de onde você mora, o que vai facilitar qualquer conversa ou negociação que você precisar realizar. Pode ser que até você se decida a mudar sua conta para um banco online mais barato.

Escolha as melhores taxas de financiamento

A taxa de financiamento é o último critério a considerar na escolha de um banco ou instituição financeira. Alguns bancos obrigam seus clientes a assinarem um certo pacote de serviços para terem taxas mais acessíveis, enquanto outros não cobram qualquer tarifa extra para as taxas mais baratas. Deve ser lembrado que mesmo pequenas taxas podem aumentar ao longo do tempo e comer o saldo da sua conta, então olhe atentamente o cronograma de taxas antes de se inscrever e certifique-se de entender o que precisa fazer para evitar taxas. Este conselho é válido mesmo se você se inscrever em um banco que anuncia as menores taxas ou gratuidade em diversos procedimentos. Faça uma pesquisa a fundo, e não deixe que apenas uma taxa barata te engane.

Com as taxas de diversos bancos em mãos, volte aos bancos que você mais gostou, e tente negociar condições mais acessíveis. Talvez seja possível estender o financiamento, aumentar o valor financiado ou até reduzir as taxas de juros. Todo deve fazer parte de uma pesquisa minuciosa para que você, o consumidor, tenha uma boa combinação entre atendimento, condições, e taxas.

Qual banco vocês escolheram para os financiamentos? Que bancos recomendariam a outras pessoas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)