Aluguel por temporada vale a pena?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Para sua próxima viagem, seja sua família grande ou pequena, os custos de hotéis e pousadas podem se tornar proibitivos, principalmente se considerarmos extras como almoço, jantares, lavanderia entre outros serviços. Isso leva muitos a considerar o aluguel de casas ou apartamentos por temporada. Mas vale a pena o aluguel por temporada?

Quem deve buscar pelo aluguel por temporada?

Quem busca conforto, privacidade e a praticidade, deve buscar o aluguel por temporada de um apartamento ou casa. Estes imóveis são normalmente mobiliados e tem eletrodomésticos, facilitando também que você poupe dinheiro com refeições nas ruas ao comprar comida em supermercados.

Como escolher uma casa ou apartamento para aluguel por temporada?

Existem muitas opções na internet para pesquisa. Além destas opções, as prefeituras de alguma cidade, através das secretarias de turismo, oferecem o contato de proprietários de casas e apartamentos para aluguéis.

É importante investigar outros alojamentos disponíveis através de listagens de Internet, empresas de gestão de aluguel de imóveis, agentes de viagens e anúncios de classificados de jornal em seu local de férias desejado. Lembrando que ao usar os serviços de uma empresa especializada no assunto, por ser uma transação comercial, qualquer problema que houver você estará protegido pelo código de defesa do consumidor.

Aluguel por temporada

Ao alugar por temporada você pode se dar o luxo de alugar uma residência chique para atender aos seus mais diversos sonhos de consumo. (Foto: www.acharapido.com)

Restrinja sua pesquisa, verificando a disponibilidade de casas de férias específicas durante seu tempo de férias programadas. Prefira  baixa temporada, quando os aluguéis e custos gerais do destino estão mais baratos.

Saiba políticas do proprietário sobre animais de estimação, tabagismo, reembolsos, pagamentos, cancelamentos, danos, custos de serviços públicos, o tempo de chegada, tempo para sair e número máximo de ocupantes. Tenha certeza de que tudo isso está incluso no contrato, afim de proteger o proprietário e a você mesmo.

Reserve a casa de férias por um período de tempo específico, fechando o contrato co as condições de pagamento. e solicitando a confirmação da sua reserva.

Evite decepções de férias obtendo referências sobre o aluguel de casas de férias através de bons amigos, vizinhos e familiares.

Vale a pena o aluguel por temporada?

Quem planeja ficar mais de 5 dias no lugar, vale mais a pena o aluguel do que ficar em um hotel, até para casais. Famílias grandes ou grupos de amigos tem a opção de dividir os custos de aluguel de casas maiores, o que resulta em mais dinheiro para gastar com outras coisas durante a viagem. Quanto mais detalhes você considerar durante suas pesquisas, melhor será sua experiência com o aluguel por temporada e mais você será capaz de poupar. Porém, prepare-se para surpresas, como móveis em mal estado de conservação, dentre outros. Por isso, é importante detalhar muito bem o contrato e manter um contato aberto com o proprietário do imóvel para comunicar todos os problemas que acontecerem ou que você enfrentar no local. Assim, você evita que suas férias se tornem um desastre.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário