O que é um banco de investimento? Como funciona?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Um banco de investimento é uma grande instituição financeira que funciona principalmente em altas finanças. Eles ajudam as empresas acessam os mercados de capital e os mercados de vínculo – o que ajuda as corporações a arrecadar dinheiro para expansão ou outras necessidades. Saiba mais sobre os bancos de investimento, como funcionam e seu papel nos mercados financeiros.

O que é banco de investimento?

Um banco de investimento é um tipo especial de instituição financeira que visa ajudar as empresas a acessar mercados de capitais a arrecadar dinheiro e cuidar de outras necessidades de negócios. Um banco de investimento típico vai se envolver em algumas ou todas as seguintes atividades:

Por exemplo, se as empresas da companhia X de refrigerantes quiserem vender R$10 bilhões em títulos para construir novas plantas de engarrafamento na Ásia, um banco de investimento ajudaria a encontrar compradores para os títulos e lidar com a documentação, juntamente com uma equipe de advogados e contadores. Os bancos de investimento também podem estar envolvidos em ofertas públicas iniciais (IPOs) quando um mercado privado se torna público e lista uma das bolsas ao redor do mundo.

Bancos de investimento na prática

Bancos de investimento contribuem para o crescimento financeiro de empresas e indivíduos. (Imagem: gradsingapore.com)

Como funciona um banco de investimento?

Os bancos de investimento são frequentemente divididos em dois acampamentos, o lado da compra e o lado de vendas, mas muitos oferecem serviços de compra e venda de lado. O lado de venda tipicamente refere-se a vender ações de IPOs recém-emitidos, colocando novos problemas de títulos, envolvendo-se em serviços de mercado ou ajudando os clientes a facilitar as transações.

Em contraste, o lado da compra trabalha com fundos de pensão, fundos mútuos, fundos de hedge e o público de investimento para ajudá-los a maximizar seus retornos ao negociar ou investir em valores mobiliários, como ações e títulos.

Muitos bancos de investimento são divididos em três divisões, com base nos serviços prestados e às responsabilidades dos funcionários:

1. Front office

Serviços de front office tipicamente consistem no seguinte:

Ajudar as empresas em fusões e aquisições

Finanças corporativas (como emissão de bilhões de dólares em papel comercial para ajudar a financiar as operações do dia-a-dia)

Gestão de investimentos profissionais para instituições ou indivíduos de alta patrimônio líquido

Bancos comerciais

Relatórios de pesquisa de mercado de investimento e capital preparados por analistas profissionais

Formulação de estratégia

2. Escritório mediador

Os serviços bancários de investimento do escritório mediador incluem o cumprimento dos regulamentos governamentais e restrições para clientes profissionais, como bancos, companhias de seguros e divisões financeiras, bem como fluxos de capital.

Estas são as pessoas que assistem ao dinheiro entrando e saindo da empresa para determinar a quantidade de liquidez que a empresa precisa manter a mão para que ela não tenha problemas financeiros. A equipe responsável pelos fluxos de capital pode usar essas informações para restringir as negociações, reduzindo o poder de compra e negociação disponível para outras divisões.

3. Back-office

Os serviços de back-office incluem as estruturas de funcionamento do Banco de Investimento. Ele lida com coisas como:

Os trabalhos de back-office são frequentemente considerados não glamourosos, e alguns bancos de investimento terceirizam para empresas especializadas, como empresas de custódia. No entanto, eles permitem que a coisa toda correr. Sem eles, nada mais seria possível.

Instituições financeiras de investimento x Bancos comerciais

Banco de investimento não aceita depósitos, e o banco comercial aceita depósitos

Banco de investimento não fornece empréstimos, banco comercial fornece empréstimos

bancos de investimentos buscam  corporações maiores e indivíduos altos valores líquidos, enquanto bancos comerciais visam todos os consumidores, pequenos a grandes corporações de tamanho e governos.

A principal diferença entre investimentos e bancos comerciais é que, embora os bancos de investimento se concentrem em ajudar as empresas a acessar mercados de capitais, os bancos comerciais lidam principalmente com contas de depósito e empréstimos para indivíduos e empresas.

Um resumo rápido:

Os bancos de investimento ajudam as corporações a acessar mercados de capitais.

As empresas usam bancos de investimento para suas ofertas públicas iniciais (IPOs).

Os bancos de investimento normalmente lidam com a fusão ou aquisições de uma empresa.

Os bancos comerciais se concentram em depósitos e empréstimos; bancos de investimento não.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário