Você já tomou a decisão de iniciar um negócio. Agora você está se perguntando: Que tipo de negócio devo começar?

Você já sabe que há um mundo de possibilidades lá fora para quem quer começar um negócio. Como você pode peneirá-los para encontrar o tipo de negócio que é certo para você? Uma vez que você trabalhou seu caminho através das decisões neste artigo, você terá uma ideia muito melhor do tipo de negócio que pretende iniciar.

Varejo ou atacado?

Onde você quer estar posicionado na cadeia de suprimentos? Empresas de varejo vendem produtos diretamente aos consumidores, geralmente em pequenas quantidades. Atacadistas compram bens (muitas vezes em grandes quantidades) de fabricantes ou importadores e, em seguida, os vendem para os varejistas e outros distribuidores.

Franquia ou tipo independente do negócio?

Muitas empresas estabelecidas oferecem franquias, que são basicamente cópias de suas empresas. Se você comprar uma franquia, você está comprando o direito de vender bens e/ou serviços da empresa-mãe em uma área específica. Além de pagar uma taxa de franquia, você também vai ter que pagar royalties e taxas adicionais, talvez, para o franqueador. Você também vai ter que cumprir os termos do contrato de franquia, que, muitas vezes, estabelecem exatamente o jeito que você vai fazer negócio.

Um negócio independente é aquele que você cria e nutre por conta própria. Começar um negócio independente permite o controle e a liberdade que você não vai ter a partir de uma operação de franquia.

Vender produtos, serviços ou a mistura de ambos?

Se você é um profissional treinado, como um dentista, contador ou corretor de imóveis, o seu negócio vai girar em torno dos serviços profissionais que você pode proporcionar. Mas há muitos profissionais que também têm a oportunidade de oferecer produtos relacionados , se optar por fazê-lo. Se você é um fotógrafo, por exemplo, você pode decidir vender câmeras , molduras e papel fotográfico.

Se você não é um profissional treinado, a chave é decidir se concentrar em produtos ou serviços, quando você está pensando em começar um negócio. É determinar onde seus verdadeiros talentos estão e o que você mais gosta de fazer. Você seria mais feliz em dizer a alguém como fazer algo, fazer algo para eles ou oferecendo-lhes os produtos para que seus clientes façam o trabalho?

Não baseie a decisão sobre se você gosta de venda ou é bom nisso. Não importa o tipo de negócio que você começar, você estará envolvido em vendas.

Competição no mercado de empresas

Vale lembrar que ao mesmo momento em que você pensa sobre a empresa, os competidores já estão no mercado ou fazendo o mesmo. (Foto: cynthiakocialski.com)

Loja física, eletrônica ou as duas?

Se você decidiu começar um negócio de venda de produtos, você precisa de uma vitrine de algum tipo, seja ela física, como uma loja de varejo, ou virtual, como um site de e-commerce. Muitas empresas bem sucedidas têm ambas, expandindo seus clientes além de sua localidade. Outros “alugam” uma loja, por assim dizer, ao levar seus produtos para serem distribuídos por outras empresas, como mercados e feiras , ou usando locais de comércio eletrônico disponíveis, como o MercadoLivre e Ebay.

Se você decidiu começar um negócio de venda de serviços, você pode ou não quer uma loja física. Muitos serviços diferentes são, na verdade, realizados na casa de um cliente, desde a limpeza até o paisagismo. Enquanto você ainda precisa de um escritório (seja em sua casa ou em outro lugar), uma loja real é desnecessária.

Alguns serviços podem ser oferecidos através do telefone ou da Internet, tais como os serviços oferecidos pelos assistentes virtuais ou alguns treinadores de negócios. Essas empresas muitas vezes dependem de lojas virtuais para atrair clientes.

Outra opção é usar a sua casa como uma vitrine. Há muitos serviços que podem operar com sucesso, como negócios baseado em casa, desde uma ação como agentes de viagens até o trabalho como cabeleireiro. Se você está pensando isso, esteja ciente de que os negócios baseados em casa estão sujeitos a leis e podem ou não serem permitidos em sua área específica. Verifique a legislação local antes de qualquer procedimento.

Em que setor ou área de atuação?

Para torná-lo mais fácil para si mesmo, escolher uma indústria ou tópico que você não está interessado apenas em mas tem alguma experiência ou experiência. Caso contrário, você vai ter que gastar um monte de tempo e dinheiro educar-se de que você poderia estar colocando em seu novo negócio , ou pior, fazer erros caros , porque você não tem o conhecimento necessário.

E o tipo de negócio vencedor para abrir?

Agora você está pronto para procurar um negócio que se encaixa no seu projeto. Vamos supor , por exemplo, que você decidiu que você quer começar um negócio que é de varejo, independente, produtos como base, tem uma vitrine física e está relacionado com jardinagem. Em seguida, as empresas que você pode começar a vender para incluem creches, lojas de jardinagem , ou uma empresa especializada em produtos relacionados com a jardinagem, tais como estufas ou equipamentos hidropônicos.

Você pode ver que isso ainda lhe dá realmente um vasto leque de opções, mas diminuiu essas escolhas para os tipos de empresas que você está mais interessado ​​em possuir ou operar , em oposição a vagar por toda a enorme gama de possibilidades.

Depois de ter resumido as possibilidades até aqui, é hora de deixar a pesquisa ser o seu guia , procurando as correspondentes oportunidades de negócios em sua área, e se não existir nenhuma, fazer a pesquisa de mercado que irá mostrar-lhe especificamente que tipo de negócio em área ou indústria que você está interessado em ter o maior potencial.

O próximo passo? Escrever um Plano de Negócios, é claro. Você vai precisar de um, se você está tentando obter qualquer tipo de financiamento, mas um plano de negócios também é uma ótima maneira de testar a viabilidade de uma ideia de negócio antes de gastar um monte de tempo e dinheiro com isso.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de perguntar no espaço para comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)