Muitos de nós não tem tempo nem experiência para lidar com a montagem de um projeto para construção. Um arquiteto vem com o projeto, faz visitas durante a construção, se reúne com os planejadores locais, trata da preservação de árvores e envia desenhos do projeto para consentimento de quem vai construir. É natural se pensar, quando acompanhando o trabalho de um arquiteto, que muitos não teria sido capaz de chegar até a construção sem o conhecimento de um arquiteto.

Os custos do projeto e do serviço podem até ser caros. Mas a especialização de um arquiteto pode ser responsável até por poupar dinheiro.

Como um arquiteto pode ajudá-lo a poupar dinheiro?

O uso de um arquiteto pode acrescentar muito mais ao seu projeto do que o custo. A extensão, renovação ou nova construção de uma casa, loja, prédio, sem dúvida, irá se beneficiar de seu talento de design criativo, a experiência técnica e a gestão eficaz do processo de desenvolvimento.

Além disso, um arquiteto pode ajudar a poupar dinheiro durante o projeto, aconselhando sobre questões financeiras, chegando com o melhor projeto para o seu orçamento e obtendo cotações de construção competitivas.

A longo prazo, eles podem fazer a sua energia na construção eficiente e assim poupar nos custos de funcionamento. Um grande projeto também deve aumentar o valor de mercado de sua propriedade e negociabilidade, também. Além disso, ele saberá como colocar todas as suas preferências em uma construção plural, eclética e, ao mesmo tempo, integrada ao ambiente onde está.

O caro custo da personalização

Um projeto de arquitetura, quanto mais personalizado for, mais caro será. Mas os custos podem ser compensados por deixar sua casa com sua cara. (Foto: mabbottseidel.com)

Quanto custa um projeto de arquitetura?

Não há tabela de honorários padrão ou recomendada. A taxa de um arquiteto irá refletir o grau de serviço pessoal e design personalizado que seu projeto envolve. Outros fatores incluem o tamanho, tipo e localização do seu projeto e do tamanho, tipo e localização da prática do arquiteto (os projetos mais comuns que ele faz).

Seus acordos de honorários também vão depender de quanta informação está disponível sobre seu projeto no momento, e se você quer selecionar todos ou parte dos serviços de um arquiteto. Você pode optar por ter apenas uma discussão inicial do projeto ou contratar um arquiteto para fiscalizar a conclusão de um projeto no local.

O que podemos te dar certeza é que um projeto bom de arquitetura terá seu valor variando entre 5% a 15% do valor total da construção.

Apesar de no Brasil a prática do custo do projeto ser uma porcentagem do valor da construção ou um valor fixo por metro quadrado, outras possibilidades também podem ser negociadas, como:

Uma percentagem do custo da construção

Se você quer um arquiteto para trabalhar com você em um projeto do início ao fim, espere pagar entre 8 por cento e 12 por cento do valor total da construção, enquanto empregando um arquiteto apenas até o planejamento envolve 3 por cento e 5 por cento de custos

Você precisa manter seus custos sob controle com este método.”Se você gastar mais em construção, suas taxas com arquiteto também vão subir proporcionalmente. Para a maioria dos projetos de pequena escala, como uma extensão, o arquiteto não é muito relevante, e você pode acabar pagando por serviços desnecessários.

Encargos de tempo

Para uma discussão inicial, uma pesquisa ou conselho, pode ser cobrada uma taxa por hora, juntamente com uma estimativa do tempo necessário. As taxas variam de acordo com região, arquiteto e complexidade do conselho. Muitos arquitetos lhe darão uma consulta e isso é realmente vale a pena. Para um par de horas, você vai ter uma enorme quantidade de conhecimento, e que pode adicionar um enorme impacto ao seu trabalho, pagando relativamente pouco, em comparação a um projeto todo feito por um arquiteto. Você pode, inclusive, negociar a participação dele em apenas uma ou duas etapas da construção.

Realizando os sonhos com a arquitetura

Tendo ou não dinheiro, um arquiteto poderá realizar seus sonhos de formas que você nunca seria capaz de imaginar! (Foto: www.designstylesinc.com)

Quantia fechada

Neste caso, a taxa é fixada para um pacote combinado de trabalho. Quaisquer adições ao pacote podem ser negociados entre o arquiteto e o cliente, ou se o trabalho adicional necessário é difícil de avaliar, através da aplicação de uma taxa de tempo acordado.

Pagar à medida que o trabalho é feito

Proprietários são capazes de escolher apenas os serviços que são necessários. Como você envolve o arquiteto tanto ou tão pouco como você gosta, é mais fácil de controlar os custos. Além disso, como todas as taxas são conhecidas de antemão, seus custos não saem do controle, pois não são dependentes de outros encargos, tais como os custos de construção. Você paga o custo de uma visita inicial, seguido de uma taxa horária para a atividade posterior.

Taxas diferem de região para região?

A localização afetará o quanto você vai pagar. Grandes centros tendem a ter arquitetos mais caros. Mas não há nada que te impeça de contratar um arquiteto mais barato de outros locais. O importante mesmo é você estar confortável com o trabalho do arquiteto e gostar da linha que ele segue.

Envolva-se no projeto

É vital que você estabeleça honorários com seu arquiteto desde o início. Você também vai ter que pagar suas despesas, tais como registro do projeto, impressão da planta, modelos etc. Pagamento de honorários e despesas devem ser descritos no acordo formal por escrito entre o arquiteto e o cliente.

Não esqueça que você vai ter que colocar no orçamento o planejamento de taxas, os custos de construção (mão de obra e materiais), materiais e uma soma de contingência de pelo menos 15% para qualquer trabalho imprevisto.

Quando eu preciso pagar?

Um arquiteto que é mantido para todo o projeto normalmente fatura um terço da taxa durante a fase de design, o mesmo em fase de construção e o restante durante e após a construção.As facturas são geralmente mensais, mas os pagamentos regulares podem ser orçados durante um período. Alternativamente, as taxas podem ser pagas após a conclusão de cada etapa de trabalho.

Como fazer um projeto de arquitetura barato?

A melhor forma de poupar com o arquiteto é se envolver com empresas juniores de arquitetura ou alunos recém-formados. A qualidade deles pode ser tão boa ou até melhor do que empresas sólidas no mercado. A qualidade deles poderá pecar na hora de acompanhar o projeto, mas no planejamento, escolha de materiais até o acompanhamento, eles cobrarão bem mais barato e terão uma qualidade indiscutível. Pesquise, compare e veja o elemento mais importante na hora de construir uma casa barata.

2 comentários para “Quanto custa um projeto de arquitetura? Vale a pena pagar?”

  1. André

    Infelizmente, como pude ver no meu condomínio, os arquitetos sempre vão fazer de tudo (quase que te obrigar) para você usar a equipe que ele “confia” e sempre essa equipe confiável tem o preço de 30 a 200% mais caro que o mercado. Geralmente vão te levar a lugares “premium” onde você muitas vezes você compra exatamente o que compraria numa C&C ou Leroy Merlin por um preço mais caro (Por exemplo, louças, metais, materiais, revestimentos, etc).
    Pode até ficar bom, mas caso você tenha muito tempo e não muito dinheiro disponível eu não recomendo…

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      André, é complicado generalizar. São alguns profissionais ruins que estragam a profissão. Conheço pessoalmente muitos excelentes arquitetos, e que já ajudaram muitos amigos a baratearem bastante os custos das obras. Como sempre, antes de assinar um contrato com um arquiteto, é bom pesquisar, ver referências.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)