O custo de vida está em constante crescimento, mas as chances são que sua renda familiar não crescem na mesma proporção. Em tempos de crise, principalmente, uma das coisas mais difíceis de fazer é encontrar maneiras de cortar nas coisas que precisamos para satisfazer o orçamento familiar. As várias despesas mensais consomem muito do rendimento mensal, fazendo coisas importantes como poupar e investir muito mais difíceis, para não mencionar a sobra de renda mínima para simplesmente se divertir.

Pode ser difícil, pesado e complicado visualizar por onde começar nas economias em contas e despesas de casa, principalmente se é a primeira vez que você tenta economizar nas contas de casa. Mas seguindo algumas instruções básicas, o processo é muito mais simples, fácil, e eficiente.

Coloque todas as contas e receitas no papel

Você precisa visualizar as contas e despesas da casa claramente. É necessário saber exatamente quais são as despesas mensais para que ser possível buscar formas de reduzir os custos. Junte todas as contas da família e coloque-as em ordem de importância. Em seguida, em ordem com base no custo de cada conta. A partir daí, você tem um ponto de início para começar as economias em casa, pesquisando, olhando, discutindo com a família soluções financeiras para as contas e mais.

Como começar a economizar nos gastos de casa?

Algumas soluções são altamente recomendadas para quem está pensando em como economizar nas despesas de casa. As que reunimos abaixo funcionam para quase todas as situações, seja você rico, pobre, classe média, desempregado, empregado, etc.

Trabalho em equipe para economizar em casa

Converse com toda a família para ouvir sugestões e soluções para economizar nas contas e gastos de casa e ter um alívio financeiro todos os meses. (Foto: www.homesbyjody.com)

  • Aluguel, hipoteca, financiamento da casa própria e empréstimos

O maior gasto mensal de uma família é o aluguel, as parcelas do financiamento da casa própria/hipoteca ou parcelas de empréstimos que você pegou. Para reduzir esses gastos, existem poucas soluções, mas consideravelmente fáceis de seguir. A maneira mais simples é através da portabilidade de crédito, que não resolve o problema do aluguel, mas vamos por partes.

A portabilidade de crédito é feita ao transferir seu empréstimo, financiamento ou hipoteca  para uma outra instituição financeira que tenha um Custo Efetivo Total (CET) menor, ou seja, que cobra juros menores que a instituição onde você tem seu relacionamento hoje. Você ainda vai ter que pesquisar um pouco em diferentes instituições para encontrar o menor CET, mas não é tão difícil quanto parece, mesmo em tempos de alta de juros. Você pode acabar conseguindo, talvez, negociar um parcelamento de uma parcela maior do seu imóvel, o que pode compensar manter os mesmos juros ou juros um pouco maiores. Quem tem seguro residencial pode ainda comprar um seguro mais completo, incluindo seguro para o carro, de renda e familiar, economizando no pacote todo.

Já quem está pagando aluguel pode economizar por buscar uma casa menor ou em um bairro mais afastado do centro ou próximo do trabalho. Na primeira opção, você vai encontrar preços mais em conta, mas pode acabar ficando longe demais do trabalho. Na segunda opção, você pode até pagar mais caro, mas acabar economizando no transporte. Pese as opções antes de sair de onde você está.

  • Compras do mês

Outra grande despesa caseira são as compras do mês. Novamente, há uma série de maneiras que você pode economizar em compras de alimentos.

A forma mais simples é passar a fazer compras semanais e estocar produtos em promoção, ao invés de fazer compras mensais. No curto prazo, as compras saem mais caras por conta das maiores quantidades compradas para estoque. Porém, no longo prazo, as economias saem muito em conta, principalmente quando você pode congelar os alimentos em um freezer ou dispensa. Alguns supermercados que vendem a varejo e no atacado também dão descontos ótimos para compras em maiores quantidades.

Algumas redes de supermercado oferecem descontos através de cupons ou usando o cartão com o logotipo da rede. Se você faz compras com frequência no mesmo supermercado, pode compensar fazer o cartão e aproveitar os descontos.

  • Serviços públicos

Última são as contas de serviços públicos, tais como gás, luz, água, telefonia, etc. É fácil monitorar esses gastos e economizar com serviços públicos. Observe que telefonia não é tanto um serviço público, mas vamos incluí-lo nessa categoria para facilitar as economias.

Para economizar aqui, você deve fazer uma auditoria em casa para saber onde há desperdício. Isso significa olhar se um vaso sanitário está vazando, se as lâmpadas são desligadas quando as pessoas saem dos cômodos, se o ar condicionado só é usado quando está muito quente, se as janelas são fechadas quando o ar condicionado está ligado. Existem até profissionais que fazem essas auditorias, ajudando a tornar sua casa mais eficiente e econômica, reduzindo consideravelmente as suas contas de serviços públicos.

No telefone, é bem simples economizar: basta comprar um plano pré-pago (cartão) e limitar seus gastos apenas a esse valor fixo por mês. Ou você pode negociar com as operadoras de telefonia por descontos em planos controle.

  • Outros gastos de casa

Internet, manutenção da casa, TV a cabo, são apenas alguns exemplos de outros gastos que você pode descobrir. Manutenção da casa é algo que você pode aprender a fazer sozinho, seguindo tutoriais e vídeos na internet que ensinam passo a passo cada manutenção. Assinatura de internet e TV a cabo são facilmente negociáveis, principalmente se você tiver mais de uma provedora de serviços na sua rua. Chore descontos e, se não funcionar, ameace cancelar o serviço. Eles sempre vão tentar reter os clientes.

Considerações Finais

Estas são apenas algumas das despesas mensais mais caras e formas de poupar dinheiro extra sobre elas a cada mês. Você ficaria surpreso com o que você pode descobrir com apenas um pouco de pesquisa e alguns passos simples para finalmente, começar a poupar e investir no futuro financeiro de você e sua família.

Você consegue economizar nas contas de casa? Como você faz para economizar? Quais dicas você acha importantes de serem seguidas por quem quer economizar nas contas de casa?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)