Você não precisa de muita coisa para crescer financeiramente. Em muitos momentos, você sequer vai precisar de dinheiro para esse crescimento. O que você vai precisar mesmo é a definição de metas, organização, disciplina, e paciência para seu crescimento financeiro. Como conseguir isso? Nós te ajudamos.

Como crescer financeiramente na vida: o que está por trás de suas decisões financeiras?

Antes de criar um orçamento ou fazer cortes nos gastos, você tem que saber o que mais valoriza. São livros? Cursos? Sua família? Talvez seja sua sala de entretenimento, ou seu carro. Ao saber quais são os bens ou pessoas que são mais importantes na sua vida financeira, você saberá melhor onde investir seu tempo e seu dinheiro, fazendo com que cada centavo valha mais. Além disso, sabendo o que te motiva você passa a lutar com mais motivação por uma vida financeira melhor.

Como crescer na vida com pouco dinheiro: se organize

Se organizar não é apenas saber de onde seu dinheiro sai e para onde ele vai. Se organizar significa investir seu tempo e seu dinheiro com mais sabedoria. Você gasta tempo demais arrumando a casa? Então talvez seja bom desenvolver uma estratégia para mantê-la arrumada. Seu apartamento está grande demais? Organize-se para mudar para um apartamento melhor. Não tem tempo para fazer o que você gosta? Organize uma agenda para encontrar o tempo que você precisa. A organização vem em várias formas, portanto, pesquise e se informe para se organizar melhor.

Como crescer financeiramente

Para sua vida financeira crescer, você precisa de organização, metas, e disciplina antes de do dinheiro. (Foto: Like Success)

Como prosperar na vida financeira: saiba para onde vai seu dinheiro

Cada centavo conta. Mantenha um monitoramento constante de todos os seus gastos e investimentos, sempre. Isso vai evitar surpresas desagradáveis e problemas com endividamento. Usando um exemplo, eu já dei uma consultoria financeira para uma empresa familiar em que o faturamento mensal era altíssimo, com uma margem de lucro considerável, e os donos da empresa não sabiam para onde ia o dinheiro, pois não sobrava nada no final do mês. Isso é só para vocês terem uma ideia de como não monitorar seu dinheiro pode fazê-lo evaporar..

Como organizar a vida financeira pessoal para crescer: compre inteligente

Você precisa de muitas coisas na sua vida. Muitas delas custam dinheiro. E a grande maioria não precisa ser comprada agora. Você tem que listar suas compras, pesquisar, ordenar as compras por prioridade. Assim, você vai conseguir ter um controle melhor de sua vida financeira, comprando de forma mais inteligente e gastando menos. Quem sabe você não pode esperar mais alguns meses, quando produto X ou Y estiver em promoção? Faça disso uma rotina e você só terá a ganhar. Além do mais, esperar para fazer as compras vai te proporcionar um tempo para pensar se é um gasto que vale a pena ou se pode esperar um pouco.

Coloque como meta reduzir ou acabar com sua dívida

Identifique cada uma das suas dívidas e comece a monitorá-las. Primeiro para que elas não cresçam, e segundo, para que elas comecem a ser pagas. Quanto antes você se livrar de dívidas, melhor será para sua vida e saúde financeira. Você precisa aliviar as contas para ter mais sossego e a partir daí, começar a melhorar suas condições para crescer financeiramente, sem o fardo dos juros.

Tenha a meta de aprender sobre e investimentos e ter um bom relacionamento com instituições financeiras

Já foi a época em que tínhamos de ter medo dos bancos. Essas instituições estão cada vez mais sólidas, e elas são ferramentas excelentes para proporcionar oportunidades de crescimento. Conte com elas para te ajudar a organizar suas finanças e assim, conseguir crescer financeiramente com tranquilidade. Junto ao uso das instituições financeiras, não se esqueça de estudar sobre o mundo das finanças com livros, cursos, blogs, e sites, que vão te orientar rumo a um futuro financeiro de sucesso.

Comece a poupar agora para o futuro

Antes de qualquer gasto no mês, poupe. Se você já tem uma organização financeira, você sabe exatamente quanto você pode poupar a cada mês. Faça disso uma rotina, e você vai começar a ter dinheiro sobrando para atingir várias metas financeiras, bem como ter dinheiro para lidar com quaisquer emergências que possam surgir.

Defina metas financeiras claras

Ninguém cresce sem saber para onde está indo. E isso significa ter metas financeiras claras. Por exemplo, sua meta financeira principal pode ser comprar um imóvel daqui a 5 anos. A partir desse dado, você pode estabelecer quanto você pode gastar por mês e quanto deve poupar para essa meta. Isso ajuda na definição dos tipos de investimentos que você pode fazer, qual a rentabilidade que você precisa nesses investimentos, e mais.

Crie um plano de gastos

Use um plano de gastos para garantir que seus hábitos de gastos diários não sobrecarregam seus objetivos, e atrasem você de atingir suas metas financeiras. O plano de gastos é estabelecer um limite para o quanto você pode gastar em cada coisa na sua vida. Por exemplo, você pode estabelecer um limite de gastos para compras no supermercado, e controlar seus gastos para ficar dentro desse limite.

Invista dinheiro para alcançar seus objetivos

As pessoas ainda tem medo de investir. Não é preciso ter medo. Existem vários investimentos que valem cada centavo investido hoje em dia, sem oferecer muitos riscos ao seu investimento. Se você pesquisar e estudar bem seus investimentos, você terá várias opções sempre, para ter onde investir seu dinheiro com sabedoria.

O que você já está fazendo para crescer financeiramente? O que recomenda para quem quer crescer financeiramente? Compartilhe sua estratégia para o crescimento financeiro!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)