Como saber se um negócio é um bom investimento?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

As pessoas com dinheiro que não está sendo usado para pagar contas podem querer fazer algo mais criativo com ele do que simplesmente permitir que fique parado em uma conta bancária. Investir em um negócio rentável é uma maneira interessante e lucrativa de ajudar o seu dinheiro trabalhar para você.

Corporações

Investir em uma empresa é uma coisa muito fácil de fazer, já que atrair investidores é inerente à concepção de uma corporação empresarial. A forma mais segura de comprar ações de uma empresa é contratar um profissional experiente em investimento. Você também pode buscar investimentos de forma independente, mas você vai estar em maior risco de perder seu investimento, a menos que você realmente saiba o que está fazendo. As melhores empresas para comprar ações são as que têm um histórico comprovado e tem obtido bons resultado há um bom tempo. Por outro lado, se você não se preocupa tanto em correr riscos, você pode tentar prever quais empresas serão “a próxima grande coisa.” Se acontecer de você estar certo, você poderá fazer uma grande quantidade de dinheiro em um tempo muito curto.

Pequenas Empresas

Investir em uma pequena empresa pode ser uma tarefa mais interessante do que simplesmente comprar ações de uma empresa sem rosto. Empresários estão sempre buscando “anjos” para investir em suas idéias. Uma colaboração entre o investidor certo e a pessoa certa no negócio pode levar a um relacionamento rentável para ambos. Muitos anjos colocam seu dinheiro por trás de negócios e projetos que estão trabalhando em áreas em que acreditam, proporcionando-lhes a satisfação pessoal, bem como o lucro.

Oportunidade de negócio

Oportunidades também devem ser bem administradas para que você consiga separar o joio do trigo. (Foto: finance4founders.com)

Riscos de Investimento

Como regra, os lucros potenciais têm uma correlação direta com riscos potenciais. Os campos de grande dinheiro também são os campos onde você corre o risco de perder tudo. Investidores experientes sempre mantém pelo menos parte de sua carteira de investimentos em empresas sólidas, às vezes chatas, que estão quase garantidos para fornecer segurança, mesmo com o retorno pequeno.

Vantagens de investimento

Quando você construir uma carteira de investimento que representa uma variedade de investimentos boa, você terá uma carteira que lhe proporciona uma renda modesta, mas continuamente crescente. Evite investimentos que prometem retornos irreais, e certamente evite fraudes que prometem o enriquecimento rápido.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário