Mobiliar um novo apartamento ou casa pode ser demorado, mas se você seguir alguns conselhos básicos de compras, o resultado final vai valer a pena. Ao comprar móveis, existem várias opções a considerar para melhor conforto, estética e preço. Saber onde e como comprar é importante, e por isso é fazer escolhas inteligentes para complementar sua decoração. Principalmente porque os custos de mobiliar um apartamento podem variar muito, dependendo de muitos fatores.

Projete e planeje para mobiliar o seu apartamento da forma certa

Antes de sair comprando os móveis para sua residência, você tem que planejar como vai ficar sua casa, ou você vai acabar sendo seduzido a comprar muitos móveis que nunca irá usar. Um dos meios de conseguir isso é consultando um decorador profissional ou arquiteto de interiores. Isso custará um bom preço, mas normalmente eles também compram os móveis e ficam responsáveis por toda a dor de cabeça de escolher materiais e mais. Mas se você quer economizar ou gosta de colocar a mão na massa, um simples caderno para desenhos ou programas como o Autodesk Homestyler pode te ajudar a planejar o uso do espaço no seu apartamento, saber o tamanho dos móveis que você precisa e a partir daí, sair para a pesquisa. Estabeleça também um orçamento para seu apartamento e uma margem de erro, para que você não gaste demais e nem precise de um empréstimo para uma reforma.

Mobília para sua casa

Você pode muito bem fazer um projeto para mobiliar sua casa e com algum tempo, ir mobiliando a residência ao seu gosto. (Foto: mononicole.wordpress.com)

Quanto custa escolher cores e estilos diferentes para seu apartamento?

Se você escolher peças com cores neutras como preto, branco, cinza e bege, você acabará poupando. No entanto, se você tem um estilo bem definido e você sabe que não vai se mudar ou alterar a sua decoração no futuro, você pode optar por uma opção mais ousada e personalizada. Porém, o investimento não vale a pena de você não encontrar o que você está procurando. Tenha paciência e não desista! É melhor sentar-se no chão durante o jantar por um mês que se contentar com uma mesa que você vai odiar para os próximos anos. A mesa ideal pode até custar mais cara, mas o investimento valerá pela satisfação da compra.

Pesquise muito antes de comprar a mobília

Vasculhar antiquários, lojas, vendas online e mais. Anote e tire fotos de todos os móveis que você mais gostar, para ter como modelos. Pesquise na internet por designs que você mais gostar, porque ficará mais fácil tendo um ponto de referência. Enquanto algumas lojas de nicho são caras, muitas empresas de móveis pequenos realmente precisam de você, e eles vendem grandes móveis a preços baixos. Grandes lojas nem sempre são a opção mais barata. Outro benefício da compra de um vendedor menor é que sobra mais dinheiro para outras coisas.

Defina prioridades para a compra de mobílias

Se você definir prioridades, ou seja, áreas ou móveis da residência que você deseja primeiro, fica mais fácil investir mais e obter itens de mais qualidade. Isso significa elaborar um plano que elege quais dos cômodos merecem uma mobília primeiro. Nossa recomendação é que você sempre comece pelos quartos, onde você com certeza irá passar a maior parte do tempo. Bom, pelo menos 8 horas do seu dia você passa dormindo. E comprar um colchão ou cama de má qualidade e muito barato significa problemas de coluna. Depois, passe para escritórios/bibliotecas, salas comuns (jantar, TV e sala de estar) e finalmente, cozinha. Por mais que demore mobiliar o apartamento todo, você pode improvisar no começo e assim, poder deixar a casa mais com sua cara, comprando o que você mais gostar sem se preocupar muito com preços.

Mobílias para casa

Qualidade, conforto e personalidade em seus móveis tem um preço e que nem todos querem pagar. (Foto: www.realtor.com)

Móveis planejados ou móveis prontos?

Experimente móveis sempre que possível. Confirme se eles se adequam ao que você quer. Certifique-se que a peça é confortável. Se você não encontrar um móvel que se encaixe no que você quer, não tenha medo de fazer um design sob medida. Sai mais caro, mas certamente estará atendendo às suas necessidades de modo a ficar do jeitinho que você gosta.

Quanto custa mobiliar um apartamento?

A regra geral é que quanto maior a personalização dos móveis e do apartamento, mais caro ele vai ficar. Porém se você gastar muito pouco, pode ter certeza que os móveis não são de muito boa qualidade, uma vez que o material para fazer um bom móvel é mais caro. Tendo esta consciência e paciência, você poderá facilmente mobiliar seu apartamento sem quebrar suas finanças.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)